Charles Leclerc e Ferrari vence GP do Bahrein

O primeiro GP da Fórmula 1 aconteceu neste domingo (20). Como era esperado, a Ferrari correu forte na pista e venceu Charles Leclerc, que fez a pole position na classificação de sábado. Carlos Sainz, também da Ferrari, ficou na segunda colocação. Destaque para a disputa entre Charles Leclerc e Max Verstappen pela liderança.
Largada já com ultrapassagens
A partir da largada, Charles Leclerc conseguiu parar o avanço de Max que sofreu pressão do ferrarista Carlos Sainz. Lewis Hamilton, que tinha largado em quinto, subiu uma posição. Valtteri Bottas, que largou na sexta colocação, desceu oito posições.
A McLaren tem demonstrado um desempenho bem abaixo do esperado, Lando Norris estava na 13ª posição e caiu para 17ª enquanto Daniel Ricciardo fez a pole na 20ª colocação.
Na largada aconteceram dois incidentes, Esteban Ocon e Mick Schumacher tocaram e o alemão da Haas rodou na curva seis. Mas após a investigação, Ocon foi punido com 0s5. Lance Stroll e Lando Norris também tocaram.
Charles Leclerc dispara
A expectativa para o motor Ferrari era grande, e já de início, demonstrou que tem correspondido positivamente. O carro 16 de Charles Leclerc colocou mais de dois segundos de vantagem em cima do carro da Red Bull.
Mercedes sem estabilidade
Já era esperado que a Mercedes não iria bem nessa corrida. A falta de estabilidade obrigou Hamilton a ser o primeiro piloto a trocar os pneus. Colocou o duro e teve uma parada mais lenta que o normal, 3s4. Na saída do pit lane, o heptacampeão mundial quase se acidenta com Guanyu Zhou da Alfa Romeo por estar com os pneus ainda frios na pista.
George Russell em sua primeira temporada com a escuderia conseguiu pilotar bem em compensação das falhas encontradas no carro. O inglês terminou na quarta colocação marcando 12 pontos.
Disputa Leclerc x Verstappen
O ponto alto do dia foram as três ultrapassagens envolvendo Charles Leclerc e Max Verstappen. O piloto da Ferrari precisou fazer uma parada e viu o atual campeão assumir a liderança. No entanto, conseguiu recuperar a primeira colocação.
Mas Max continuou em sua busca de ultrapassar Leclerc, e conseguiu. Entretanto, novamente Charles Leclerc reassumiu o primeiro lugar. Até que o piloto da Red Bull tenta mais uma vez, só que freia demais e deixa escapar a nova possibilidade de ser o número um no Bahrein.
Um acidente com o carro de Pierre Gasly que pegou fogo, obrigou a entrada do safety car faltando 10 voltas para o fim. Com isso, os dois pilotos que rivalizaram em toda a corrida, iriam protagonizar mais uma vez com uma relargada.
Lembrando da polêmica em Abu Dhabi, ocorreram mudanças para 2022. O safety car agora tem a autorização para deixar a pista de corrida assim que os carros retardatários se alinharem, antes só podia na volta seguinte.
Hoje, a identificação e alerta dos carros é feito por um software, antes era pela direção de provas de forma manual.
E na relargada, mais emoção. Verstappen ataca com tudo que pode, mas Leclerc consegue segurar a liderança e ainda vê seu companheiro de equipe, Carlos Sainz pressionar o holandês, mas sem sucesso.
Max para, e Charles Leclerc vence no Bahrein com dobradinha da Ferrari
O último pit lane de Verstappen, o piloto já dizia que estava com dificuldades na direção e a cinco voltas para o fim, Sainz pressionava o atual campeão que cede o segundo lugar. Após isso, abandonou a pista e saiu do Bahrein sem pontuar.
A esperança de pontuar da Red Bull ficou com Sérgio Perez, no entanto, em disputa com Hamilton, que agora estava na quarta colocação, o carro do Checo rodou na última volta e a escuderia saiu zerada da primeira corrida. Um fato que não acontecia desde 2018.
Com isso, Charles Leclerc conseguiu correr para a vitória sem pressão e ainda viu Sainz fazer a dobradinha da Ferrari na segunda colocação. Hamilton completou o pódio num dia em que a Mercedes não tinha esperanças de levantar algum troféu.
Leclerc saiu do Bahrein com 25 pontos, mais um ponto de bonificação por fazer a volta mais rápida com 1:34570 totalizando 26 pontos. Sainz saiu com 18 pontos enquanto Hamilton pontuou 15.
Carlos Magnussen fez história, ao chegar em quinto lugar, fez a Haas pontuar pela primeira vez desde 2019. A escuderia, que perdeu seu principal patrocinador na temporada pelo envolvimento dele com a Rússia, demonstra que pode dar a volta por cima.
A próxima corrida acontecerá no próximo domingo (27) no GP de Jeddah na Arábia Saudita.
3 comentários sobre “Charles Leclerc e Ferrari vence GP do Bahrein”