Max Verstappen é o grande campeão de Jeddah

Max Verstappen é o grande campeão do GP de Jeddah, após sair em quarto lugar, o holandês da Red Bull conseguiu nas últimas voltas, a vitória contra Charles Leclerc. E se coloca na briga por mais um título da Fórmula 1. A Mercedes chega em quinto lugar com George Russell e por estratégia errada da escuderia, Lewis Hamilton alcança na décima colocação.
Apesar de todos os problemas envolvendo o GP de Jeddah, a corrida aconteceu normalmente. No sábado (26) no treino classificatório, Sergio Pérez conseguiu sua primeira pole position da carreira e também a primeira para um mexicano. Atrás dele, Leclerc e Sainz da Ferrari na segunda e terceira colocação respectivamente, e Verstappen em quarto.
Hamilton fez um classificatório ruim e foi eliminado do Q1, com isso, largou em 16º. No entanto, Russell conseguiu uma sexta colocação no grid de largada. Mick Schumacher se acidentou nos treinos e precisou ir para o hospital mas passa bem, seu carro ficou destruído e a Haas avisou que só iria correr neste domingo com Magnussen.
Ricciardo foi punido com três posições no grid após estar em uma volta lenta e atrapalhar Ocon que estava numa volta rápida. O piloto da McLaren perdeu um ponto de penalidade adicional em sua licença. A escuderia foi multada em 10 mil euros.
Antes da corrida, Tsounda da Alpha Tauri teve problemas no carro e não conseguiu correr.
Grid de largada
Ao sinal para o começo da corrida, Perez conseguiu manter a liderança, Leclerc seguiu na segunda colocação, mas, o carro de Carlos Sainz apresentou problemas um tempo antes do início do segundo GP e com isso, viu Max Verstappen ultrapassá-lo. Zhou da Alfa Romero e Daniel Ricciardo da McLaren, tiveram um toque que foi investigado pela FIA.
Após investigação, a direção de provas puniu Zhou com 0s5 pelo acidente.
Alonso x ocon
Uma briga de companheiros de Alpine, o novato começou a atacar o bicampeão da categoria e chegou até fazer duas ultrapassagens, no entanto, o espanhol conseguiu recuperar a posição. Por algumas voltas a briga continuou, porém, o diretor de provas da escuderia francesa mandou Ocon não atacar mais e segurar seu sétimo lugar porque Valtteri Bottas estava atrás.
No entanto, o finlandês da Haas conseguiu a posição e a briga entre Ocon e Alonso acabou, mas talvez, por enquanto.
Acidentes em Jeddah, Verstappen assume vice liderança
Enquanto a briga Red Bull e Ferrari acontecia no pelotão de frente, Lewis Hamilton com sua Mercedes pouco confiável, subia posições. Em 11 voltas, o britânico já havia conquistado quatro posições. E até em linha reta o heptacampeão conseguiu a ultrapassagem. Hamilton fez este feito em Pierre Gasly e já estava na zona de pontuação com o décimo lugar.
Pérez entra nos boxes para troca de pneus e em seguida, Latifi bateu com seu carro da Williams e se fez necessário a entrada do safety car. Leclerc com o pit stop do mexicano tinha assumido a liderança, com o acidente, o piloto da Ferrari se beneficiou. Verstappen e Leclerc aproveitaram para a troca de pneus.
No pit lane, Perez dá uma fechada em Sainz fora dos limites de safety car e por isso, teve que devolver a posição para o piloto da Ferrari. E Hamilton continuava passando seus adversários em pista, já estava em P6. Verstappen assumia o segundo lugar.
Carros parando em Jeddah
Se não bastassem os acidentes, os carros de Alonso, Bottas e Ricciardo pararam e obrigaram a entrada do safety car virtual. Aproveitando disso, alguns carros foram para os boxes, porém, a Mercedes erra o tempo de chamar Hamilton e o pit lane se fecha. O piloto não tinha trocado os pneus nesta corrida.
No entanto, a troca lenta o leva para a décima segunda colocação.
Verstappen x Leclerc
A disputa de Bahrein voltava para o Jeddah. Verstappen que estava em segundo, teve a orientação pela sua direção de prova, a atacar Leclerc apenas no final. Indo contra sua característica de correr mas, assim ele fez. Faltando menos de 10 voltas, o atual campeão da Fórmula 1 foi com tudo em busca da vitória na corrida.
Ocorreram algumas trocas pelo primeiro lugar até aparecer a bandeira quadriculada. Mas com três voltas do fim, Verstappen com o carro da Red Bull melhor em retas, conseguiu tirar Leclerc da liderança e correr para a primeira vitória da temporada.
Leclerc terminou em segundo, seguido de Sainz, novamente a Ferrari colocou seus dois pilotos no pódio. Sergio Pérez ficou em quarto, George Russell em quinto, sexto Ocon, Norris sétimo, Gasly em oitavo, Magnussen em nono e Hamilton na décima colocação fechando a zona de pontuação da pista de Jeddah.
Antes do término da corrida, um toque entre Albon e Stroll será investigado. Sainz e Leclerc também serão investigados por supostamente terem acelerado com a bandeira amarela.
A próxima corrida será em abril (10), no circuito de Albert Park, na Austrália.
Imagem: Divulgação
Um comentário em “Max Verstappen é o grande campeão de Jeddah”