A Argentina venceu a França nos pênaltis e conquistou o tricampeonato da Copa do Mundo. A equipe de Lionel Scaloni saiu na frente por 2 a 0, mas Mbappé empatou levando para a prorrogação. Messi apareceu novamente, todavia, Mbappé também. Essa pode ter sido a última Copa de Lionel Messi que comandou a equipe novamente para o lugar mais alto na competição mais importante entre seleções.
Argentina sai na frente com Messi e Di Maria
A Argentina começou a partida pressionando a França que não conseguia sair da forte marcação. Di Maria foi escalado do lado esquerdo para dificultar a passagem de Dembelé ao ataque e deu certo. Em jogada de linha de fundo de Di Maria, Dembelé comete falta dentro da área. O juiz marca pênalti e Messi marca aos 23 do primeiro tempo. Sexto gol do camisa 10 e o terceiro de penalidade nesta Copa do Mundo.
A França teria que sair para o ataque, mas os argentinos não deixavam. Os europeus ainda sentiam dificuldades principalmente para marcar o meio de campo. Em mais de 20 minutos, Mbappé era anulado pelos marcadores. E a campeã de 2018 foi punida quando tentou atacar. Messi recebe a bola, passa para Mac Allister com qualidade que passa para Di Maria.
O camisa 11 que é sinônimo de resiliência e qualidade se emociona ao marcar 2 a 0 aos 36. Didier Deschamps precisou fazer alterações antes do esperado. Giroud e Dembelé saíram para dar entrada a Kolo Muani e Thuran.
Griezmann, que dominava e ditava o ritmo da França nesse meio campo na Copa, estava praticamente anulado. A Argentina de Scaloni sabia tirar as forças dos europeus.
Argentina tenta segurar o resultado mas Mbappé aparece
As duas equipes voltaram sem alterações, mas a Argentina não tirou o ritmo. Já de início, tentaram uma finalização, no entanto, Lloris pegou a bola. A França mostrava outra atitude ao contrário daquela apática que teve no primeiro tempo. Mas em uma saída para o ataque, De Paul quase faz o terceiro.
Com 15 minutos da segunda etapa, a França não havia finalizado contra nove da Argentina. Mesmo um pouco melhor dentro de campo, a equipe da América do Sul continuava com seu jogo que estava dando certo. A partida passou a ter muitas faltas, Di Maria não conseguia mais segurar na lateral e Scaloni colocou Acuna. O técnico da argentina montava a equipe de acordo com o adversário e como o jogo se apresentava. Méritos para ele.
Kolo Muani chegou na área, no entanto, Otamendi comete a falta. Pênalti para a França. Mbappé na bola e gol, 2 a 1 que recolocava os europeus na partida. O goleiro Martinez até tocou na bola, mas a força da finalização foi impossível de defender. O camisa 10 da França igualou a Messi com seis gols na competição.
Mbappé empata a final
O primeiro gol de Mbappé impulsionou a equipe. Na sequência, Coman recebe a bola e inverte para o craque do time que faz o seu segundo na final e se torna artilheiro da Copa do Mundo. A Argentina sentiu o golpe e a torcida francesa acordou.
A marcação argentina já estava falha, a França passou a se impor. Os espaços cedidos para o contra-ataque sul-americano ficaram inexistentes. A França com Mbappé criou coragem e não se acovardou. Messi teve a chance de fazer o terceiro gol, porém Lloris tirou o perigo com uma bela defesa.
Messi marca mas Mbappé empata de novo
No início, a Argentina teve a posse de bola até para acalmar a partida. Depois a França subiu ao ataque mas a marcação não permitia o gol. Camavinga entrou na lateral, uma posição que não é a dele de origem, mas desempenhava bem a função. Scaloni percebeu que a equipe estava perdendo fôlego e colocou Lautaro Martinez e Paredes nos lugares de De Paul e Enzo Alvarez.
A Argentina foi trabalhando a bola e na finalização, Upamecano se jogou na bola salvando a equipe francesa. Novamente o zagueiro francês tirou o chute de Lautaro Martinez. O juiz apita o fim do primeiro tempo. No recomeço da partida mais uma jogada trabalhada, Lautaro chuta, Lloris defendeu mas no rebote Messi pega e marca o terceiro da Argentina. Gol do título.
O gol não teve impedimento e com a nova tecnologia, foi marcado o gol. A França tinha que buscar de novo o resultado. Varane esgotado, foi substituído por Konaté. Montiel colocou o braço na bola dentro da área e novamente, Mbappé apareceu para decidir. Tudo igual, 3 a 3. Faltando trinta segundos, quase o título francês com Kolo Muani mas Martinez defendeu. A Argentina na sequência também teve a chance mas Lautaro errou na cabeçada.
Nos pênaltis, Argentina tricampeã
Mbappé foi o primeiro a bater e marcou. Messi também acertou. Os craques marcaram primeiro. Coman errou. Dybala acertou e a Argentina na frente, 2 a 1. Touchameni também errou para a França. Paredes marcou. Kolo Muani marcou e manteve os europeus vivos. Mas os argentinos precisavam apenas de um gol. Montiel que fez o pênalti do empate francês garantiu o tricampeonato para a Argentina.
A Copa de Messi
Com 35 anos, Messi já ganhou o mundo. Ídolo do Barcelona onde se tornou multicampeão, ganhador de sete bolas de ouro era a algum tempo atrás sinônimo de dúvida pelos seus compatriotas. O motivo que se falavam é que o camisa 10 não jogava da mesma forma na seleção como jogava na Europa. Mas isso mudou. Não apenas para Lionel. A morte de Maradona impulsionou um sentimento de que era necessário fazer a Argentina voltar aos tempos de ouro.
Ganharam a Copa América no Brasil contra a seleção. O gol solitário de Di Maria naquela final mostrou que poderia alcançar mais. E isso era verdade. No primeiro jogo no Catar, uma derrota de virada contra a Arábia Saudita por 2 a 1 deixou a impressão de que isso não aconteceria. Entretanto, foi mais um incentivo.
Messi assumiu a responsabilidade com uma equipe mesclada com jogadores experientes e jovens como Enzo Álvarez que possivelmente movimentará a próxima janela de transferências. O camisa 10 marcou em todas as fases da competição, o primeiro gol na final, foi dele. A emoção foram de todos os argentinos e quem torcem por ele.
Lionel Messi falou anteriormente que esta será a sua última Copa do Mundo e porque não seria? Ele conseguiu tudo que um jogador de futebol sonha em ter. E o melhor, se tornou ídolo da Argentina e inspiração para eles.
Imagem: Divulgação
https://horadogolesportes.com/croacia-vence-marrocos-e-e-terceiro-na-copa/
[…] Argentina é tricampeã da Copa do Mundo […]