Ícone do site Hora do Gol Esportes

Filipe Toledo é campeão em Bells Beach

BELLS BEACH, VICTORIA, AUSTRALIA - APRIL 14: Filipe Toledo of Brazil surfs in Heat 5 of the Round of 32 at the Rip Curl Pro Bells Beach on April 14, 2022 at Bells Beach, Victoria, Australia (Photo by Ed Sloane/World Surf League)

Filipe Toledo com este resultado, usará a camiseta amarela que é dada para o líder do ranking da temporada da WSL. O camisa 77 do Brasil foi um dos grandes destaques da etapa de Melbourne, na Austrália. 

Foi a segunda final do brasileiro em Bells Beach e também sua segunda na temporada de 2022. Toledo venceu a bateria contra Callum Robson por 14,74 contra 12,94.

Nas semifinais, Filipe Toledo venceu a bateria contra o australiano Ethan Ewing. O natural de Ubatuba fez 10,73 e seu adversário apenas 3,43. As notas foram baixas devido os surfistas esperarem 14 minutos para pegarem a primeira onda da bateria.

Filipinho, como é conhecido, conseguiu uma nota 6 após dar dois aéreos. Ewing, no entanto, ficou aguardando por uma onda maior. Mas Toledo continuou na ativa e conseguiu um 4,73. O brasileiro vendo as condições adversas no mar australiano, pegou uma onda menor com Miguel Pupo que estava na praia torcendo por ele.

Faltando seis minutos para o final da bateria, Ethan pegou sua primeira onda e fez 3,43, com isso precisava de uma nota 7,30 para sua classificação para a final. Mas a prioridade passou para Filipe Toledo que no minuto final errou numa onda e se viu ameaçado. No entanto, a onda que Ewing pegou ele erra na manobra.

Tyler Wright bate Carissa Moore e vence no feminino.

Filipe Toledo x Callum Robson

Após a semifinal, a WSL interrompeu a competição devido às más condições do mar e depois de duas horas, Callum Robson venceu Jack Robinson e avançou para a final. No início da final os dois surfistas ficaram marcando um ao outro para ver quem pegaria a primeira onda e definir a prioridade na bateria.

A primeira chance seria de Filipe que pegou uma onda pequena mas bem surfada e ganhou uma nota 6. Quase ao mesmo tempo, Robson pega sua primeira onda mas, cai na finalização e fez 5,17. O australiano na segunda onda conseguiu três pontos e somou 8,17. 

Mas Filipe Toledo faz uma onda da forma que os juízes pedem, progressivo e inovador. Com direito a dois aéreos para 8,17 e soma 14,17 deixando seu adversário precisando fazer uma onda de nota 9 para voltar a liderança.

Callum Robson naquele momento faria sua melhor onda da bateria e os juízes dão 7,77. Toledo na sequência fez um aéreo mas, não conseguiu fazer mais manobras e pontua 6,57. Nas duas ondas seguintes, os dois surfistas caíram ao fazer suas manobras e não mudaram seus pontos.

Robson foi para o tudo ou nada na série que apareceu, no entanto, errou em sua segunda onda e caiu faltando um minuto para o término da bateria. Com isso, Filipe Toledo se tornou o grande campeão de Bells Beach na Austrália, pela primeira vez em sua carreira. Ele também é o atual líder da WSL.

Filipe Toledo em 2022

Filipe Toledo tem tido uma consistência em 2022. Foi vice-campeão em Portugal perdendo para o norte-americano Griffin Colapinto. Em Melbourne, o brasileiro distribuiu manobras fortes e técnicas que lhe garantiram as vitórias nas baterias com confrontos com adver´sarios . 

Mas uma final antecipada aconteceria nas quartas-de-finais. Reeditando a final de 2019, Filipe Toledo enfrentou John John Florence que também é um dos destaques de 2022. E os dois surfistas fizeram uma das baterias mais disputadas da etapa. Mas o camisa 77 venceu o bicampeão mundial por 16.40 x 14.76 tendo uma onda 9,63.

O paulista é o atual vice-campeão da temporada de 2021 da WSL, perdendo para Gabriel Medina em Trestles.

Tyler Wright x Carissa Moore

Duelo de campeãs da WSL. Tyler tem dois títulos da liga, enquanto Carissa é penta campeã e campeã olímpica. A bicampeã entrou na sintonia que o mar estava lhe propondo, e na primeira onda pontuou 8,93, mas Carissa estava diferente do habitual. 

A havaiana perdeu uma onda que poderia tirá-la do sufoco. Tyler ainda fez sua segunda nota com 6,83 colocando Carissa na pressão para fazer 9,99. Mesmo confortável na bateria, a australiana continuou surfando ondas excelentes e trocou de nota, 8 pontos e a atual campeã da WSL entrou em combinação e precisava de duas ondas que somassem 16,93.

Com um surf impecável e com uma excelente estratégia, Tyler vence Carissa Moore após perder duas finais na Austrália para a havaiana. E depois de dois anos de doenças e lesões, Tyler Wright venceu pela primeira vez a etapa de Bells Beach diante de sua torcida.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile