Serena Williams: uma lenda se despede das quadras

Serena Williams: uma lenda se despede das quadras

Serena Williams, a maior tenista feminina de todos os tempos, se despediu nesta sexta-feira (02) das quadras ao perder para a número dois do mundo, Ajla Tomljanovic por 2 sets a 1. Aos 40 anos e tendo 23 Grands Slams de simples em sua carreira na era aberta, ela decidiu que era hora de parar.

Despedida se deu no US Open

A norte-americana optou por dar adeus ao esporte no US Open, torneio que acontece nos Estados Unidos. Então por isso, cada partida era uma sensação de ser uma provável despedida. Mas antes de oficializar a aposentadoria, ela havia perdido na quarta com sua irmã Venus Williams para a dupla Linda Nosková e Lucie Hradecká por 2 sets a 0.

Serena Williams agora focava sua atenção totalmente para o simples feminino, nas duas primeiras rodadas havia vencido e com isso avançado. Entretanto, na terceira rodada teria uma grande adversária pela frente. E o jogo foi bem disputado, as duas tenistas lutavam por cada ponto, o que deixava o público da quadra do Arthur Ashe Stadium em polvorosa.

Serena Williams teve muitos momentos que a poderiam deixá-la mais confortável na partida, todavia, Ajla não se dava por vencida e conseguia sua recuperação. Tanto que o primeiro set foi vencido por ela e forçava a norte-americana a vencer o segundo para se manter viva no torneio.

E no segundo, Williams começou em seu melhor estilo, relembrando os bons momentos de sua carreira, abriu 4 a 0 mas viu a australiana empatar e levar para o tiebreak. Nessa fase do jogo toda a torcida não se segurava e tentava levar Serena Williams a mais um ponto vencedor, e ela conseguiu. No terceiro set foi ao contrário, Ajla começou forte e não deixava Serena acertar, e fechou o último em 6 a 1. Fim do jogo e de uma das carreiras mais incríveis dentro do esporte mundial. A aposentadoria de uma lenda do tênis.

“Eu não seria a Serena se não tivesse Venus”

Ao término da partida, vimos uma Serena Williams emotiva mas grata por tudo que conquistou. Além disso, demonstrou todo o seu amor e reconhecimento pela sua irmã Venus, na qual juntas, venceram 14 Grands Slams e revolucionaram o tênis feminino.

Em um trecho de sua entrevista, ela resume em algumas palavras, a importância de sua irmã mais velha:

“Essas são lágrimas de alegria. Eu não seria Serena se não tivesse Venus. Obrigada, Venus. Ela é a única razão por a Serena ter existido. Foi a melhor jornada.”

Para quem acompanhou a história das irmãs Williams ou viu o filme “King Richard: criando campeãs”, sabe da trajetória delas com seu pai para conseguirem um lugar em um esporte tão elitista e o início das duas maiores trajetórias no tênis. Venus por ser a mais velha, foi a responsável por ser a primeira a jogar profissionalmente e ajudou a abrir caminho para Serena Williams. 

A carreira de Serena Williams

A norte-americana tem um currículo de dar inveja. Ao todo, foram 319 semanas como número 1 do mundo, 39 Slams com 23 sendo no simples e 16 em duplas no feminino e mistas. Possui quatro medalhas de ouro em Jogos Olímpicos (duas no simples e duas em duplas). Somando todos os seus títulos, chega a 96 e conquistou 94 milhões em prêmios em dinheiro na carreira.

Mas ela não parou por aí, se tornou a atleta feminina mais bem paga de todos os tempos e usou o seu nome e sua importância para engajar causas sociais contra o racismo e o machismo por exemplo. Serena Williams pode ter se aposentado das quadras de tênis, mas continuará sendo referência para as meninas que estão começando no esporte e para as demais das próximas gerações. Vida longa à rainha do tênis!

Imagem: Divulgação

https://www.usopen.org/index.html

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “Serena Williams: uma lenda se despede das quadras

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Hora do Gol Esportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading