Danke Sebastian Vettel

Dia 20 de novembro ficará marcado como a data que Sebastian Vettel correu pela última vez na Fórmula 1 no Grande Prêmio de Abu Dhabi. O tetracampeão mundial pela Red Bull decidiu que era hora de aposentar seu volante, e se dedicar a sua família, mas também a outros projetos que ele tem em mente. 

No entanto, mesmo sendo um adeus, o seu legado, simpatia, amor ao esporte e as pessoas, seu talento inigualável para essa categoria do automobilismo ficarão para sempre na memória e no coração de todos envolvidos e fãs desse esporte. 

Por ser tão querido, o alemão recebeu diversas homenagens como forma de agradecimento por tudo que já fez.

Jantar entre pilotos

Imagem: Divulgação

Na última quinta-feira (17) aconteceu um jantar entre os 20 pilotos do grid com o objetivo de fazer uma despedida para Vettel. 

Mas ele não será o único a se despedir, Mick Schumacher, seu pupilo, anunciou recentemente a sua saída da Haas. Segundo a imprensa, o filho de Michael Schumacher deve assinar um contrato de piloto reserva da Mercedes.

Nicholas Latifi é outro piloto que vai embora, a Williams não renovou o seu vínculo e Logan Sargeant entrará em seu lugar. Daniel Ricciardo teve seu contrato rescindido com a McLaren mas fechou um novo com a Red Bull. O australiano terá um papel diferente, ao que tudo indica, não será piloto reserva mas sim trabalhará no marketing da empresa.

O jantar foi organizado por Lewis Hamilton, um amigo que Vettel fez fora das pistas e que também luta por causas sociais e ambientais. O combinado entre os pilotos aconteceu no México e todos compareceram em Abu Dhabi para prestigiar um dos grandes nomes da Fórmula 1. O heptacampeão mundial, no entanto, não parece aceitar a aposentadoria do amigo e já comentou que o espera novamente pilotando dentro das pistas.

Pelos relatos, foi uma noite de muita conversa e boas risadas. Em uma das fotos dá para perceber que todos estavam segurando uma carta. Pela personalidade de Vettel, ele provavelmente escreveu uma para cada um. 

Uma carta para Leclerc 

Imagem: Divulgação

Charles Leclerc, que atualmente é o piloto número 1 da Ferrari, foi companheiro de Vettel. Mas o episódio que ele contou para a imprensa aconteceu quando ele ainda estava na Fórmula 2.

O monegasco ficava no simulador e ajudava a escuderia italiana a entender melhor o seu carro. Vettel sabendo disso, escreveu uma carta para ele agradecendo todo o seu trabalho e como isso beneficiava a equipe. Quando de fato se tornaram colegas de equipe na categoria principal, batalharam arduamente para ser o piloto número 1 da equipe, até que o alemão saiu da Ferrari e assinou com a Aston Martin. 

Mesmo com essa situação, se tornaram amigos e Vettel aconselha Charles até hoje. O monegasco fez uma pintura em seu capacete agradecendo ao alemão.

Rivais dentro da pista mas apenas isso

Capacete de Alonso para Abu Dhabi. Imagem: divulgação

Alonso e Vettel protagonizaram batalhas excelentes em busca do título mundial de Fórmula 1. O espanhol foi vice de Sebastian em três temporadas dos quatro títulos conquistados por ele.

Todavia, a relação entre eles parece ser saudável, a ponto de Alonso correr em Abu Dhabi com um capacete em homenagem ao alemão. 

Ferrari homenageia Vettel

Imagem: Divulgação

Mesmo saindo com alguns atritos na escuderia italiana, Vettel foi homenageado por eles. A equipe ofereceu uma cobertura do motor assinada por todos os membros da escuderia. Carlos Sainz publicou em suas redes que também homenagearia a Sebastian com um adesivo em seu capacete agradecendo a ele.

Pelos tifosis, o alemão disputou 118 GPs, conquistando 14 vitórias, 12 poles e 54 pódios.

Red Bull também agradece a Vettel

Imagem: Red Bull

Diante de tantas homenagens, não poderia faltar a da Red Bull, equipe no qual Vettel se tornou tetracampeão mundial. Na noite de sábado, a equipe austríaca organizou uma festa de despedida para o agora piloto aposentado.

Helmut Marko, conselheiro principal da Red Bull disse em entrevista para a Sky de Deutschland, que ofereceu um cargo administrativo para Sebastian na AlphaTauri ou na RBR. O alemão no entanto, disse que agora pretende focar em suas férias.

Homenagem da Aston Martin

Imagem: Aston Martin

Com a sensação de despedida mas com muitos sorrisos, a Aston Martin também fez a sua homenagem, em seus boxes, palavras nas paredes agradecendo a Vettel apareceram. Seu pai, Norbert, levou o macacão e as luvas de sua época de kart, quando o alemão viu toda a homenagem, esbanjou um sorriso e aquele brilho no olhar característico de Sebastian.

Seu pai, no entanto, parecia muito emotivo e começou a chorar, provavelmente lembrou de tudo que passaram desde o início do filho nessa carreira. E com certeza, das grandes vitórias que o fizeram entrar para a história. 

Seu atual carro da AM estava escrito “Danke Seb”, que no português quer dizer “Obrigada Seb”.

Além das pistas: engajado em lutas ambientais

Não é de hoje que Vettel se mostra preocupado com o meio ambiente. Ele tem sido uma das pessoas que estão engajadas em procurar soluções para preservar o meio ambiente. Ele participa de eventos, visita locais e tem sido porta-voz desse movimento aproveitando a sua visibilidade como atleta.

Pensando nisso, o alemão aproveitou que a Fórmula 1 foi para São Paulo e visitou a SOS Mata Atlântica no último dia 9. Mesmo sabendo das dificuldades para a preservação, Vettel se mostrou otimista e consegue ver um caminho positivo para o futuro. 

Além disso, ele homenageou o Brasil em seu capacete com uma pintura que lembrava uma árvore nas cores da bandeira e que no fim se misturava com as cores da Alemanha, seu país de origem.

Mentor de Schumacher 

Imagem: Vettel

Desde criança, Vettel teve a presença de Michael Schumacher muito perto de si. O heptacampeão mundial foi o seu mentor e o ajudou rumo à categoria principal. Com o seu acidente, ficou impossível que Michael ajudasse Mick, seu filho, a seguir seus próprios passos na Fórmula 1.

Então o tetracampeão assumiu essa responsabilidade não apenas no esporte mas também na vida, e até para sua irmã. Recentemente ele esteve presente em um evento de equitação onde Gina participava. Mick já havia comentado a importância de Seb em sua vida, em momentos que eles compartilhavam entre os treinos e as corridas. Em forma de homenageá-lo, o alemão de 23 anos também fez uma pintura especial em seu capacete. 

Imagem: Fórmula 1

A importância de Vettel

Vettel em 2013 após ganhar seu quarto título. Imagem: Divulgação

Talvez ainda não tenhamos como compreender a grandeza de ter tido a oportunidade de ver Sebastian Vettel na Fórmula 1. Em um esporte que possui diversas figuras históricas como Senna, Prost, Lauda e Schumacher, Vettel se junta a eles.

Dono de quatro títulos mundiais, ele sempre mostrou o seu talento combinado com uma inteligência só dele. Uma das imagens mais icônicas é quando ele sai do carro e se ajoelha diante dele após a conquista de seu último campeonato no GP da Índia em 2013. Além disso, se mostrou uma pessoa com uma sensibilidade incrível, mas acima de tudo, um companheirismo inigualável.

Isso podemos ver quando ele consegue reunir 19 pilotos que, em menos de uma semana, estavam brigando na pista de Interlagos e fazendo declarações um pouco acima do tom que estão acostumados depois do término da prova. Ali parecia que todos eram amigos, mas na verdade, estavam todos por Vettel.

Ele consegue ser amigo até dos seus maiores rivais ao longo de sua carreira, ele conseguiu conquistar uma imensidão de fãs não apenas pelas suas conquistas, mas pelo seu carinho demonstrado quando os encontra. Uma pessoa que sabe agradecer e sempre tenta ajudar suas equipes. É aquela pessoa que sabe chegar e sabe sair e dificilmente deixa ressentimentos, mas sim saudades.

A autora que vos fala não sabe ainda quando o mundo vai ter a real noção do impacto de Sebastian Vettel. Mas uma coisa é certa, ele merece sim ter a opção de sair agora e viver tudo que pretende com sua família. Até porque sua esposa Hanna foi uma das que mais o apoiaram e construiu uma família com ele. Vettel merece poder descansar e aproveitar a sua vida da maneira que quiser. Nós que somos fãs de automobilismo sentiremos sua falta, porque sabemos que ele ainda tinha mais gasolina para queimar, mas quem sabe no futuro não o veremos à frente de alguma equipe dividindo tudo o que ele sabe? Por enquanto, só temos que dizer “Danke Seb”.

A corrida em Abu Dhabi

A atenção estava em Vettel que fazia a sua última corrida. O alemão foi mais uma vez homenageado antes do início da prova com direito a aplausos de todos os pilotos. Verstappen ganhou a sua 15ª vitória da temporada e Leclerc conseguiu o vice-campeonato mesmo com a ameaça de Pérez em Abu Dhabi. Hamilton e Alonso abandonaram devido a problemas em seus carros. Vettel ainda pontuou terminando na décima colocação.

Imagem: Divulgação

https://horadogolesportes.com/o-outro-lado-da-copa-do-mundo/?amp=1

Related posts

One Thought to “Danke Sebastian Vettel”

Deixe uma resposta