Bruno Soares anuncia aposentadoria do tênis

Bruno Soares anuncia aposentadoria do tênis

Bruno Soares, um dos maiores tenistas brasileiros, anunciou neste último sábado (03) a sua aposentadoria. O tenista deixou as quadras após 22 anos de carreira e vários títulos conquistados. Assim como Serena Williams, ele encerra o ciclo aos 40 anos. Com uma carreira sólida e vencedora, o brasileiro tem seis títulos de Grand Slam nas duplas masculinas e mistas.

Anúncio foi feito em suas redes sociais

Bruno Soares decidiu comunicar sua aposentadoria em suas redes sociais, usando uma foto com seus filhos Noah e Maya, ele agradeceu ao esporte por tudo que conquistou.

“Obrigado, tênis. É hora de dizer adeus. Obrigado por 22 anos realizando meu sonho diariamente. A todos que estiveram comigo nessa jornada o meu eterno agradecimento. Nada disso seria possível sem vocês. Um ciclo se encerra para outro se iniciar. The end.”

Seu último torneio foi o US Open de 2022 nas duplas masculinas, mas perdeu com Jamie Murray para a dupla Jan Zielinski e Hugo Nys pela segunda rodada. 

Brasileiro ganhou destaque em duplas

Natural de Minas Gerais, Bruno Soares começou sua carreira no tênis aos cinco anos quando morava no Iraque. Seu pai Malthus precisou trabalhar no Oriente Médio após ser contratado como engenheiro por uma empresa brasileira para construir uma estrada no país. Viveu por lá até aos seis anos.

No juvenil, chegou ao top 10 do ranking em 2000 e participou de competições no simples masculino no início de sua carreira. No future conquistou cinco títulos, 18 vitórias no challenger e duas em partidas de simples na Copa Davis. Todavia, foi em duplas que se destacou. Bruno Soares entrou em um grupo onde tem Maria Esther Bueno, Marcelo Melo, Gustavo Kuerten e Thomaz Koch em brasileiros que ganharam Grand Slam.

Bruno Soares teve como parceiros Marcelo Melo, Colin Fleming, Eric Butorac,  John Peers, Mate Pavic, Kevin Ullyett. No entanto, foi com Jamie Murray e com Alexander Peya que teve mais sucesso, foram 12 títulos.

Títulos de Bruno Soares

Bruno Soares foi campeão em todos os pisos do tênis, ao todo, conquistou 35 títulos. Além disso, esteve presente em 20 partidas de Copa Davis, participou dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio de Janeiro em 2016. Bruno também iria participar da edição de Tóquio 2020, mas quando já estava no país precisou operar devido a uma apendicite.

Entre 2010 a 2013, venceu quatro títulos de ATP, seu primeiro Grand Slam foi o US Open de 2012 ao vencer com a russa Ekaterina Makarova nas duplas mistas. Em 2014 voltou a vencer mas desta vez, com a indiana Sania Mirza. Em 2016 venceu pela primeira vez em duplas masculinas com Jamie Murray no Australian Open.

Porém ele não parou por aí, no dia seguinte venceu duplas mistas com a russa Elena Vesnina. Com esse feito, Bruno Soares igualou Maria Esther Bueno a conquistar dois no mesmo torneio. Ainda em 2016, venceu com Jamie Murray o US Open e em 2020 conquista o bicampeonato mas desta vez, com o croata  Mate Pavic.

Bruno Soares em 2016 terminou a temporada fazendo parte da segunda melhor dupla do mundo. Com todos seus parceiros, venceu 554 jogos de nível ATP e conseguiu uma premiação maior a 6,9 milhões de dólares ao longo de sua carreira. O brasileiro deixa a carreira profissional após 22 anos e diversas conquistas, Bruno deixa um legado para todos os tenistas e uma inspiração para quem quer seguir no tênis.

Imagem: Divulgação

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “Bruno Soares anuncia aposentadoria do tênis

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: