Jokic faz história na NBA

O sérvio Nikola Jokic fez história na NBA. O jogador do Denver Nuggets alcançou a marca de 2 mil pontos, 100 rebotes e 500 assistências em uma mesma temporada. O feito aconteceu após a vitória de 122 a 109 sobre o Memphis Grizzlies. A equipe do Colorado ainda conseguiu a classificação para os playoffs na sexta colocação.
História de Jokic no basquete
O atual MVP da temporada regular da NBA e candidato ao título Jokic começou sua carreira nas divisões de base do Vojvodina Srbijagas mas no verão de 2012, assinou com o Mega Visura. No entanto, em seu primeiro ano jogou na equipe júnior.
Na temporada 2013/2014 atuou na equipe principal. Em 25 partidas, teve uma média de 11,4 pontos, 6,4 rebotes e 2,5 assistências. Suas médias no Campeonato Sérvio 8,4 pontos, 10,4 rebotes e 2,7 assistências. Mas em 2014, Denver Nuggets o draftou para a NBA.
A estreia de Jokic na Liga foi bastante proveitosa, teve médias 10.0 pontos, 7.0 rebotes e 2.4 assistências. Com este resultado, ficou em terceiro lugar na votação do Prêmio de Novato do Ano e foi selecionado para a Primeira-Equipe de Novatos.
Na temporada de 2016/2017, marcou seis triplos-duplos e ficou na quarta colocação, atrás de Russell Westbrook, James Harden e LeBron James. Além disso, esteve na segunda colocação de Jogador que Mais Evoluiu.
2018 até agora, o começo do auge
Jokic assinou uma extensão de contrato por um valor de 148 milhões de dólares. Sua temporada novamente foi boa e levou o Denver Nuggets aos playoffs da NBA. Jokic no jogo 1 da primeira rodada contra os Spurs, fez história. Marcou um triplo-duplo e se tornou o quarto jogador a fazer este feito desde LeBron em 2006.
Mas na segunda rodada dos playoffs contra o Portland Trail Blazers, o Denver Nuggets foi derrotado e eliminado. No entanto, em 14 jogos anotou 25,1 pontos, 13,0 rebotes e 8,4 assistências em 39,7 minutos.
Na temporada seguinte, a da bolha devido à Covid-19, Jokic levou a equipe de Denver até as finais da Conferência Oeste. Mas foram derrotados pelo Los Angeles Lakers de LeBron James e Anthony Davis que ganharam o título da NBA contra o Miami Heat.
Em 2020/2021, Jokic comandou o time mesmo com jogadores lesionados. A equipe do Nuggets fez a terceira melhor campanha da Conferência Oeste. Mas perdeu nas semifinais dos playoffs da Conferência para o Phoenix Suns. No entanto, a sua forma de jogar na temporada lhe garantiu o prêmio de MVP, era a primeira vez desde Shaqiri O’Neill em 2000 que um pivô não ganhava a premiação e o primeiro do Denver.
Jokic fazendo história na Liga
O jogo contra o Memphis Grizzlies colocou Jovic na história. O jogador marcou 35 pontos, 16 rebotes e seis assistências. Os números fizeram Jovic a 2 mil pontos, 100 rebotes e 500 assistências. Este marco faz o pivô ser o único a chegar a esses números em uma mesma temporada.
Jokic levou o Denver Nuggets à quarta classificação de playoffs seguida e o jogador se tornou forte candidato ao prêmio de MVP. Se ganhar será seu segundo e de forma consecutiva. Como a temporada de Jovic não acabou, poderemos ver o sérvio fazer mais história na NBA.
Imagem: Reprodução/Twitter @nuggets
https://horadogolesportes.com/em-jogaco-milwaukee-bucks-vence-boston-celtics/
2 comentários sobre “Jokic faz história na NBA”