A aposentadoria de Lewis Hamilton

A aposentadoria de Lewis Hamilton ou a possibilidade dela tem sido destaque por mais de um mês após o GP de Abu Dhabi. O detalhe é que em nenhum momento o heptacampeão da Fórmula 1 se pronunciou sobre o que aconteceu na capital dos Emirados Árabes.
O silêncio do britânico tem sido mais assunto do que a grande temporada que o atual campeão da categoria, Max Verstappen fez. A imprensa internacional tem afirmado a aposentadoria do piloto da Mercedes, no entanto, até agora, nem a escuderia, nem o próprio afirmou ou desmentiram algo.
As polêmicas da Fórmula 1 2021
Foi um dos anos que a direção de prova e os fiscais de pistas, mas devem ter trabalhado. Em vários GPS era necessário interferir por causa da rivalidade entre Hamilton e Verstappen e também das escuderias Mercedes e Red Bull.
O primeiro deles aconteceu no Bahrein, o piloto da Mercedes foi avisado pela direção de prova que ele estava tendo uma vantagem mais duradoura. Em contrapartida, Max precisou devolver a posição ao inglês por quebra da regra 27.3, a mesma que Hamilton foi avisado pela direção de prova.
Ao todo, foram 19 polêmicas em GPS dos 22 realizados na temporada. Mas em Abu Dhabi, demonstrou como em 2021, a direção de prova comandada por Michel Masi esteve aquém da qualidade dos pilotos.
Lewis Hamilton após Abu Dhabi

Depois da perda do título para Max Verstappen, Lewis Hamilton se isolou. Participou da despedida de Valtteri Bottas da Mercedes, mas não compareceu à cerimônia da Fórmula 1 que coroava o título do holandês.
Bem ativo em suas redes sociais, não apareceu. Mas seu irmão Nicolas, em uma live realizada afirma que Hamilton estava usando esse tempo de silêncio para colocar a cabeça no lugar, mas que estava junto com a família.
Os boatos da aposentadoria também foram comentados por Toto Wolff, atual diretor-executivo e acionista da Mercedes. No fim de 2021 depois do término da temporada, Wolff comentou que o britânico estaria desiludido com a categoria.
Já neste ano, o diretor da Mercedes afirma que uma provável saída de Lewis Hamilton seria uma acusação à categoria pelos erros cometidos. Entretanto, Toto Wolff se diz confiante com o retorno em 2022.
O que a imprensa diz

A imprensa internacional em diversas matérias e debates afirma que Lewis Hamilton perdeu a confiança na FIA (Federação Internacional de Automobilismo). E estaria esperando uma decisão da investigação aberta por ela para anunciar ou não a sua aposentadoria.
No entanto, o resultado dessa investigação irá ocorrer apenas em 18 de março, sendo que o início dos testes da pré-temporada acontecerão nos dias 23 e 24 de fevereiro. Essa situação obrigaria Lewis Hamilton a fazer uma declaração bem antes do previsto.
Mas a realidade é que o piloto número 1 da Mercedes não precisa obrigatoriamente anunciar que continuará na competição. Até porque assinou uma renovação de contrato até o fim de 2023.
Em uma possível aposentadoria, quem seria o substituto de Lewis Hamilton na Mercedes?
Seria uma perda para a escuderia, principalmente agora com a saída do finlandês Valtteri Bottas e a contratação de George Russel. O novato da Mercedes é uma aposta para o presente e futuro. As escuderias, no geral, quando contrata um jovem piloto, possuem outro mais experiente para fazer essa transição.
Então a possibilidade da escuderia buscar mais um jovem piloto é praticamente descartada. Porém, nomes como Esteban Ocon, Nyck de Vries e Pierre Gasly foram cogitados.
No entanto, caso tenha uma vaga na Mercedes, o tetracampeão da Fórmula 1 Sebastian Vettel é o nome mais forte para assumir. Sua experiência de 15 temporadas na categoria e já saber como é ser campeão seriam os grandes fatores para uma possível substituição.
Diante de todas essas especulações, a Mercedes não pretende ir em busca de um piloto até agora. Eles acreditam no retorno de Lewis Hamilton muito por conta também da habilidade dele dentro do carro e a sua personalidade vencedora.
O que resta a nós amantes da Fórmula 1, é apenas esperar e apreciar o que a temporada de 2022 irá proporcionar.
Um comentário em “A aposentadoria de Lewis Hamilton”