A aposentadoria de Lewis Hamilton

A aposentadoria de Lewis Hamilton

A aposentadoria de Lewis Hamilton ou a possibilidade dela tem sido destaque por mais de um mês após o GP de Abu Dhabi. O detalhe é que em nenhum momento o heptacampeão da Fórmula 1 se pronunciou sobre o que aconteceu na capital dos Emirados Árabes.

O silêncio do britânico tem sido mais assunto do que a grande temporada que o atual campeão da categoria, Max Verstappen fez. A imprensa internacional tem afirmado a aposentadoria do piloto da Mercedes, no entanto, até agora, nem a escuderia, nem o próprio afirmou ou desmentiram algo. 

As polêmicas da Fórmula 1 2021

Foi um dos anos que a direção de prova e os fiscais de pistas, mas devem ter trabalhado. Em vários GPS era necessário interferir por causa da rivalidade entre Hamilton e Verstappen e também das escuderias Mercedes e Red Bull.

O primeiro deles aconteceu no Bahrein, o piloto da Mercedes foi avisado pela direção de prova que ele estava tendo uma vantagem mais duradoura. Em contrapartida, Max precisou devolver a posição ao inglês por quebra da regra 27.3, a mesma que Hamilton foi avisado pela direção de prova.

Ao todo, foram 19 polêmicas em GPS dos 22 realizados na temporada. Mas em Abu Dhabi, demonstrou como em 2021, a direção de prova comandada por Michel Masi esteve aquém da qualidade dos pilotos.

 Lewis Hamilton após Abu Dhabi

Reprodução: divulgação

Depois da perda do título para Max Verstappen, Lewis Hamilton se isolou. Participou da despedida de Valtteri Bottas da Mercedes, mas não compareceu à cerimônia da Fórmula 1 que coroava o título do holandês.

Bem ativo em suas redes sociais, não apareceu. Mas seu irmão Nicolas, em uma live realizada afirma que Hamilton estava usando esse tempo de silêncio para colocar a cabeça no lugar, mas que estava junto com a família.

Os boatos da aposentadoria também foram comentados por Toto Wolff, atual diretor-executivo e acionista da Mercedes. No fim de 2021 depois do término da temporada, Wolff comentou que o britânico estaria desiludido com a categoria.

Já neste ano, o diretor da Mercedes afirma que uma provável saída de Lewis Hamilton seria uma acusação à categoria pelos erros cometidos. Entretanto, Toto Wolff se diz confiante com o retorno em 2022.

O que a imprensa diz 

Reprodução: Nelson Almeida/AFP

A imprensa internacional em diversas matérias e debates afirma que Lewis Hamilton perdeu a confiança na FIA (Federação Internacional de Automobilismo). E estaria esperando uma decisão da investigação aberta por ela para anunciar ou não a sua aposentadoria.

No entanto, o resultado dessa investigação irá ocorrer apenas em 18 de março, sendo que o início dos testes da pré-temporada acontecerão nos dias 23 e 24 de fevereiro. Essa situação obrigaria Lewis Hamilton a fazer uma declaração bem antes do previsto.

Mas a realidade é que o piloto número 1 da Mercedes não precisa obrigatoriamente anunciar que continuará na competição. Até porque assinou uma renovação de contrato até o fim de 2023.

Em uma possível aposentadoria, quem seria o substituto de Lewis Hamilton na Mercedes?

Seria uma perda para a escuderia, principalmente agora com a saída do finlandês Valtteri Bottas e a contratação de George Russel. O novato da Mercedes é uma aposta para o presente e futuro. As escuderias, no geral, quando contrata um jovem piloto, possuem outro mais experiente para fazer essa transição.

Então a possibilidade da escuderia buscar mais um jovem piloto é praticamente descartada. Porém, nomes como Esteban Ocon, Nyck de Vries e Pierre Gasly foram cogitados.

No entanto, caso tenha uma vaga na Mercedes, o tetracampeão da Fórmula 1 Sebastian Vettel é o nome mais forte para assumir. Sua experiência de 15 temporadas na categoria e já saber como é ser campeão seriam os grandes fatores para uma possível substituição.

Diante de todas essas especulações, a Mercedes não pretende ir em busca de um piloto até agora. Eles acreditam no retorno de Lewis Hamilton muito por conta também da habilidade dele dentro do carro e a sua personalidade vencedora. 

O que resta a nós amantes da Fórmula 1, é apenas esperar e apreciar o que a temporada de 2022 irá proporcionar.

https://www.formula1.com/

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “A aposentadoria de Lewis Hamilton

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Hora do Gol Esportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading