Thiago Braz é prata no Mundial de Atletismo

O ano de Thiago Braz tem sido ótimo no salto com vara. Neste domingo (20), conquistou a medalha de prata no Mundial Indoor de Atletismo em Belgrado, na Sérvia. O sueco Armand Duplantis foi o grande campeão.
Thiago Braz faz disputa acirrada com os adversário
O atual campeão olímpico e recordista mundial da modalidade Armand Duplantis, era o favorito ao título. Em sua primeira tentativa saltou para 5,85m, colocando pressão nos adversários. No entanto, o norte-americano Christopher Nilsen alcançou a mesma marca, assim como Thiago Braz e o francês Valentin Lavillenie.
Como os quatro atletas foram os únicos a conseguirem a marca, passaram para a disputa do pódio. Duplantis preferiu não pular para 5,90m, Thiago fez o mesmo. Porém, Nilson saltou e na segunda tentativa, conseguiu e assumiu o primeiro lugar.
Lavillenie pressionado, tentou as três vezes, contudo, errou todas e sem chances de medalha, terminou a competição em quarto. O pódio estava definido, no entanto, era preciso saber qual medalha cada atleta iria receber.
Disputa pelo ouro
Agora a briga era para saber quem conquistaria o ouro, e o sueco saiu na frente saltando 5,95m, o norte-americano tentou duas vezes e errou, Thiago Braz também. Mas na terceira tentativa, o brasileiro consegue e joga a pressão para Nilsen que erra novamente e fica em terceiro lugar.
A partir de então, a disputa era pelo ouro, tendo só Duplantis e o brasileiro como candidatos. O sueco conseguiu 6,05m enquanto Thiago Braz tentou nas três tentativas mas, em vão. Se conseguisse, seria a melhor marca dele na carreira.
Sem chance de perder a medalha, Armand Duplantis subiu o sarrafo e alcançou a marca de 6,20m batendo o seu próprio recorde mundial.
Números de Thiago Braz na carreira
Ao longo da carreira, Thiago Braz têm desempenhos consistentes que o levam para o pódio. Em 2010 ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2012 ouro no Mundial Júnior em Barcelona.
No entanto, seu auge aconteceu nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, quando conquistou o ouro. Já nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ficou em terceiro lugar. Nas competições europeias de 2022, na Polônia, foi bronze saltando para 5,71m. Na França e na Grã-Bretanha, alcançou 5,81m conquistando a medalha de prata.
As competições que Thiago Braz tem competido servem de preparatório para o próximo ciclo olímpico. E como ele tem chegado ao pódio em todos os torneios, a expectativa de medalha para França-2024 é grande.
Imagem: Wagner Carmo/CBAt
Um comentário em “Thiago Braz é prata no Mundial de Atletismo”