O câncer de Van Gaal

O câncer de Van Gaal

O técnico da Holanda Van Gaal anunciou no último domingo (03) um câncer de próstata. Além da notícia, a surpresa foi que ele já está em tratamento e, ao mesmo tempo, classificou a seleção para a Copa do Mundo do Catar 2022.

Como foi o anúncio de Van Gaal

No programa televisivo ‘Humberto’ Van Gaal esteve presente para falar sobre o documentário que será lançado sobre sua vida. Enquanto levava a Holanda para a classificação da Copa do Mundo no Catar, também tratava de seu câncer.

Van Gaal ainda fala que não contou para seus jogadores. 

“Eu fui autorizado a entrar pela porta dos fundos quando fui a uma consulta, e fui imediatamente para outra sala. Tive um ótimo tratamento. Você também revela isso para amigos e parentes, e isso também diz algo sobre minha família, que manteve isso em segredo. Durante os meus períodos treinando a seleção, ia ao hospital todas as noites sem que os jogadores soubessem.”

No entanto, o treinador se mostra bastante positivo mesmo tendo perdido sua primeira esposa para um câncer de pâncreas.

“Olhe, você não morre de câncer de próstata, pelo menos não em 90% dos casos. Geralmente são as doenças subjacentes que fazem você morrer. Mas é uma forma agressiva. Fui irradiado 25 vezes. Mas eu tenho uma força de vontade incrível para continuar. Este grupo de jogadores é um presente em uma idade avançada.”

Carreira de Van Gaal

Natural de Amsterdã, Van Gaal foi jogador de futebol na posição de meia e jogou pelo Ajax, Royal Antwerp, Stormvogels Telstar, Sparta Rotterdam e Alkmaar Zaanstreek. Não conseguiu um grande destaque como jogador e não saiu de seu país. No entanto, seu maior destaque no futebol, foi como treinador. 

A primeira equipe comandada por Van Gaal foi o Ajax. Lá permaneceu de 1991 a 1997. Conquistou três vezes o Campeonato Holandês (1994, 1995 e 1996). A UEFA Cup em 1992, a Champions League em 1995 e vice na temporada seguinte. Ainda em 1995 ganhou a SuperCopa Europeia da UEFA e a Copa Intercontinental.

Em 1997 assumiu o Barcelona e ficou até o ano de 2000. No clube catalão venceu duas La Liga (1997/1998, e 1998/1999) e uma Copa do Rei. Porém, Van Gaal enfrentou dificuldades com os jogadores do Barcelona, como por exemplo, o brasileiro Rivaldo.

Além disso, confrontava a imprensa e recebeu muitas críticas. A explicação de Van Gaal era que por ser culturas diferentes a dificuldade de entendimento era maior. Em 2002 começa a treinar a Seleção da Holanda, no entanto, começa mal a campanha. 

O jogo contra a Irlanda poderia classificar os comandados de Van Gaal para a Copa do Mundo de 2002, antes da decisão, o técnico se vangloriava que até a torcida da Irlanda estaria torcendo por uma vitória holandesa. Mas isso não aconteceu e pela segunda vez a Holanda não participou de uma edição da Copa.

Retorno ao Barcelona

Em 2002 retornou ao clube espanhol, no entanto, seu desempenho foi abaixo do que ao da primeira passagem. Em 2003 sai do time e deixa a equipe na 12ª colocação do Campeonato Espanhol a três pontos da zona de rebaixamento e a 20 do líder, Real Sociedad.

Van Gaal nas demais equipes

Alkmaar Zaanstreek foi treinado por Van Gaal de 2005 a 2009, no entanto, só ganhou o título nacional na temporada de 2008/2009. Na temporada seguinte foi comandar o Bayern de Munique, e em 2010 venceu a Bundesliga, a Copa da Alemanha, a SuperCopa da Alemanha e foi vice na Champions perdendo para a Internazionale de José Mourinho.

Em 2014 chega ao Manchester United e novamente tem problemas com seus jogadores. Mas mesmo assim, ganhou a FA Cup após derrotar o Crystal Palace em 2×1 na prorrogação. É demitido do Red Devils depois de não conseguir classificar a equipe para a UEFA Champions League em 2016/2017.

Seleção Holandesa

Em 2012 Van Gaal assumiu pela primeira vez a seleção holandesa, diferente da primeira passagem, a classificou em primeiro lugar do grupo D nas Eliminatória Europeias para a Copa de 2014 no Brasil. Em 2013 já havia anunciado que após a competição deixaria a seleção.

Mas isso não o impediu de criticar a FIFA. Reclamou de espionagem da imprensa nos treinamentos, de favorecimento à Seleção Brasileira e da disputa pelo terceiro lugar. Entretanto, a Holanda venceu o Brasil e ficou na terceira colocação da Copa do Mundo de 2014.

Em julho de 2021 retornou para a seleção e se classificou para a Copa no Catar.

Imagem: Divulgação

https://horadogolesportes.com/palmeiras-e-campeao-paulista/

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “O câncer de Van Gaal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: