Pérez vence em Jeddah

Pérez vence em Jeddah

Uma vitória tranquila para Sergio Pérez em Jeddah. A sua primeira na temporada da Fórmula 1 em 2023 e a quinta da carreira. O mexicano liderava o campeonato mas na última volta, o atual bicampeão reassumiu a liderança. Verstappen em segundo e Alonso em terceiro completaram o pódio.

No sábado, Verstappen teve problemas no carro e viu a pole position ir para seu companheiro de equipe Sérgio Pérez. A Aston Martin demonstrou que realmente veio para brigar entre as melhores de 2023 colocando Alonso em segundo e Stroll em quinto.

https://horadogolesportes.com/verstappen-vence-no-bahrein/

Largada perfeita de Fernando Alonso, porém sofre punição 

Era esperado uma boa largada do espanhol da Aston Martin dada toda a sua experiência. E ele conseguiu, saiu bem e não deixou Pérez continuar em primeiro e abrir vantagem. Verstappen tinha que fazer uma corrida de recuperação e nas duas voltas saiu de 15° para 13°.

Mas nem tudo estava perfeito para o bicampeão mundial. A FIA analisou que seu carro estava errado na largada e teve uma penalização de cinco segundos. Com isso, ele precisaria abrir para que quando fosse cumprir a punição não perder a sua liderança. 

Leclerc também era outro piloto que ia ter a missão de escalar o grid. Trocou uma unidade de seu motor e perdeu 10 posições. Contudo, ele já conseguia ultrapassar seus adversários e na volta cinco chegou na nona colocação.

Piastri foi tocado e precisou trocar por bico de sua McLaren.

Pérez reassume liderança 

O carro da Red Bull é o melhor do grid e Alonso não conseguia abrir vantagem e o mexicano ultrapassou sem problemas de volta ao primeiro lugar e estava já cinco segundos na frente.

Leclerc já figurava entre os 10 primeiros na zona de pontuação. Mesmo com a Ferrari tendo um problema de desgaste de pneus e ele utilizando os macios, ultrapassou Gasly e ia atrás de Hamilton.

O heptacampeão levou advertência pelo zig zag feito contra Leclerc e ainda por cima foi ultrapassado pelo monegasco. A escolha de pneus duros para o carro de Hamilton não foi a melhor. Além de problemas em relação ao conceito feito pela Mercedes, os pneus não estavam tendo desempenho satisfatório. Verstappen não tinha nada a ver com isso, foi tirando o tempo e na volta 12 passou o britânico e chegou em oitavo lugar.

Leclerc x Verstappen

Verstappen chegava e a torcida esperava uma disputa entre os dois pilotos. Mas a Ferrari sabendo que os pneus macios já estavam desgastados e o chamou para o box. O piloto 16 da escuderia italiana parece não ter muita sorte, assim que ele saiu do box, Lance Stroll parou o carro por problemas na queda de energia e o safety car foi acionado.

Alonso, Pérez, Russell, Hamilton e Verstappen aproveitaram e trocaram os seus pneus. O safety car físico não teria tanta importância de aparecer devido a posição do carro de Lance Stroll ter parado em uma posição que não oferecia perigo. Porém, isso pode ter ajudado Max que ainda escalava o grid.

A resposta da FIA para essa decisão é que as imagens mostradas davam a ideia de que o carro de Stroll estava em um lugar perigoso.

Relargada com Verstappen rumo ao pódio

Pérez largou pensando no que errou contra Alonso, e o mexicano abriu quatro segundos de vantagem em relação ao espanhol. A briga ficou entre Verstappen e Russell, que quando o DRS foi liberado, e ultrapassou o britânico. Insaciável, o atual bicampeão da Red Bull chegou rápido em Alonso e passou sem problemas.

A disputa agora era entre os companheiros da equipe austríaca. A Williams de Albon teve problemas no freio e foi o segundo carro que abandonou a corrida de Jeddah.

Red Bull com problemas mas Pérez vence sua primeira do ano

Faltando doze voltas para o fim, Verstappen fala no rádio com o seu engenheiro que escutava um barulho estranho no carro. No classificatório, ele teve problemas no eixo, o que o prejudicou para tentar mais uma pole. Mas mesmo sentindo algo estranho, seu engenheiro respondeu que nada aparecia no computador.

Porém, Pérez também passou a relatar problemas no pedal, mesmo assim, ele mantinha o ritmo porque sabia que não poderia errar. Todavia, com todas essas situações passadas pelos dois pilotos, eles conseguiram manter as suas posições e fazer mais uma dobradinha.

Pódio retirado de Alonso

Alonso tinha pago a punição mas a FIA observou que um dos mecânicos tocou no carro antes dos cinco segundos permitidos, o macaco traseiro encostou. O engenheiro de Russell o avisou faltando três voltas que poderia ocorrer uma nova punição e para que ele acelerasse. Alonso também foi avisado e correu para tentar garantir seu pódio. No fim da corrida ele ainda subiu e comemorou com Pérez e Verstappen mas o resultado só saiu após isso, dando o terceiro lugar para George Russell.

O grande problema disso tudo, foi a demora para decidir a punição de 10 segundos para o espanhol e o britânico só soube da notícia enquanto dava entrevistas pela Mariana Becker.

Terceiro lugar de volta para Alonso

Após a decisão da FIA, George Russell pegou o seu troféu, no entanto, a Aston Martin entrou com recurso e reverteu a decisão. Porém, o resultado novamente demorou a ser divulgado mostrando que a direção de provas continua desorganizada mesmo com a saída de Michel Masi depois de 2021. Com isso, Alonso retornou ao pódio e conseguiu seu centésimo pódio, fazendo história novamente.

Imagem: Divulgação

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

2 comentários sobre “Pérez vence em Jeddah

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: