Alonso assina com a Aston Martin

Alonso assina com a Aston Martin

Fernando Alonso foi o primeiro a movimentar a dança das cadeiras, ou melhor, a dos assentos para a próxima temporada de 2023. Com a aposentadoria de Vettel, o bicampeão mundial da categoria foi anunciado como o mais novo companheiro de Lance Stroll. Mas a partir disso, ficam as dúvidas de quem ocupará a Alpine no ano que vem.

Anúncio gerou surpresa a todos

A aposentadoria de Sebastian Vettel foi anunciada na última quinta-feira (28), e ao que tudo indicava, a Aston Martin demoraria para escolher um novo piloto. No entanto, na manhã desta segunda (01) a equipe anunciou Alonso como o nome experiente para a próxima temporada.

O espanhol que tem contrato com a Alpine até o fim desta temporada, estava negociando a equipe mas entraram em um entrave. O piloto queria assinar por no mínimo dois anos, entretanto, a escuderia queria apenas um. Isso foi um dos caminhos para a Aston Martin contratar Alonso, de acordo com eles, foi assinado um acordo de “múltiplos anos” resta saber quantos serão.

Após o anúncio, o piloto emitiu um comunicado:

“A Aston Martin está claramente aplicando a energia e o compromisso para vencer e, portanto, é uma das equipes mais empolgantes da Fórmula 1 hoje. Vi como ela atraiu sistematicamente grandes pessoas com pedigrees vencedores e percebi o enorme compromisso com novas instalações e recursos em Silverstone. Ninguém na Fórmula 1 hoje está demonstrando uma visão maior e um compromisso absoluto com a vitória, e isso faz com que seja uma oportunidade realmente empolgante para mim.”

A carreira de Alonso

O piloto de 41 anos, tem uma carreira vitoriosa. Nos anos de 2005 e 2007 se tornou campeão da categoria o que o fez ser bicampeão mundial. Até agora, tem 349 grandes prêmios disputados e 32 vitórias. Esteve presente em 98 pódios em sua carreira, com 22 pole positions e 23 voltas mais rápidas.

Mas em 2018 ele deixou a Fórmula 1 e passou a correr na IndyCar Series pela equipe da Andretti e participou das 500 milhas de Indianápolis. Porém permaneceu apenas em 2017, nos anos de 2018 e 2019 correu a na Toyota Motorsport GmbH.

Em 2021 Alonso retorna a categoria como piloto da Alpine, até o fim deste ano. O espanhol fez sua estreia pela Minardi (2001), depois foi para Renault (2003-2006), McLaren (2007), mas depois retornou para a Renault (2008-2009), Ferrari (2010-2014) onde protagonizou a luta pelo título contra Vettel mas acabou sendo vice-campeão nos anos de 2010, 2012 e 2013.

No entanto, após sua saída da escuderia italiana tem sua segunda passagem pela McLaren (2015-2018). Após sua pausa na categoria volta para a Alpine (2021-2022). Ao todo, são cinco equipes onde Fernando Alonso correu pela Fórmula 1 e a Aston Martin será a sexta.

Quem ocupará a vaga na Alpine?

Após a notícia da ida de Alonso, a Alpine ficou com um assento vago. Um dos nomes cotados para seu lugar é de Oscar Piastri que é o atual campeão da Fórmula 2 e espera por uma oportunidade na categoria. No entanto, mais vagas podem estar disponíveis. Não é certo que Latifi continuará na Williams, assim como Mick Schumacher na Haas.

Outro nome que sempre é cogitado para sair da categoria é de Daniel Ricciardo da McLaren, ainda mais pelo fato da escuderia estar em negociação com Álex Palou mas por enquanto, sem confirmação em qual categoria o espanhol irá correr. Nyck de Vries é da equipe da Mercedes e é o atual campeão da Fórmula E, ele também é o piloto de testes da Fórmula 1 e também segue em busca de um assento na categoria.

Yuki Tsunoda da AlphaTauri e Guanyu Zhou da Alfa Romeo ainda não confirmaram sua permanência para 2023. Mas com essas prováveis mudanças o nome de Felipe Drugovich pode estar na Fórmula 1, o brasileiro é o atual líder da Fórmula 2 e pode conseguir uma vaga de pelo menos de piloto de testes de alguma equipe.

Imagem: Divulgação

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “Alonso assina com a Aston Martin

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: