Bill Belichick: o homem por trás do sucesso de New England Patriots

Bill Belichick: o homem por trás do sucesso de New England Patriots

Bill Belichick é sem dúvidas, um dos maiores técnicos de futebol americano da história. Aos 69 anos, coleciona seis títulos de Super Bowl como treinador principal do New England Patriots.

Draftou nomes como Tom Brady, Rob Gronkowski, Julian Edelman, Jerod Mayo, Logan Mankins, Devin McCourty, Ty Warren e Dont’a Hightower. Sinal que o general manager da equipe de Boston sabe ver talento em jogadores que não são primeira escolha do draft.

Talvez o leitor esteja se perguntando “mas nessa temporada Patriots perdeu jogos importantes contra Dallas, Dolphins e Bills, além disso, perdeu nos playoffs para Buffalo por 47×17”. Mas caro leitor, esse time atual se encontra em fase de reconstrução ou rebuild no inglês.

Também vale lembrar que seu quarterback Mac Jones ainda é um calouro, uma defesa com jogadores novos, as lesões também atrapalharam a temporada e um corpo de recebedores no ataque que muitas vezes dropa a bola e prejudicava a chance de pontuar.

História de Bill Belichick

Nascido em Nashville, Tennessee, é filho de Jeannette e Steve Belichick. Seu pai foi assistente de futebol na Academia Naval dos Estados Unidos. Formado na Annapolis High School em 1970 e enquanto esteve lá, jogou futebol americano e lacrosse.

Na faculdade Wesleyan University em Middletown, na cidade de Connecticut, se formou em economia e jogou nas posições de center e tight end. Iniciou a carreira no ano de 1975 como assistente do treinador Baltimore Colts, Ted Marchibroda. 

Após isso, teve passagens pelo Detroit Lions, Denver Broncos, New York Giants e Cleveland Browns.

Chegada a New England Patriots

Em 1996 volta a trabalhar com Bill Parcells como assistente e treinador de defensive back do time de Boston. No ano de 1997, Patriots e Jets negociam uma troca de Bill Parcells, o treinador iria para Nova Iorque, enquanto isso, Belichick seria o assistente de treinador e coordenador defensivo.

Com a saída de Parcells em 1999, Belichick seria o sucessor no comando do Jets, entretanto, após um dia do anúncio, pede sua demissão.

Volta de Belichick ao Patriots

Com o pedido de demissão do Jets, é contratado pelo proprietário dos Patriots Robert Kraft que concedeu quase total controle das operações da franquia. No primeiro ano, Bill Belichick o time faz uma campanha de 5-11 da temporada regular e não consegue classificação dos playoffs.

Já em 2001 e com Tom Brady no comando do ataque, os Pats fazem 11-5 e na pós temporada, conquista seu primeiro Super Bowl contra o Oakland Raiders com um field goal de Adam Vinatieri.

A temporada de 2003 veio com um recorde da franquia, foram 14 vitórias e apenas duas derrotas, classificação aos playoffs e mais um Super Bowl conquistado com mais um field goal de Adam Vinatieri contra o Carolina Panthers. Belichick ganharia o prêmio Treinador do Ano da NFL.

Belichick entrando na história

No ano de 2004 o Philadelphia Eagles seria derrotado pelos Patriots em mais um Super Bowl, o time de Boston seria apenas o segundo a conseguir o feito de ganhar três títulos em quatro anos. Belichick é o único treinador a fazer isso.

Em 2007 uma temporada regular perfeita, 16 vitórias em 16 jogos mas, perdeu o SB para New York Giants de Eli Manning e também em 2011 que era o quinto Super Bowl de Belichick sob o comando do Patriots.

Super Bowl LI

O quarto título dos Patriots vem sobre Seattle Seahawks pelo placar de 28×24. Em 2016 vem o quinto título que pode ser um dos melhores jogos de Super Bowl da história. O time de Belichick estava perdendo até o terceiro quarto por 28×3, porém consegue uma virada incrível e vence o Atlanta Falcons na prorrogação por 34×28.

Já no ano de 2019 seria até então o último SB ganho por Belichick. O New England Patriots venceu Los Angeles Rams por 13×3.

Rebuild dos Patriots

Reprodução: Divulgação

Com a saída de nomes como Tom Brady e Rob Gronkowski, Bill Belichick teve que reformular a equipe. Na temporada de 2020 contratou Cam Newton para a posição de QB, entretanto, o jogador não se adaptou com as jogadas do time e cometeu alguns erros importantes. Com isso, a franquia não conseguiu sua classificação para os playoffs.

Em 2021 uma mudança, Mac Jones é draftado, algo que surpreendeu boa parte dos especialistas e torcedores da NFL. O calouro ainda se tornou titular, ocupando o lugar de Newton que foi dispensado.

Belichick também contratou free agents, Hunter Henry, Matt Judon, JC Jackson foram alguns deles, e o retorno de Van Noy colaboraram para uma temporada melhor que a anterior. 

Alguns bons jogadores além de Jones foram draftados como Christian Barmore, Roonie Perkins, Rhamondre Stevenson e outros nomes que já demonstraram um grande talento para a franquia.

Atual temporada

Na atual temporada conseguiu a classificação aos playoffs com uma campanha de 10×7. Mas no jogo da pós temporada, enfrentou um Buffalo Bills com Josh Allen arrasador e ditando o ritmo de seu ataque. A defesa de Buffalo também fez um jogo muito forte o que neutralizou qualquer tentativa de vitória dos Patriots.

Mesmo terminando a temporada de 2021 de uma forma até melancólica pela derrota com 30 pontos de diferença, esse time comandado por Bill Belichick pode fazer um barulho na NFL na próxima temporada e fazer com que seu técnico alcance mais feitos para marcar mais ainda seu nome na história.

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Hora do Gol Esportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading