Hora do Gol Esportes

Croácia vence Marrocos e é terceiro na Copa

Talvez fazendo o melhor jogo seu na competição, a Croácia venceu Marrocos por 2 a 1. Gols de Gvardiol, Orsic e Dari. A partida que valia o terceiro lugar, foi com a vice-campeã de 2018 e com a seleção sensação desta Copa do Mundo

Primeiro tempo de gols e bom futebol

A Croácia de início passou a ter mais o controle da bola até pela qualidade de seu meio de campo. Aos sete, em jogada de bola parada, a bola chega a Perisic que ajeita de cabeça e Gvardiol abre o placar no Catar. Mas Marrocos não desistiu, dois minutos depois, novamente em bola parada, Dari empatou a partida em 1 a 1. A sensação africana quando tinha a posse de bola era mais objetiva, entretanto, errava nas finalizações, algo que ficou evidente em outros jogos nesta competição.

Os europeus tinham dificuldades de entrar na área com facilidade, Brozovic estava no banco e isso obrigou a Luka Modric a recuar mas ainda tinha a função de organizador do time. Mas a sua chegada à área do goleiro Bounou ficou escassa. Os primeiros minutos foram corridos, além dos dois gols, as duas equipes buscavam o jogo, na metade do primeiro tempo Marrocos conseguiu igualar e não ficou passando por sustos em sua defesa.

Todavia, em troca de passes da Croácia, Orsic marcou um golaço aos 42 minutos e sem chances de defesa para o goleiro Bounou, Croácia 2 a 1. Os marcadores marroquinos falharam e permitiram  a jogada, mas ninguém esperava o chute que originou o belo gol.

Croácia vence e se torna terceira melhor do Catar

No início do segundo tempo Orsic tentou novamente a finalização mas desta vez, a bola bateu no defensor de Marrocos e foi para escanteio. Os africanos não estavam conseguindo chegar no ataque da mesma forma que faziam no primeiro tempo. A segunda etapa do tempo regulamentar ficou abaixo do que as equipes estavam jogando. No entanto, vários jogadores saíram lesionados e isso prejudicou o ritmo da partida.

Mas aos 29, o jogo voltou a ficar movimentado, tanto Croácia quanto Marrocos voltaram a buscar o gol. Os africanos chegaram muito perto do empate e reclamaram de falta, em um lance anterior, os europeus tiveram um pênalti não marcado e nem revisado pelo VAR. Nervosismo dentro de campo. O juiz que muito conversava com os jogadores perdeu o controle da partida. Tudo ficou mais tenso.

Marrocos tinha ainda seis minutos de acréscimos para conseguir o empate. E En-Nesyri quase fez, mas a bola foi para o lado de fora da rede. Fim de jogo e a Croácia garantiu o terceiro lugar no Catar. O clima ficou tenso após o jogo, jogadores de Marrocos reclamaram fortemente contra a arbitragem por e sentirem prejudicados.

A última Copa de Modric

Imagem: Divulgação

Com 37 anos, Luka Modric anunciou que esta seria a sua última Copa do Mundo. Na próxima, em 2026, ele estará com 41 anos e como tinha falado anteriormente, pretende jogar até aos 40. Mas isso não parece ser um adeus definitivo da seleção, a Eurocopa de 2024 pode ser o capítulo final do camisa 10 pela equipe de seu país.

A realidade é que estamos presenciando o fim de carreira de um dos jogadores mais talentosos que já jogaram nas últimas décadas. Mas esse fim continua sendo jogando o seu melhor futebol para que nós possamos aplaudir de pé toda a sua trajetória.

Marrocos mostrou ter talento e uma torcida apaixonada

Imagem: Divulgação

A seleção de Marrocos colocou a África em uma semifinal pela primeira vez em uma Copa do Mundo, seus jogadores mais famosos são Hakimi que joga no PSG e Ziyech do Chelsea fazem o mundo olhar para eles. Porém, devido ao seu jogo coletivo com bons jogadores e dedicados ao sistema tático, colocaram a seleção como a sensação da competição e muitos clubes atentos em uma possível contratação.

O goleiro Bounou do Sevilla é outro que deverá ser cogitado por equipes maiores da Europa. Ele se tornou um dos melhores em sua posição. Foi decisivo em partidas como contra a Espanha que defendeu dois pênaltis garantindo a classificação. O técnico Walid Regragui com apenas três meses antes da competição criou um grupo forte mentalmente e unido. 

Isso ajudou a chegar em quarto lugar e a fazer história. Walid é fã de Guardiola e esteve presente em palestras de Mikel Arteta quando ele falou como fez o Arsenal jogar contra o Manchester City. As lesões ao longo da competição de Marrocos prejudicaram um pouco mas o que podemos ter certeza é que em 2026 podemos ver um Marrocos com mais força e quem sabe colocando o nome na história mais uma vez.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile