Gio Queiroz e a situação no Barcelona

Na última semana, a brasileira Gio Queiroz, em carta aberta nas suas redes sociais, denunciou o abuso moral e psicológico enquanto estava como jogadora do Barcelona. Atualmente a jogadora defende o Levante da Espanha por empréstimo.
O motivo dos abusos
Mesmo nascendo no Brasil, Giovana Queiroz foi criada nos Estados Unidos e viveu parte de sua vida também na Espanha. E por isso, tem a cidadania dos dois países. Além disso, jogou nas categorias de base dos Estados Unidos e da Espanha. No entanto, decidiu defender a Seleção Brasileira a dois anos. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi suplente.
Com a decisão de representar a seleção canarinho vieram as punições. Em outubro de 2020 a atacante de 18 anos alega que após a primeira convocação, pessoas do clube catalão comentaram que isso a poderia prejudicar dentro do Barcelona. Mas mesmo com as “recomendações”, Gio Queiroz preferiu não levar elas em consideração.
A partir de então, o tratamento para com a atleta mudou.
Confinamento ilegal de Gio Queiroz
Na pandemia, o Barcelona comunicou a Gio Queiroz que uma pessoa próxima havia testado positivo para a Covid-19. A jogadora afirma que chefes do departamento médico do clube a confinaram ilegalmente.
No entanto, ela ficou desconfiada e recorreu ao departamento de saúde da Catalunha e lá disseram que não havia a necessidade de tal confinamento.
Acusação de indisciplina de Gio Queiroz
Com o fim de sua quarentena, Gio Queiroz viajou para os Estados Unidos e se juntou à Seleção Brasileira. Em sua volta para a Espanha, uma acusação de indisciplina. O diretor do clube alegou que ela viajou sem a autorização do Barcelona e, além disso, sofreu ameaças de ser separada do restante do grupo.
Em sua carta aberta, a jogadora fala sobre o episódio:
“Me acusaram injustamente de haver descumprido o confinamento, de ter viajado sem autorização do clube e consentimentos das capitãs da equipe. Tentei mostrar que isso não era certo. Entrei em pânico. Temi pelo meu futuro. Participei das campanhas da Fundação Barça para a aprovação da lei de proteção de menores contra a violência e ao mesmo tempo, dentro do clube, estava totalmente desprotegida. A partir desse momento minha vida mudou para sempre. Estive completamente exposta a situações humilhantes e vergonhosas durante meses dentro do clube.”
Jogadora diz que clube não é culpado
Mesmo tendo afirmado o abuso moral e psicológico sofrido, Gio Queiroz diz que o Barcelona não tem culpa da situação mas espera que o clube tome as devidas providências.
“Espero que o Barcelona cumpra com seu papel institucional e atue de maneira consciente e transparente, investigando e denunciando os possíveis delitos às autoridades pertinentes. Também desejo que o clube, através de seu presidente, se comprometa a implementar medidas efetivas para combater o problema evidente e bem documentado do abuso moral, assédio moral e a violência psicológica contra as mulheres”.
Barcelona nega os abusos
As acusações feitas por Gio Queiroz são desmentidas pelo Barcelona. Marcelo Belcher, jornalista da TNT que faz a cobertura do clube da Catalunha entrou em contato com fontes ligadas ao clube. De acordo com a apuração, as denúncias foram analisadas pela FIFA e compliance do clube, no entanto, ambos julgaram o caso favorável ao Barcelona.
Imagem: Divulgação
https://horadogolesportes.com/bruce-arians-nao-e-mais-tecnico-do-buccaneers/
Um comentário em “Gio Queiroz e a situação no Barcelona”