50 anos de Shaquille O’Neal

Um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos faz 50 anos neste domingo. Shaquille O’Neal é considerado como um dos atletas mais dominantes da NBA. Dono de quatro títulos, o ex-jogador tem prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada regular em 2000 e três vezes MVP das finais da NBA nos anos de 2000, 2001 e 2002.
Shaq também é medalhista de ouro olímpico em Atlanta-1996.
Início de Shaquille O’Neal como jogador de basquete
Sua carreira universitária foi pela Universidade do Estado da Louisiana. Draftado em 1992 como a primeira escolha geral pelo Orlando Magic, o pivô de 2,16m se adaptou rapidamente a liga. Na temporada de sua estreia, foi eleito revelação do ano de 1993. Em 1995 leva a equipe de Orlando às finais da NBA, mas perderia para o Houston Rockets.
Infelizmente nas quatro temporadas que ficou, não conseguiu fazer a equipe do Orlando Magic chegar ao título da competição.
Ida para os Lakers e tricampeonato
Em 1996, Shaquille O’Neal assinou com o Los Angeles Lakers e lá conquistou três títulos da NBA de forma consecutiva (2000, 2001 e 2002). Problemas pessoais com Kobe Bryant fizeram com que o astro do basquete saísse da equipe de Los Angeles.
Quarto título com o Heat
Em 2004 chega para jogar no Miami Heat, sob seu comando leva a equipe ao primeiro título da NBA em sua história e o quarto de Shaq. Depois disso, ainda jogou pelas equipes de Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics, esta última franquia foi a qual Shaq se aposentou no dia 1 de junho de 2011.
Prêmios de Shaquille O’Neal
Shaq esteve presente 15 vezes na seleção do NBA All Star Game, três vezes MVP do All Star Game, 14 vezes escolhido para o melhor quinteto da NBA, três seleções do melhor quinteto de defesa da NBA e dois títulos de cestinha da temporada.
É o oitavo maior pontuador da história da liga, sexto em arremesso convertidos, décimo quinto em rebotes e oitavo em tocos. Além disso, foi escolhido para o Hall da Fama de Basquete em 2016.
Todos esses números e mais os títulos só demonstram a importância de Shaquille O’Neal para o basquete não apenas da NBA mas como de todo o mundo para servir de inspiração para as próximas gerações.
Imagem: Reprodução/Divulgação