O ano problemático do Flamengo

O ano problemático do Flamengo

Para o torcedor do Flamengo que terminou 2021 sendo vice na Libertadores e no Campeonato Brasileiro, possivelmente achava que esse ano seria melhor. No entanto, a cada jogo que o time disputa os problemas aparecem e não encontram uma solução, para a temporada do clube que tem a maior torcida do Brasil.

A vinda do técnico Paulo Sousa poderia ser a solução pelo menos para os problemas dentro de campo, entretanto, eles pioraram nesses cinco meses. Uma diretoria desconexa da sua torcida e um departamento médico que os jogadores têm ficado constantemente por lá, estão deixando o flamenguista preocupado. O fantasma de Jorge Jesus mesmo tendo saído em 2020 ainda paira na Gávea e no Ninho do Urubu.

Fim de ano melancólico para o rubro-negro

A perda da Libertadores para o Palmeiras por um erro de Andreas Pereira ainda é um pesadelo para sua torcida. No entanto, o vice-campeonato brasileiro para o Atlético-MG, não fica atrás. Ao longo de 38 rodadas, o Flamengo perdeu pontos que por ter um dos melhores elencos do país, não deveria perder.

Devido a esses resultados ruins, Renato Gaúcho que era o atual técnico do time em 2021, foi demitido. E deu início a uma novela.

A novela Jorge Jesus

Jorge Jesus se tornou um dos maiores técnicos do Flamengo das últimas décadas. Em 2020, ainda em clima de lua de mel, o português renovou seu contrato com o clube. Porém, logo em seguida, saiu  do rubro-negro e voltu ao seu país para treinar novamente o Benfica. 

Jesus deixou o Flamengo quando estava próximo do começo do Brasileirão, o que obrigou a diretoria a ir para o mercado. A contratação de Domènec Torrent foi contestada. Mas era um dos poucos treinadores que aceitariam treinar um time em outro país, em plena pandemia.

A contratação não deu certo, Rogério Ceni veio em seguida e ganhou o Estadual, Brasileirão e a Supercopa do Brasil. Após um ano, veio sua demissão. Renato Gaúcho, técnico dos vices do ano anterior. Ele assumiu o comando técnico até ser demitido no fim de 2021. 

Marcos Braz e Bruno Spindel foram para Portugal, tentaram contato com alguns nomes, mas, o pagamento das multas rescisórias impedia de fechar o acordo. Então a diretoria do Flamengo foi atrás de Jorge Jesus, mas o português ainda estava empregado. No final, o retorno de Jesus não deu certo e o nome de Paulo Sousa surgiu como boa opção.

Paulo Sousa no Flamengo

O técnico português comandava a seleção da Polônia na época e ela estava na repescagem por uma vaga na Copa do Mundo do Qatar, e de fato posteriormente, conseguiu. Paulo Sousa pagou sua cláusula de rescisão, após um grande desentendimento entre a federação e o técnico.

Com sua chegada ao Rio de Janeiro, o português iria começar seu trabalho no início da temporada, porém sua primeira prova seria a Supercopa do Brasil contra o Galo. O Flamengo até jogou os primeiros 45 minutos bem mas, a partida terminou empatada e a decisão foi para os pênaltis e perdeu.

O Flamengo também perdeu o Campeonato Estadual para o Fluminense em dois jogos que os erros individuais apareceram. Na Libertadores, o time venceu três de quatro jogos mas ainda não convenceu, e os erros no setor defensivo continuam.

Pelo Campeonato Brasileiro, a situação está complicada. Dos 18 pontos até aqui disputados, apenas ganhou 6 e está na 15ª colocação. Isso já coloca um sinal de alerta para o Flamengo. Esse desempenho pode gerar uma futura briga para não ser rebaixado.

Diretoria parece não estar conectada com a torcida

Ao longo desses quatro anos da gestão Landim, havia reclamações da forma como é gerenciado o clube. Mas desde a saída de Jorge Jesus e as contratações erradas de técnicos, a não venda de jogadores que para sua torcida não servem mais para o Flamengo, isso piorou.

O estopim são os cinco meses de Paulo Sousa no comando técnico, e não apresentou até agora, alguma evolução do time. A saída de profissionais capacitados do clube também é algo que faz pensar o porquê. A realidade é que se tratando de mercado, os funcionários do Flamengo são mal remunerados e optam em sair para ter uma melhoria profissional.

Outro fator é a decisão da diretoria do Flamengo na última semana. O Conselho Deliberativo optou em limitar em 1.000 o número de sócios do grupo Off-Rio. Ele serve para torcedores que estão em outros estados do Brasil. Em entrevista para o jornalista Mauro Cezar Pereira, Landim se posicionou.

“Essa sua primeira pergunta (a respeito da limitação dos Off-Rio). Deveria ser respondida pelos conselheiros do Clube. Em sua grande maioria, sócios proprietários são os verdadeiros donos do Flamengo e que fizeram um bom investimento para comprar um título do clube .”

Como resposta, torcedores no Ceará jogaram pipoca em cima de Braz e Spindel, Landim não acompanhou o Flamengo.

Departamento médico do Flamengo

Outra parte do clube que perdeu profissionais. Desde 2021, o time do Flamengo sofre com um alto número de lesões de seus jogadores. Situações como essa, impossibilitam que o técnico possa montar uma equipe titular para os jogos que esteja entrosada.

Mas este ano, as lesões continuaram. Já aconteceram mais de 20 lesões, a maioria musculares, no entanto, o zagueiro Pablo provavelmente terá que operar devido a uma lesão rara no pé. Os goleiros Santos e Diego Alves também estão fora por tempo indeterminado. O sistema defensivo é um dos mais prejudicados, mas os demais sistemas do Flamengo, também sofrem com o número de lesões.

Erros e mais erros

Só nessa Libertadores, o Flamengo já marcou três gols contra. Isso sem contar os erros individuais que levam o adversário a ter mais oportunidades no ataque e a facilidade em fazer gol. O último deles foi na partida contra o Ceará deste sábado (14), em falha cometida pelo goleiro Hugo.

O alto número de gols perdidos dificulta a equipe do Flamengo em terminar seus jogos com a vitória. Os problemas parecem que não irão sumir rapidamente e a temporada já está sendo ameaçada.

Se Paulo Sousa será demitido. Não sabemos. A diretoria parece também que não está disposta a entrar em união com a torcida. E ela por sinal, tem o desejo de voltar a ver aquele Flamengo forte e super campeão que até pouco tempo existia.

Imagem: Twitter/SportsCenter BR

https://horadogolesportes.com/liverpool-e-campeao-da-copa-da-inglaterra/

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

2 comentários sobre “O ano problemático do Flamengo

Deixe uma resposta

%d