Nets suspendem Irving

E as polêmicas continuam a vida de Kyrie Irving. Mas desta vez o Brooklyn Nets o suspendeu devido a sua não retratação após publicar um post de conteúdo antissemita.
Post polêmico foi publicado na semana passada
Na última semana, Irving postou em sua conta do twitter um link para o filme “Hebrews to Negroes: Wake Up Black America”. O grande problema desse filme de 2018 é o seu alto teor antissemita divulgado nele. De acordo com a revista Rolling Stone, essa… se podemos dizer obra, tem trechos que estariam insinuando judeus de alto escalão adorando a Lúcifer ou Satanás.
Essa atitude colocou o jogador do Nets em evidência novamente por polêmicas.
Dono da franquia condena atitude de Irving
Na sexta (29), Joe Tsai, dono da equipe, condenou a atitude de seu jogador e tentou apaziguar a situação em mensagens na sua conta oficial do Twitter.
Estou desapontado que Kyrie pareça apoiar um filme baseado em um livro cheio de desinformação antissemita – disse Tsai no Twitter. – Quero sentar com ele e ter certeza de que ele entende que isso é prejudicial para todos nós e, como homem de fé, é errado promover o ódio com base em raça, etnia ou religião. Isso é maior do que o basquete.”
O Brooklyn Nets também emitiu um comunicado.
O Brooklyn Nets condena fortemente e não tolera a promoção de qualquer forma de discurso de ódio. Acreditamos que, nessas situações, nossa primeira ação deve ser um diálogo aberto e honesto. Agradecemos a todos, incluindo a ADL (Liga Antidifamação, na sigla em inglês), que nos apoiaram durante esse período”
Equipe e jogador fazem doação
Após sofrer várias críticas da Associação Nacional de Jogadores de Basquete (NBPA) e até da própria NBA, Nets e Kyrie decidiram fazer uma doação de 500 mil dólares, cerca de R$ 2,570 milhões para a ADL (sigla em inglês de Liga Anti-Difamação), um grupo destinado ao combate do antissemitismo. Além disso, o jogador se pronunciou.
Eu me oponho a todas as formas de ódio e opressão e mantenho-me forte com as comunidades que são marginalizadas e impactadas todos os dias. Estou ciente do impacto negativo do meu post para a comunidade judaica e assumo a responsabilidade. Não acredito que tudo o que foi dito no documentário seja verdade ou reflita minha moral e meus princípios. Sou um ser humano aprendendo em todas esferas da vida e pretendo fazê-lo com a mente aberta e vontade de ouvir. Então, eu e minha família não queremos prejudicar nenhum grupo, raça ou religião de pessoas, e desejamos ser apenas um farol de verdade e luz”.
No entanto, a ADL recusou a doação.
Brooklyn suspendem Irving
A equipe pediu que Irving se retratasse em suas redes sobre o post antissemita. No entanto, o armador se recusou a fazer isso. O caso tomou outro rumo quando ele deu uma segunda entrevista e disse que não teria convicções antissemitas quando foi perguntado pela imprensa e negou se retratar. A assessoria da franquia encerrou a entrevista em seguida, ela tinha duração de seis minutos. Por este motivo, os Nets decidiram o suspender e emitiram um comunicado.
Nos últimos dias, fizemos repetidas tentativas de trabalhar com Kyrie Irving para ajudá-lo a entender o dano e o perigo de suas palavras e ações, que começaram com a publicação de um filme contendo ódio antissemita profundamente perturbador. Acreditamos que tomar o caminho da educação nesta situação desafiadora seria o certo e pensamos que tínhamos feito progressos com nosso comprometimento mútuo de erradicar o ódio e a intolerância.”
Nets não gostou da atitude de seu jogador na entrevista
Ao longo do comunicado, o Brooklyn Nets demonstra a sua insatisfação em relação à atitude de Irving.
Ficamos consternados hoje. Quando dada a oportunidade numa sessão de mídia, Kyrie se recusou a dizer inequivocamente que ele não tem convicções antissemitas, ou reconhecer material específico de ódio no filme. Não foi a primeira vez que ele teve a oportunidade – e falhou – de esclarecer.”
Eles anunciam a suspensão, mas pelo visto, não será curta.
Esta falha em rejeitar o antissemitismo quando foi dada uma oportunidade clara para fazê-lo é profundamente perturbadora, é contra os valores da nossa organização e constitui conduta prejudicial ao time. Neste sentido, somos da visão de que ele, neste momento, é impróprio para ser associado com o Brooklyn Nets. Decidimos que Kyrie vai cumprir uma suspensão sem pagamento, até que ele satisfaça a uma série de medidas corretivas objetivas, relativas ao impacto nocivo da sua conduta. O período de suspensão é não menos do que cinco jogos.”
Jogador finalmente se retrata
Visto que estava envolvido em toda essa polêmica e que também sofreria no bolso, além de manchar a sua imagem, Irving se retratou. O jogador pediu desculpas por todo o ocorrido.
Enquanto pesquisava, postei um documentário que continha algumas falsas declarações antissemitas,e eu assumo total responsabilidade e responsável por minhas ações. Sou grato por ter uma grande plataforma para compartilhar conhecimento e quero seguir em frente tendo um diálogo aberto para aprender mais e crescer com isso.
Eu não tinha a intenção de desrespeitar a história cultural judaica em relação ao Holocausto ou perpetuar qualquer ódio. Estou aprendendo com este evento infeliz e espero que possamos encontrar compreensão entre todos nós. Eu não sou diferente de qualquer outro ser humano. Eu sou um buscador da verdade e do conhecimento.”
Mas não se sabe se ele ainda continuará suspenso pelo Nets.
As outras polêmicas de Kyrie Irving
Mas não é apenas essa confusão em que o astro do Nets se envolveu. Ele já havia publicado uma espécie de teoria da conspiração de Alex Jones. Jones é um apresentador de ideologia da extrema-direita que foi condenado pela justiça a pagar 1 US$ Bilhão em danos.
O motivo foi ele ter dito que um tiroteio ocorrido na escola primária de Sandy Hook, em 2012, poderia ter sido uma farsa. Em contrapartida depois da publicação, Irving disse não ser a favor dessa teoria sobre o massacre. Mas admitiu concordar com outras teorias de Jones.
Todavia, não para por aí. Na pandemia, o jogador de basquete recusou a tomar a vacina contra a Covid-19 e prejudicou sua equipe porque Nova York não permitia a entrada de pessoas não vacinadas. Brooklyn Nets tem sua sede na cidade de Nova York.Em 2017 Irving era a estrela do Boston Celtics, uma lesão o tirou da temporada. Na temporada seguinte ele afirmou a sua torcida que renovaria e permaneceria na equipe, mas isso não aconteceu.
Ele assinou contrato com os Nets e o ódio entre ele e os celtas começou. No primeiro confronto, chegou a jogar incenso na quadra em forma de ritual. Em outra partida, pisou no meio do escudo de Boston. A torcida também já jogou uma garrafa de água em sua direção, sem contar os vários insultos. No último encontro, os Nets foram varridos pelos Celtics nos playoffs da Conferência Leste na temporada passada.
Imagem: Dustin Satloff/Getty Images North America/Getty Images
Um comentário em “Nets suspendem Irving”