Maradona: Conquista de um Sonho

Maradona: Conquista de um Sonho é a série de 10 episódios da Amazon Prime Video. É contada a origem humilde, o início como jogador de futebol, seu auge profissional, o declínio com os vícios nas drogas e o fim de Diego Armando Maradona.
Quem vive Maradona na produção?
São quatro atores que dividem o papel na série. Juan Cruz Romero vive Maradona quando criança. Nicolás Goldschmidt é Diego na adolescência. Antes desse trabalho, já havia participado recentemente de ‘Las Furias’ e ‘Noche de Perros’.
Nazareno Casero é Maradona na juventude. O ator argentino tem papéis em ‘Historia de un clan’ e ‘Crônica de Uma Fuga’. A versão mais madura do ex-jogador de futebol é vivida por Juan Palomino. Além da série sobre o Maradona, o ator recentemente esteve nos projetos ‘Yo nena, yo princesa’ e ‘Gunman’.
Sobre a série
Existem diversas produções que falam sobre Maradona, porém, nesta série vemos com uma maior profundidade toda a vida do argentino que virou ídolo não apenas em seu país, mas, em todo o mundo.
Um ponto alto, é a semelhança dos atores com o astro do esporte, além disso, o domínio que eles possuem com a bola no pé também ajuda a compor na caracterização.
Os criadores mostram o lado opinativo de Diego Maradona em dois momentos. O uso do racismo sofrido pelos napolitanos como incentivo para jogar contra os times do norte da Itália. E quando relembra dos mortos na Guerra das Malvinas quando a Seleção Argentina jogaria contra a da Inglaterra no ano de 1986.
A produção fala apenas de Maradona?
Bom, quem pensa assim, está enganado. A Amazon coloca como pano de fundo uma Argentina das décadas de 1970 e 1980 que vivia no contexto da ditadura militar. Por falar nisso, a América Latina em grande parte nessa época, estava sob o domínio dos militares. Vale lembrar que o Brasil não ficou de fora disso.
A Guerra das Malvinas também é mostrada na série. A reconstrução das camisas dos Argentinos Juniors, Boca Juniors, Barcelona, Napoli e da Seleção Argentina usadas por Maradona, são outro ponto alto na série.
Vale a pena assistir Maradona: Conquista de um Sonho?
Para o leitor que é amante de futebol e tem Maradona como ídolo, vale muito a pena. A produção tentou ser fiel à vida do ex-jogador e não se preocupou em mostrar os altos e baixos de sua carreira e de sua vida pessoal.
A série, mesmo falando sobre a vida de Maradona, não se priva de mostrar momentos controversos. As diversas traições e ignorar seu filho primogênito na Itália, foram algumas delas.
Imerso a polêmicas e problemas pessoais, Maradona ao longo de sua vida encantou a todos pela sua genialidade dentro de campo e o seu amor a sua pátria e ao povo, seja ele de qualquer lugar do mundo. Após um ano de sua morte, ainda temos na memória a importância e a inspiração para muitos no futebol que ele deixou.
No entanto, a série não quis endeusar ou colocar um Maradona perfeito, até porque sabemos que ele nunca foi assim. Pelo contrário, era a sua perfeição no campo e suas imperfeições fora dele que o faziam ser um dos grandes nomes de todos os tempos do futebol mundial.
Imagem: Reprodução/Divulgação