O sucesso do Bayern de Munique

O sucesso do Bayern de Munique

O sucesso do Bayern de Munique é visto por todos os amantes de futebol. Na Alemanha ele domina, nas competições européias como a UEFA Champions League, ele sempre vem como forte candidato ao título a cada temporada. 

Existem vários fatores para que o time da Baviera tenha conseguido tanto sucesso ao longo dos anos. Por isso, o Hora do Gol vai mostrar ao leitor.

Kathleen Krüger

Reprodução: Kai Pfaffenbach/Reuters

Sim, existe uma mulher por trás do Bayern de Munique super campeão. Sua função no clube é “team manager”, na realidade é uma espécie de faz tudo dentro da instituição e que comanda o dia a dia do time alemão.

Apaixonada pelo Bayern de Munique desde sua infância, Kethleen se tornou atleta profissional de futebol, porém devido ao baixo retorno financeiro que o futebol feminino gerava, optou em estudar gestão internacional aos 24 anos.

De início a manager trabalhava apenas na área de futebol feminino do clube, mas com o sucesso que vinha conquistando, isso mudou. Em 2009 Christian Nerlinger, diretor esportivo do Bayern na época, convidou Kathleen para ser sua assistente.

O bom relacionamento com os jogadores e a comissão técnica faz com que ela seja elogiada por todos. Atualmente é responsável por toda a parte administrativa do futebol masculino e feminino. Quando Pep Guardiola assumiu o comando técnico do Manchester City, ele tentou levá-la para a Inglaterra, mas em vão.

Filosofia do Bayern de Munique

O clube quando contrata não pensa em gastar de forma astronômica como vemos muitos outros clubes fazendo. A política no Bayern de Munique é usar o dinheiro com consciência. Um exemplo disso, é que entre as temporadas 2010-11 e 2018-19, os bávaros utilizaram apenas 12% de suas receitas para contratar jogadores.

Das noves temporadas aqui mencionadas, o Bayern de Munique arrecadou 4,546 bilhões de euros, entretanto, gastou 540 milhões de euros. Sinal de uma economia que gera frutos até hoje com títulos.

O DNA do clube alemão também é um fator, o presidente do Bayern de Munique, Uli Hoeness em entrevista para a revista Frankfurter Allgemeine Zeitung, fez uma crítica a nova forma de agir do Borussia Dortmund.

O seu argumento é que o clube aurinegro hoje em dia contrata uma nova promessa do futebol com o objetivo de vendê-la no futuro para obter um maior lucro. Por esse motivo, o jogador não conseguiria se identificar 100% com o time. 

Já o time bávaro contrata demonstrando que não pensa em aproveitar o jogador em uma futura negociação, pelo contrário, a ideia é continuar com ele por muito tempo e torná-lo campeão de tudo.

Boa parte de seus dirigentes são formados por ex-jogadores do clube ou por pessoas com amplo histórico na administração de empresas alemãs e também de cargos políticos. A relação dos dirigentes com Munique e com a Alemanha colaboram para esse DNA tão defendido pelo Bayern de Munique.

Time coletivo do Bayern de Munique

Quem vê os jogos do time alemão não consegue com total clareza apontar a grande estrela desse time. Claro que Robert Lewandowski é o artilheiro da equipe, já ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo.

Porém quando Lewa não consegue marcar seus gols, aparecem Thomas Muller,  Kingsley Coman, Serge Gnabry, dentre outros, para fazer o resultado favorável ao Bayern de Munique.

A defesa também é outro trunfo do time alemão, no gol  Manuel Neuer segue sendo o dono da posição por motivos de ainda ser um dos melhores goleiros do mundo em atividade. Niklas Süle e Lucas Hernández formam a dupla de zaga que tem se mostrado sólida e segura contra os adversários.

Técnicos

A manutenção no comando técnico é outra arma para que o Bayern de Munique continue no topo. Ao longo dos anos, poucos foram os casos de demissões. Em sua grande maioria, os treinadores cumprem todo o seu contrato ou vão treinar outro time, como aconteceu com Pep Guardiola.

Atualmente quem comanda a equipe alemã é Julian Nagelsmann, com apenas 34 anos, o treinador estava no RB Leipzig e, segundo a imprensa, o pagamento da multa rescisória custou cerca de 25 milhões de euros (R $165 milhões).

Julian Nagelsmann

Reprodução: Divulgação

Nagelsmann é o substituto de Hansi Flick, atual treinador da seleção alemã, e que por sinal, tem feito um excelente trabalho por lá. O que faz com que ela seja uma das grandes candidatas ao título da Copa do Mundo de 2022 no Qatar.

Seus números antes do Bayern de Munique são ótimos, quando assumiu aos 28 anos o time do Hoffenheim em 2016. Lá além de ser o técnico mais jovem da Bundesliga fez a equipe sair da zona de rebaixamento para uma vaga na Liga dos Campeões da temporada seguinte.

Com o RB Leipzig, foi semifinalista da competição da UEFA. Mas foi eliminado pelo PSG que depois perderia o título para o Bayern de Munique na temporada 2019/2022.

Agora com os bávaros, é líder do Campeonato Alemão, além de ter sido o primeiro do grupo E na Liga dos Campeões. 

https://pt.uefa.com/uefachampionsleague/

Ao que tudo indica, essa temporada será mais uma onde o Bayern de Munique irá mostrar toda a sua força na Europa.

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “O sucesso do Bayern de Munique

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: