Leclerc vence o GP da Áustria

Uma corrida que teve emoção no final mas que mostrou porque Charles Leclerc é um dos melhores pilotos de sua geração. Após provas que foi prejudicado por abandonos ou erros de estratégia, o piloto da Ferrari volta ao topo do pódio na temporada de 2022 da Fórmula 1.
Verstappen foi o segundo seguido de Hamilton em terceiro. Charles conquista sua terceira vitória na temporada e quinta da carreira. A escuderia italiana viu a dobradinha acabar com o abandono de Sainz no fim da corrida.
https://horadogolesportes.com/verstappen-vence-a-corrida-sprint-na-austria/
Max larga bem mas não consegue abrir muita vantagem
Na largada, Verstappen e Leclerc asseguram os seus primeiro e segundo lugares respectivamente. Mas a briga no início ficou entre Russell e Pérez que se bateram, o mexicano saiu da pista e foi para a brita caindo para a vigésima colocação. No entanto, a FIA investigou e puniu em cinco segundos para o piloto da Mercedes.
O carro do britânico teve um problema na asa mas que não o impediu de continuar na prova. O atual campeão da categoria não estava conseguindo abrir vantagem e com isso, Leclerc chegou perto a ponto de ser liberado a abrir o DRS e assim aconteceu. O monegasco ultrapassa Verstappen e assume a liderança na Áustria.
E se no sprint teve briga entre Schumacher e Hamilton, no domingo também teve. O alemão ultrapassou o heptacampeão e ficou algumas voltas na sétima posição. No entanto, o piloto da Mercedes retoma.
Ferraris na liderança com Verstappen no box
Leclerc havia perdido a liderança para o piloto da Red Bull, no entanto reassumiu quando ele foi para o box na volta 14, um pouco cedo para o planejamento da corrida. Sainz estava em segundo lugar.
Leclerc abria vantagem e a Red Bull fez um pit stop lento para Verstappen. Pérez por outro lado, abandonou a corrida e estava em último lugar. O holandês voltou atrás de Hamilton e teríamos uma reedição em 2021 da Fórmula 1. Com um carro melhor, Max ultrapassa Lewis na curva 4 e continua a saga para retomar a liderança da prova.
Russell e Alonso fazem boa corrida
Russell pela punição de cinco segundo foi para o box para pagar essa punição e também para fazer a troca de pneus e da asa, com isso, caiu para os últimos lugares mas começou a escalar o grid e chegar na zona de pontuação do GP da Áustria.
Fernando Alonso teve problemas no carro no sábado e largou também no pelotão de trás, mas assim como Russell, escalou o grid e já estava pontuando. Mas o bicampeão da Fórmula 1 teve que fazer mais uma parada e terminou em décimo segundo.
Briga entre os intermediários
Se na frente não havia muita briga pelas posições, no pelotão intermediário isso era o contrário. A Haas com Magnussen e Schumacher faziam um bom trabalho visto a situação nesta temporada. Sem patrocinador e com poucas atualizações tem demonstrado que seus pilotos são bons.
Na frente, a Mercedes errou no pit com 4.1s na troca de pneus de Hamilton, prejudicando-o e o deixando em sexto lugar.
Mas o britânico ultrapassa Magnussen e Ocon chegando na quarta posição mesmo com um carro com dificuldades neste final de semana.
Leclerc ultrapassa Verstappen e Sainz abandona
E Leclerc seguiu na cola de Verstappen, em cada volta o piloto da Ferrari tirava a diferença até que o ultrapassa novamente para a tristeza da torcida. Mas a corrida da Áustria também era um show de distribuições de punições da direção de provas. Vários pilotos foram punidos por excederem os limites da pista em cinco segundos cada vez que cometiam a infração.
A Ferrari chama Leclerc e Sainz para a troca de pneus, com isso, Verstappen voltou para o primeiro lugar. No entanto, pela terceira vez, o monegasco conseguiu ultrapassar o holandês que se viu ameaçado por Sainz.
Quando o espanhol chegava para ultrapassar o atual campeão do mundo, um imprevisto. O carro da Ferrari pega fogo e o obriga a abandonar a corrida. O piloto conseguiu sair sem problemas do carro para o alívio de todos. O que deixa a escuderia sem acreditar porque teriam chances de fazer uma dobradinha na casa da Red Bull.
Gasly fazia uma corrida ruim, foi advertido e punido em cinco segundo por exceder os limites da pista e ainda bateu em Vettel, levando mais cinco segundos de punição.
Leclerc tem problemas no carro mas vence na Áustria
Com apenas um carro da Ferrari em pista com Charles Leclerc, a escudeira o chamou para o box, a Red Bull fez o mesmo com Max, mas o monegasco seguiu na liderança. Mas o piloto relatou no rádio que estava com problemas no acelerador. Isso poderia comprometer o fim de sua corrida.
Mas ele seguiu firme e mesmo com Verstappen diminuindo a diferença, conseguiu vencer a corrida na casa da Red Bull. Max terminou em segundo e Hamilton fechou o pódio em terceiro. Russell em quarto, Ocon em quinto, Schumacher sexto, Norris sétimo, Magnussen oitavo, Ricciardo nono e Albon em décimo. A próxima corrida será no dia 24 de julho, no GP de Paul Ricard, na França, às 10h no horário de Brasília.
Classificação entre os pilotos
1º Verstappen: 208 pontos
2º Leclerc: 170 pontos
3º Pérez: 151 pontos
4º Sainz: 133 pontos
5º Russell:. 128 pontos
6º Hamilton: 109 pontos
7º Norris: 64 pontos
8º Ocon: 52 pontos
9º Bottas: 46 pontos
10º Alonso: 29 pontos
Classificação das equipes
1º Red Bull: 359 pontos
2º Ferrari: 303 pontos
3 º Mercedes: 237 pontos
4 º McLaren: 81 pontos
5º Alpine: 81 pontos
6º Alfa Romeo: 51 pontos
7º Haas: 34 pontos
8º AlphaTauri: 27 pontos
9º Aston Martin: 18 pontos
10º Williams: 3 pontos
Imagem: Divulgação
Um comentário em “Leclerc vence o GP da Áustria”