Pela primeira vez em sua história, a França se sagrou campeã da Liga das Nações ao derrotar os Estados Unidos por 3 sets a 2, com parciais de 25/16, 25/19, 15/25, 21/25 e 15/10. Os atuais campeões olímpicos saíram vitoriosos sob o comando de seu melhor jogador, Ngapeth.
Primeiro set francês
A fase final da VNL aconteceu em Bologna, na Itália e infelizmente, o Brasil caiu nas quartas para os Estados Unidos. A França iniciou a partida sacando forte, e com isso abriu 5 a 2. Os norte-americanos erraram algumas vezes o que fez os franceses na primeira parada técnica, estarem a frente 12 a 6.
Mas mesmo os EUA sendo um adversário a altura, não conseguiu reverter a desvantagem e viu a França fechar o primeiro set com 25 a 16.
França segue dominante no segundo set
O saque forçado francês continuava e prejudicava o passe norte-americano e o técnico Speraw precisou queimar os dois pedidos técnicos de tempo. No entanto, o seu melhor jogador, Defalco não conseguia impor seu jogo e foi substituído por Muagututia.
A França diminuiu seu desempenho e os Estados Unidos começaram a encostar no placar. Porém, o técnico Giani para o jogo e a seleção fechou o segundo set por 25 a 19.
Primeiro set ganho dos Estados Unidos
Defalco voltou e a partida passou a ficar equilibrada. Os pontos passaram a ser mais disputados e os erros passaram a ser da equipe francesa. A França perdeu sua força no saque e os Estados Unidos passaram a bloquear Ngapeth no ataque.
Os norte-americanos pegaram ritmo de jogo e fecharam o terceiro set em 25 a 15, mas a França seguia na frente só que agora por 2 a 1.
Estados Unidos empata a partida
Mais um set disputado ponto a ponto, mas era os Estados Unidos que conseguia abrir vantagem. Os principais jogadores franceses foram neutralizados, enquanto Defalco e Christenson comandavam a seleção para empatar a partida. A França tentou encostar, entretanto, os adversários estavam embalados para vencer o quarto set por 25 a 21.
Tiebreak com vitória e título para a França
O set decisivo também começou disputado, as duas equipes estavam dispostas a vencer o campeonato. No entanto, os Estados Unidos erram duas vezes seguidas e a França abre 4 a 2. Speraw pediu tempo mas um saque de Brizard e dois ataques de Ngapeth, os franceses chegaram a 7 a 2.
Os norte-americanos chegaram a encostar o placar em 8 a 5, Giani pediu tempo para impedir um empate adversário. Mas a França consegue quatro pontos de vantagem e com um erro de ataque dos Estados Unidos, a Seleção Francesa fecha em 15 a 10 e se torna campeã da VNL pela primeira vez de sua história.
Imagem: Divulgação
[…] França é campeã da VNL masculina […]
[…] França é campeã da VNL masculina […]