Franca Basquetebol Clube

O time do estado de São Paulo está numa temporada arrasadora. Líder isolado da NBB, até agora não sabe o que é perder. São 16 vitórias seguidas na competição, o que faz dele o time a ser batido.
O ano de 2022 já se iniciou com vitórias, no último sábado (09) Franca venceu o São Paulo pelo placar de 92 a 87. Com este resultado, igualou o melhor primeiro turno do NBB que era do Flamengo, na temporada de 2012/2013 com 100% de aproveitamento.
História do Franca
Criado em 10 de maio de 1959, O Franca Basquetebol Clube pelo professor de Educação Física, Pedro Fuentes, apelidado de Pedroca. Sua primeira formação se deu no Instituto Estadual de Educação Torquato Caleiro (I.E.E.T.C.) que depois foi chamado Escola Estadual Torquato Caleiro.
A equipe do Franca é a maior vencedora de campeonatos brasileiros, totalizando em 11. Ao lado do Corinthians, possui 14 títulos do campeonato paulista. Além disso, é quatro vezes campeã Pan-Americana, uma Liga Sul-Americana e seis Sul-Americanos de Clubes.
Diante de tantos títulos ao longo dos anos, a cidade de Franca é considerada como a “capital do basquete brasileiro”. O time é o único no Brasil que não interrompeu suas atividades por um ano desde a sua criação.
Jogadores históricos do Franca
Em seus 63 anos de história, passaram jogadores de destaque. Fausto Giannecchini, os irmãos metralha” Hélio Rubens, Lázaro “Toto” e Fransérgio Garcia, Anderson Varejão, Helinho, Murilo Becker, dentre outros.
Já os atletas estrangeiros de destaque foram: os norte-americanos Patrick Reynolds e Dexter Shouse, Tony Stockman, Maurice Spillers, Kevin Sowell e Eddie Basden. O dominicano José Vargas, o uruguaio Tato López e o argentino Juan Pablo Figueroa.
Atual temporada

Além de estar na liderança da NBB, o Franca também participará em janeiro da Copa Super 8. A competição consiste em reunir as oito melhores equipes do primeiro turno no campeonato nacional.
A partir de então, ocorre um cruzamento olímpico. Os primeiros colocados pegam os piores colocados, feito o chaveamento, as partidas são eliminatórias até chegar a final para decidir o campeão.
Desde a criação em 2018 o time de São Paulo está presente. Nas três edições, (2020 não teve Super 8 pelo motivo da pandemia), em 2018 chega a final mas perde para o Flamengo. Porém na temporada seguinte, em uma revanche contra o time carioca, venceu e se torna campeão. Entretanto, em 2021 é eliminado nas quartas de final novamente num jogo contra o Flamengo
Caso vença a competição, o Franca estará com uma vaga garantida para a Champions League das Américas. Ao que tudo indica, os francanos têm grandes chances de fazer essa temporada muito vitoriosa e marcada na história do basquete brasileiro.
https://portaltagarelas.com.br/2022/01/06/qual-o-destino-de-jorge-jesus/