Barcelona dá adeus à Champions League

A situação do Barcelona na UEFA Champions League estava difícil, mas mesmo assim, a torcida encheu o Camp Nou já eliminada da competição.
Eliminado antes mesmo de entrar em campo
O Barcelona caiu no chamado grupo da morte da competição desta temporada. Seus adversários eram a Inter de Milão, Bayern de Munique e Viktoria Plzen. Este último, era o mais fraco do grupo. A equipe espanhola precisava bater de frente com os italianos e alemães. Mas isso não aconteceu, nos dois primeiros confrontos, o time de Xavi até fez um bom primeiro tempo. Entretanto, foi superado pelos adversários.
Com quatro partidas disputadas, o Barcelona precisaria quase de um milagre. Teria que vencer o Bayern na Catalunha e torcer por uma vitória do Plzen contra a Internazionale. Mas os italianos entraram em campo antes e venceram. Com isso, os espanhóis já jogaram contra os alemães eliminados da competição e classificados pela Europa League.
Para complicar um pouco mais, perderam para seu maior rival na Espanha. Foi superado pelo Real Madrid por 3 a 1, no Santiago Bernabéu, e perdeu a liderança do Campeonato Espanhol.
Barcelona precisou driblar crise financeira para a temporada
Não era novidade que o time da Catalunha vinha de uma grande crise financeira. Por causa disso, viu o seu maior ídolo dos últimos anos, Messi, ir embora para tentar equilibrar suas dívidas. No entanto, isso não solucionou o caso.
Outras formas de tentar manter a sobrevida financeira, foi a ativação de alavancas financeiras, venda de transmissões de TV e uma parceria com a Spotify que mudou o nome do estádio a partir de 2025. Todavia, o Barcelona não deixou de contratar, vieram Raphinha e Lewandoski por exemplo. Mas precisou fazer reestruturações de salários, como por exemplo, de Umtiti e Dembélé.
Diretoria catalã previa time nas quartas
A diretoria do Barcelona após o malabarismo econômico feito para esta temporada, previa que o time poderia chegar pelo menos, nas quartas da Liga dos Campeões. Porém, com a eliminação precoce, viu que a previsão de ganhar mais 20 milhões de euros (109 milhões de reais) sair fora do planejamento. Além disso, ainda teria a renda dos ingressos e dos produtos vendidos no estádio nos dias das partidas.
Nem mesmo um provável título da Europa League poderá superar esse déficit que acontecerá mais uma vez com os catalães. Na temporada passada, ele também foi eliminado na fase de grupos e disputou a Liga Europa. E ainda foi eliminado pelo Eintracht Frankfurt dentro do Camp Nou que teve direito a uma invasão alemã nas arquibancadas.
Antes dessa eliminação dupla nas duas últimas temporadas, desde 2001/2002 que o Barcelona não era eliminado nesta fase. Duas vezes seguidas, tinha sido em 1998/1999 a última vez que isso tinha acontecido.
Agora o que resta ao Barcelona, é tentar se reinventar para esta temporada tendo como objetivo, algo melhor para dar felicidade aos seus torcedores.
Imagem: Imagem
Um comentário em “Barcelona dá adeus à Champions League”