Brock Purdy: de Mr. Irrelevant a uma promessa da NFL

Desde que Brock Purdy assumiu a titularidade do San Francisco 49ers, ele tem ganhado destaque na NFL. O quarterback de 23 anos era a terceira opção da franquia mas tem dado o que falar e de forma positiva, levando o time aos playoffs.
A sua lesão tinha colocado dúvidas sobre a sua volta, porém com duas vitórias em dois jogos, aponta que ele no momento, é o jogador ideal para a equipe da Califórnia.
Um QB de três estrelas universitário
Purdy entrou para o programa da recém criada Perry High School, porém ela já foi colocada na sexta região mais difícil dos Estados Unidos. Em 2016 e 2017, Brock Purdy levou a escola para o campeonato estadual da 6A Division AIA (Arizona Interscholastic Association). No entanto, perdeu nas duas ocasiões para a Chandler High School.
Através do 247sports, o quarterback recebeu o prospecto de três estrelas. Para se ter uma noção, David Belfort, filho do lutador Vitor Belfort que ainda está no ensino médio, tem o prospecto de quatro estrelas atualmente. A partir de 2018, Brock passou a estudar pela Iowa State University. https://horadogolesportes.com/sainz-vence-em-singapura/
“Mr. Irrelevant” também foi terceira opção na Universidade
Quando chegou em Iowa, Brock Purdy era a terceira opção para jogar. Na sua frente estavam Kyle Kempt e Zeb Noland. Todavia, Kempt sofreu lesão e Noland não correspondeu às expectativas, fazendo o futuro QB do 49ers ser o titular da equipe. Depois disso, ele mostrou confiança e figurava como os melhores nas estatísticas para a sua posição.
Além disso, Brock Purdy conquistou 32 recordes, levando a Universidade a ter quatro temporadas consecutivas com temporada positiva. Esse feito não acontecia desde a temporada de 1923/1927.
Brock Purdy no draft de 2022
Sendo a 262º na escolha geral do draft, ele foi a última opção da seleção. Por isso, Brock Purdy passou a ser chamado Mr. Irrelevant já que quarterbacks costumam ser draftados muito antes dessas escolhas. Um exemplo é Tom Brady que foi escolhido pelo New England Patriots na 199º posição geral, isso já era considerado baixo para um jogador, Brock conseguiu superar isso.
Mas não parou por aí, um relatório feito para avaliar o jogador, disse que apesar dele ser bom no trabalho de suas progressões, ele teria uma limitação no braço e seu repertório seria escasso.
Temporada fez Brock Purdy ser uma das sensações da NFL
O San Francisco 49ers enfrentava dificuldades com Jimmy Garoppolo, o QB levou a equipe a um Super Bowl. Todavia, foram superados pelo Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes. E um dos pontos baixos dele era o alto número de interceptações que ele provocava, o que prejudicava a equipe. No início da temporada de 2023, o titular seria Trey Lance.
Porém, o futebol americano é um esporte que gera muitas lesões e não foi diferente para Lance. Em apenas dois jogos, Garoppolo voltou a titularidade até a semana 12 contra o Chiefs. Com essas faltas, Brock Purdy precisaria assumir a responsabilidade.
E ele correspondeu. Purdy conseguiu fazer o ataque rodar, conseguiu acionar vários recebedores que antes estavam mais apagados. Em alguns momentos mais tensos, optou por correr, e isso deu certo várias vezes. Mostrou que não tinha medo das defesas adversárias mesmo sendo um calouro na liga.
Desde que se tornou titular, foram cinco jogos vencidos da temporada regular e dois dos playoffs até chegar a final de conferência contra o Philadelphia Eagles, onde foi derrotado e saiu com lesão. A equipe de Jalen Hurts chegou ao SuperBowl mas foram superados pelos Chiefs de Mahomes.
Brock Purdy era dúvida para a próxima temporada
Após a final da Conferência Nacional contra os Eagles foi diagnosticada uma lesão ligamentar no cotovelo de Purdy. O quartebarck dos 49ers precisou realizar uma cirurgia e não pode fazer atividades nas férias.
A ideia é que Trey Lance poderia recuperar a sua titularidade com essa lesão de Brock Purdy. No entanto, isso não aconteceu. O jogador foi trocado para o Dallas Cowboys por uma escolha de quarta rodada. Agora o QB é um dos reservas de Dak Prescott.
Titular e com duas vitórias no início da temporada
Sem a sombra de Trey Lance e Sam Darnold sendo apenas seu reserva, Brock Purdy iniciou a temporada como titular. Seu adversário de primeira rodada foram o Pittsburgh Steelers. A equipe de San Francisco dominou a partida e não deu chances para serem ameaçados e saírem derrotados.
Já o segundo jogo, um duelo divisional contra Los Angeles Rams. Purdy teve algumas oportunidades de lançamentos em profundidade, mas só conseguiu acertar um de quatro tentados para mais de 20 jardas. O jogador reconheceu o erro e disse que vai trabalhar mais nisso.
Purdy terá um futuro na NFL?
Nem sempre um QB novato conseguirá ser titular em sua primeira temporada da NFL. Mas para isso aconteceu. O número de lesões na posição para os 49ers obrigou a isso. E ele correspondeu até onde conseguia.
Levou a equipe aos playoffs e talvez se não tivesse se lesionado no primeiro tempo contra os Eagles, a partida seria mais disputada pela vaga no SuperBowl. Brock Pudy é um quarterback de mobilidade e também de qualidade.
Ele é inteligente dentro de campo mas ainda é um novato, está sem seu segundo ano na liga. Então mesmo sendo um titular de uma grande equipe, é preciso trabalhar mais para que ele evolua e coloque o seu nome na história da NFL.
Imagem: Divulgação
Um comentário em “Brock Purdy: de Mr. Irrelevant a uma promessa da NFL”