Gabigol decide clássico dos milhões

Gabigol faz de pênalti, e o Flamengo vence o Vasco por 1×0 no clássico dos milhões no Maracanã. A partida era válida pela semifinal do Campeonato Carioca. O segundo jogo será neste domingo (20) também no Maracanã.
Gabigol define a partida no primeiro tempo
A equipe de Paulo Sousa começa querendo controlar o jogo, mas aos cinco minutos, Andreas Pereira erra passe que faz Zé Gabriel comandar o contra-ataque. Com isso, o jogador rubro-negro leva cartão amarelo por fazer falta no adversário.
No minuto seguinte, Matheuzinho também leva cartão amarelo por falta em Gabriel Pec. Dois jogadores do Flamengo amarelados em dois contra-ataques do Vasco em menos de 10 minutos.
A partir daí, o time rubro-negro começa a criar jogadas. Arrascaeta e Bruno Henrique tentam a tabela mas, a defesa do Gigante da Colina afasta para escanteio. O camisa 14 cobra escanteio e o goleiro Thiago Rodrigues tira a bola, porém, no rebote, Gabigol faz tabela com Everton Ribeiro que chuta mas, Quintero afasta.
A oportunidade mais clara do Flamengo veio aos 25 com passe de Bruno Henrique para Gabigol que chuta forte, no entanto, Thiago Rodrigues defende a finalização. A pressão rubro-negra era constante, deixando o Vasco sem opções de sair para o ataque.
Outra grande chance para o Flamengo, desta vez Arrascaeta quase faz um gol olímpico para a defesa do goleiro cruzmaltino. No escanteio seguinte Anderson Conceição sobe para cabecear a bola mas, ela bate no braço. Foi preciso a consulta do VAR para marcar o pênalti.
Gabigol cobra a penalidade e marcou para o Flamengo, 1×0. O primeiro tempo foi pouco efetivo para o Vasco. Do lado do Flamengo o coletivo fazia um bom trabalho.
Segundo tempo com Vasco mais solto na partida
Na volta do intervalo, Bruno Henrique é substituído para a entrada de Lázaro. O camisa 27 saiu da partida com uma luxação no ombro esquerdo. A segunda etapa o Flamengo iniciou no ataque, porém, foi parado por Anderson Conceição. Com 11 minutos, a primeira chance do Vasco no jogo. Figueiredo chuta de fora da área mas, Hugo defende.
O Flamengo tentava ampliar a vantagem no clássico, porém, cruzava mal ou parava nas mãos de Thiago Rodrigues. O Vasco, no entanto, saiu mais para o ataque mas não conseguia finalizar as jogadas para chegar ao empate.
As limitações técnicas dos jogadores do Gigante da Colina e a defesa do time rubro-negro com um jogador que dificilmente perde pênaltis como Gabigol, definiram a partida. O juiz apita o fim de jogo e o Flamengo vence o Vasco com gol de Gabigol.
Agora a equipe de Paulo Sousa pode perder por até dois gols de diferença para conquistar a classificação na final do Campeonato Carioca.
Números de Gabigol pelo Flamengo
Em quatro anos de clube, Gabigol marcou 113 gols com a camisa do Flamengo. Na temporada de 2022, já são nove gols em 10 jogos. Em clássicos, são 15 gols em 27 clássicos já disputados.
Quatro desses gols foram contra o Vasco. No novo Maracanã, são 59 gols, 56 pelo rubro-negro e três pelo Santos.
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo