King Richard: Criando Campeãs

King Richard: Criando Campeãs é um filme que conta o início das irmãs Venus e Serena Williams, e como seu pai as ensinou para se tornarem campeãs. O filme na realidade é uma biografia de King Richard que antes do nascimento de suas filhas, já tinha planejado a vida delas.
História das irmãs Williams
A família tem origem na cidade de Lynwood, na Califórnia. Porém, conviviam com a violência, racismo e uma vida simples no subúrbio. No entanto, Richard percebe uma oportunidade em mudar o futuro de todos.
A ideia vem através de uma partida de tênis, a final do French Open em meados da década de 1970. A tenista campeã recebe um cheque de 40.000 dólares. A partir daí, King Richard pensa em ter não uma, mas sim duas filhas campeãs do esporte.
O pai das meninas conta com o apoio de sua esposa Oracene Williams, na criação e na construção do plano. Mas quando ouve de seu marido sobre o projeto, não confia muito, e é aí um fato que não é mostrado no filme. Richard Williams esconde os anticoncepcionais de Oracene e ela engravida de Venus e Serena.
Ao longo dos anos e treinamentos, King Richard molda suas filhas através do plano de 78 páginas escritas por ele. É ele que faz delas serem consideradas por muitos, as maiores da história do tênis.
O filme de King Richard
De uma forma fiel à verdadeira, o filme passa para seu telespectador de forma resumida as irmãs Williams treinando nas quadras de tênis localizadas nos parques públicos de Compton. Em uma dessas cenas, se mostra como a violência urbana se fazia presente no cotidiano da família e como King Richard tentava livrar suas filhas disso.
A dificuldade para conseguir melhores quadras para treinamento aparece no filme. As diversas respostas negativas até fazem com que King Richard fique um pouco chateado, se assim podemos dizer, entretanto, ele não transparece para Venus e Serena.
A relação familiar bastante na obra. Os conflitos principalmente entre King Richard, Oracene e Venus pelo fato do pai não querer que a filha disputasse os torneios juvenis são alguns dos pontos altos, além de claro, a atuação dos atores.
Por que assistir King Richard: Criando Campeãs?
Para quem é fã de esportes ou das irmãs Williams, a biografia se torna uma ótima escolha para assistir em seu tempo livre. Com duração de 2h24min, ele se mostra bem fiel à realidade. Além disso, não procura enrolar para conseguir mais alguns minutos na tela.
O elenco também se mostra bem competente, com boas atuações e muito parecidos com as personagens reais. Mas Will Smith que interpreta King Richard, atua de forma muito convincente, e isso lhe assegurou uma indicação de melhor ator para o Oscar de 2022.
A força de vontade, a perseverança, o encorajamento e o propósito de vida são as peças centrais não apenas da biografia, mas sim, da história real da família Williams.
Imagem: Divulgação
2 comentários sobre “King Richard: Criando Campeãs”