Carlos Alcaraz: o número um do mundo

Uma temporada espetacular de Carlos Alcaraz terminou o coroando como o grande vencedor do US Open e também como o atual número um do ranking da ATP. Mas também não parou por aí, o tenista espanhol se tornou o mais jovem da história a chegar ao topo.
Alcaraz fez excelente Grand Slam
Para se tornar número um do mundo, Carlos Alcaraz precisava chegar à final nos Estados Unidos e vencê-la. No entanto, sua chave no torneio não era fácil, ele e Nadal poderiam se encontrar numa semifinal, o espanhol de 36 anos era um dos cinco tenistas com chances mais fáceis de chegar novamente na liderança.
Porém, ele caiu nas oitavas-de-final para o norte-americano Frances Tiafoe. Enquanto isso, Alcaraz foi vencendo os seus adversários. Em sua grande maioria, jogando cinco sets com partidas com mais de três horas de duração. Mostrou talento mas também mostrou raça e qualidade para um tenista que em pouco mais de um ano, nem estava entre os 100 melhores do ranking.
A semifinal foi contra Tiafoe e exigiu de Carlos Alcaraz resiliência e foco. Ele teve a chance de terminar a partida no quarto set, entretanto, o norte-americano conseguiu se salvar e levar a decisão para o quinto set. O tenista de 19 anos impôs seu jogo e fechou o placar em 3 a 2 garantindo sua vaga na grande final.
Final com Casper Ruud decidia todo da ATP
Do outro lado tinha Casper Ruud que além do título, buscava a liderança da ATP. Por ter se classificado para a final, o norueguês provisoriamente era o número um do mundo, mas como Alcaraz também se classificou, os dois lutariam até o fim.
Alcaraz venceu o primeiro set, Ruud devolveu empatando a final. No terceiro set, o espanhol começou nervoso e cometendo alguns erros. Com cada um vencendo os seus games, tivemos tiebreak. O norueguês teve a chance de ganhar e virar o jogo, entretanto, o espanhol abriu 2 a 1.
O quarto set contou com quebras de Carlos Alcaraz, pressionando Ruud que não conseguiu a recuperação e viu o seu adversário vencer o US Open e fazer história. Em sua primeira final de Grand Slam, o título foi conquistado e confirmando as expectativas de ser um dos mais novos fenômenos do tênis masculino mundial.
Carlos Alcaraz quebrou recordes
Quando confirmou o título, Alcaraz se tornou o tenista mais jovem a ser número um da ATP com 19 anos. Além disso, agora é o atleta que mais ficou em quadra no US Open, ao todo foram 21h52 passando a marca de Andy Roddick.
O que falaram os finalistas
Na premiação Carlos Alcaraz agradeceu a todos e refletiu sobre sua carreira.
“Primeiro eu gostaria de agradecer a todos por este dia especial. Isso é algo que eu sonhei durante toda minha vida. Ganhar um Grand Slam e ser o melhor do mundo foi algo que sempre sonhei. Eu só tenho 19 anos e todas as decisões difíceis eu deixo com a minha equipe (risos). Pensei na minha mãe que não está aqui e no meu avô. Muitas pessoas vieram da Espanha para torcer para mim. Desde a primeira rodada, estavam torcendo para mim. Foi a melhor atmosfera num torneio na minha vida.”
Casper Ruud mesmo perdendo, se mostrou grato a tudo que tem acontecido em sua carreira.
“Eu ainda não sou o número 1, mas o número não é tão ruim também. Eu devo tudo aos meus pais. Eles me ajudaram durante toda a minha vida e minha carreira. Eles são o motivo de eu chegar aqui.”
Imagem: Divulgação
https://horadogolesportes.com/verstappen-vence-gp-da-holanda/
Um comentário em “Carlos Alcaraz: o número um do mundo”