Hora do Gol Esportes

Brasil mostra favoritismo na natação paralímpica

Que o Brasil é um fenômeno na água, isso já sabemos. Surf, vela, canoagem e natação mostram a força do país nesses esportes. No mundial de natação paralímpica não tem sido diferente. Em apenas dois dias, nossos atletas subiram 36 vezes no pódio da Ilha da Madeira, em Portugal.

Ao todo, são 11 ouros, 8 pratas e 17 bronzes e ocupa o terceiro lugar do ranking geral, atrás apenas de Itália e Estados Unidos. No entanto, o Brasil pode ganhar mais medalhas já que o campeonato termina apenas no próximo sábado (18).

Gabriel Araújo conquista duas medalhas douradas

O fenômeno do Brasil, Gabriel Araújo subiu ao mais alto do pódio duas vezes. Na terça-feira (14), além de ter vencido a prova nos 100m costas na classe S2, quebrou o recorde mundial na natação paralímpica. 

Gabrielzinho fez a marca de 1m57s69 sendo agora o melhor tempo desta prova, mas de quebra, conquistou a medalha de ouro e confirmou seu favoritismo. Na quarta não foi diferente e o atleta colocou novamente o Brasil no lugar mais alto, venceu nos 200m livre com 3m59s06.

Entretanto, o mineiro bateu mais um recorde, desta vez, o sul-americano e também o mundial. Nesta quinta (16), Gabriel vai disputar a prova dos 50m costas.

Primos no pódio

Um dia histórico para os primos Samuel e Tiago Oliveira, ganharam as medalhas de prata e bronze respectivamente na prova dos 200m medley classe SM5. Samuel de 16 anos completou a prova em 2min59s25, enquanto Tiago de 21, fez 3min15s01.

Mas Samuel já tem histórico de levar o Brasil ao pódio, essa é a quinta vez que o atleta ganha uma medalha na competição. Agora são três medalhas de ouro (50m costas, 50m borboleta e no revezamento 4x50m livre), além disso, foi prata nos 50m livre. Para Tiago essa foi  a primeira medalha no Mundial.

Carol Santiago com fome de medalhas

A terceira maior medalhista paralímpica da história do Brasil conquistou a primeira medalha para o país. Carol Santiago no último domingo (12), venceu a prova nos 100m borboleta da classe S12, com um tempo de 1min07s00, 17 centésimos da medalhista de prata, a  italiana Alessia Berra. Mas a medalha de prata veio na prova dos 100m costas S12 feminino.

Carol também venceu os 50m livre da classe S12 e nos 100m peito. Mas sua quarta medalha do Mundial seria no revezamento 4x100m medley misto até 49 pontos. Nessa prova o Brasil levou além de Carol Santiago, Lucilene Sousa, José Perdigão e Guilherme Silva.

Demais medalhas do Brasil no Mundial de Natação Paralímpico

A seguir segue a relação de todas as medalhas conquistadas até agora pela delegação do Brasil na competição que está sendo realizada em Portugal.

Ouro

Prata

Bronze 

Imagens: Ale Cabral/CPB

https://horadogolesportes.com/arremessando-alto/

Sair da versão mobile