Red Bull é a atual campeã por equipes

Red Bull é a atual campeã por equipes

Com a vitória de Max Verstappen em Austin, a Red Bull conquistou o título de campeã por equipes da Fórmula 1. A equipe austríaca não alcançava esse feito desde 2013. O pódio foi formado com Hamilton e Leclerc respectivamente. Uma corrida que também foi marcada por belas ultrapassagens, com excelente prova de Alonso, Vettel, Hamilton e Verstappen.

Com esta vitória, Max chegou a 13 na temporada e igualou a marca de Vettel e Schumacher, ele ainda tem México, Brasil e Abu Dhabi para passar e fazer história. A qualificação para a corrida no Texas teve Carlos Sainz como pole position, atrás dele, Max Verstappen em segundo, Lewis Hamilton em terceiro e George Russell completando as duas primeiras fileiras. Leclerc, Alonso, Zhou, Ocon, Tsunoda e Pérez foram punidos por trocas em seus motores. A surpresa do sábado foi a bela colocação de Lance Stroll da Aston Martin em quinto lugar.

Mas antes da corrida uma homenagem. Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull, morreu neste último sábado, aos 78 anos. Além de Max e Checo, Vettel, Sainz, Ricciardo, Albon e Gasly são alguns dos pilotos que já fizeram parte da equipe na Fórmula 1 e sentiram a perda de uma das pessoas que ajudou a mudar a categoria e os demais esportes. 

Verstappen larga em primeiro e Sainz roda

A pista de Austin tem a curva 1 com uma altura que faz os pilotos terem atenção. Na largada, Max conseguiu passar a frente e ficou disputando posição com Sainz. As duas Mercedes lutaram pelo terceiro lugar e sem querer, Russell toca no espanhol que acabou a corrida para ele. Mas mesmo assim, recebeu punição de cinco segundos. Pérez e Leclerc começaram a se recuperar na corrida, prometendo uma boa disputa pelo pódio.

Quem se aproveitou da desistência do piloto da Ferrari foi Hamilton que pulou para segundo lugar e Stroll que conseguiu o terceiro lugar naquele momento. Todavia, sabendo da punição, Russell ultrapassou o piloto da Aston Martin.  Pérez na curva 1 tocou em Bottas e parte da sua asa ficou solta até que soltou, mas mesmo assim, o mexicano estava ganhando posições.

Russell x Pérez

Com cinco posições ganhas, Checo chegou ao quarto lugar e começou a perseguir Russell, entretanto, o piloto da RBR ainda não conseguia a ultrapassagem. Por outro lado,Leclerc que briga com o mexicano pela vice-liderança do campeonato, tinha em sua frente, Sebastian Vettel que não deixou ultrapassar por um tempo. Mas na volta 13 o alemão não conseguiu segurar e foi passado pelo monegasco. 

Bottas roda sozinho

Entre as curvas 17 e 18, Valtteri Bottas perdeu a tração no carro, rodou na pista e para na brita. Safety Car em Austin. Leclerc, que ainda não tinha parado, foi ao box e trocou seus pneus. No entanto, a equipe demorou e o piloto da Ferrari voltou atrás de Pérez. 

Batida forte entre Alonso e Stroll

A corrida foi liberada novamente e o carro de segurança saiu da pista. Porém, Alonso e Stroll se envolveram em uma batida onde o carro do bicampeão mundial chegou a voar. O piloto da Alpine perdeu o bico, trocou no box e voltou para a pista.

Stroll, no entanto, não conseguiu o mesmo e abandonou a prova. Em 2023, os dois pilotos serão companheiros de equipe.

E a briga entre Leclerc e Pérez retornou. Com algumas voltas de disputa, o monegasco conseguiu fazer uma linda ultrapassagem e superou o mexicano. Felicidade no grid da Ferrari. 

Red Bull erra em parada de Verstappen

Se a Mercedes parecia ter errado ao parar Hamilton que voltou à pista na sexta colocação. A Red Bull também falhou. Na parada de Max Verstappen um erro na colocação dianteira do pneu fez o atual bicampeão voltar atrás de Leclerc.

A situação deixou o número 1 da categoria, ficar enfurecido. E agora a briga era entre dois dos melhores pilotos da atualidade. Verstappen tentou a ultrapassagem mas na sequência, Leclerc retomou a posição. No entanto, o holandês conseguiu passar em busca da liderança nos Estados Unidos.

Verstappen x Hamilton

Após ultrapassar Leclerc, Max colocou o pé no acelerador com o objetivo de chegar em Lewis Hamilton que estava a mais de três segundos de vantagem. Aos poucos, o piloto da RBR encostou e mergulhou e ultrapassou o heptacampeão mundial.

No pelotão intermediário, Vettel fez uma linda ultrapassagem em relação à Albon e conquistou o nono lugar. No fim, o alemão ainda passou Kevin Magnussen na última volta e terminou em oitavo.

Red Bull campeã de equipes em Austin

Com uma excelente corrida de Max e uma boa recuperação de Pérez, a equipe da Red Bull voltou ao topo. Mesmo com problemas relacionados ao teto de gastos da temporada passada e com o falecimento de seu fundador, Mateschitz a RBR mostrou a sua força.

Se mostrando superior, ela não deixou a Ferrari brigar por esse título, mas também muito por conta das falhas da equipe italiana. Agora a briga que ainda falta para ser finalizada, é a de Leclerc e Pérez pela segunda colocação da Fórmula 1. O monegasco está em segundo no momento.

Agora a próxima corrida será em México, casa de Sergio Pérez. No dia 30 de outubro a prova será novamente de tarde, às 17h no horário de Brasília.

Imagem: Divulgação

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “Red Bull é a atual campeã por equipes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: