Manu Ginóbili no Hall da Fama

Manu Ginóbili no Hall da Fama

O argentino astro do San Antonio Spurs é um dos poucos jogadores que conquistaram um título da NBA, da Euroliga e dos Jogos Olímpicos. Além dele, apenas Bill Bradley tem essas três conquistas. Pela sua carreira vitoriosa no basquete, Manu Ginóbili foi selecionado para o Hall da Fama de 2022.

Início da carreira

Natural da Argentina, Manu Ginóbili iniciou como jogador profissional em 1995 no  Andino Sport Club e ficou até 1996. No ano seguinte, se transferiu para o Estudiantes até 1998.  Em seguida, começou a jogar na Europa pelo Viola Reggio Calabria, da Itália. 

Por lá ajudou a equipe a subir para a elite do basquete italiano. Mas apenas em 1999, Manu Ginóbili se inscreveu no draft da NBA. Foi selecionado pelo San Antonio Spurs como uma escolha de 57ª rodada. No entanto, não assinou contrato com a equipe do Texas e voltou para Virtus Bologna.

Novamente na Itália, Manu Ginóbili conquistou a Euroliga em 2011 e foi eleito MVP. Além disso, foi campeão italiano, MVP de duas edições e All-Star Game do torneio.

Manu Ginóbili no Spurs

Em 2002 assinou com o San Antonio Spurs e dá início a sua história na NBA. Na primeira temporada conquistou o primeiro título na liga. Mesmo sendo reserva de Steve Smith, Manu Ginóbili foi escolhido para a segunda unidade do NBA All-Rookie Team (votação que escolhe as revelações da temporada regular de cada temporada).

Na mesma temporada recebeu o prêmio de Olimpia de Oro, dado ao melhor atleta argentino do ano. A temporada de 2004/2005 foi a primeira de Manu Ginóbili como titular do San Antonio Spurs, e nela veio seu segundo título e escolhido para o NBA All-Star Game e novamente recebendo o Olimpia de Oro.

Em 2007, o terceiro título, mas desta vez Manu Ginóbili foi titular em apenas 36 partidas. No entanto, seu rendimento lhe rendeu NBA Sixth Man of the Year Award (melhor homem substituto) e All-NBA Third Team.

Em 2014, o quarto e último título da NBA. Nesta temporada fez história com Tim Duncan e Tony Parker formando “Big Three” e superou as 110 vitórias do trio Magic Johnson, Michael Cooper e Kareem Abdul-Jabbar do Los Angeles Lakers.

Manu Ginóbili na seleção argentina

O auge na seleção de seu país aconteceu em 2004 com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A Argentina venceu na final a equipe da Itália pelo placar de 84×69. Ginóbili foi o grande nome da seleção na competição. Os Estados Unidos tinham uma hegemonia nas edições anteriores, mas a Argentina conseguiu interromper a sequência.

Os hermanos foram os primeiros da América do Sul a conquistar uma medalha de ouro olímpica no basquete. Em 2008 ganhou a medalha de bronze nas Olímpiadas de Pequim. Manu Ginóbili ainda ganhou duas edições da Copa América (2001 e 2012) e uma medalha de prata no Mundial de 2002.

Imagem: Getty Images

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “Manu Ginóbili no Hall da Fama

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: