Uma Mercedes brasileira

Uma Mercedes brasileira

Ufa! A race week de Interlagos acabou e a Mercedes com George Russell foi a grande campeã do penúltimo grande prêmio da Fórmula 1 de 2022. Também pode ser visto que todas as equipes foram bem recebidas, em especial a Haas após a pole position de Kevin Magnussen que foi emocionante na sexta. No entanto, parece que existe uma equipe queridinha dos brasileiros: a Mercedes.

Equipe está acostumada a vencer no GP de São Paulo

A Mercedes conhece muito bem o lugar mais alto do pódio quando o assunto é corrida em Interlagos. Desde 1998, seus pilotos vencem as corridas. Os primeiros foram em uma parceria Mclaren-Mercedes com Mika Hakkinen (1998 e 1999), David Coulthard (2001), Juan Pablo Montoya (2005) e Jenson Button (2012).

Mas foi com Nico Rosberg a primeira vitória dos alemães com apenas o nome Mercedes. O piloto venceu em 2014 e 2015. Lewis Hamilton venceu em 2016, 2019 e em 2021. Todavia, foi na temporada passada, uma das corridas mais memoráveis para a equipe, Hamilton, fã da categoria e para a história da Fórmula 1.

Era o retorno da prova ao Brasil após seu cancelamento devido à pandemia. O cenário era a briga que durou até a última prova pelo título entre Verstappen e Hamilton. Mas Interlagos tinha algo especial e fez a magia acontecer. Já na sexta daquele fim de semana, a Mercedes trocou o motor de combustão interna, o que fez o heptacampeão mundial ser punido com cinco posições.

O motor correspondeu e fez o britânico largar em primeiro na corrida sprint. No entanto, uma falha foi encontrada em sua asa e precisou correr na última colocação. Mas Bottas conseguiu a liderança do holandês e ganhou a prova no sábado. Porém, o domingo seria especial, largando em décimo lugar, Hamilton foi ultrapassando seus adversários, protagonizou com Pérez a luta pelo segundo lugar e foi atrás de Max. Os donos da temporada de 2021 brigaram até o fim, mas a Mercedes e Lewis Hamilton não deixaram barato e seguiram rumo à vitória para um público de 70 mil pessoas que estava em êxtase.

Fim da corrida fez Hamilton emocionar fãs de Senna

Se já não bastasse o incrível fim de semana, Hamilton pediu a bandeira brasileira que estava com um dos marshalls de Interlagos. Assim como Senna, o britânico correu na pista com a mão levantada e a bandeira, o que fez a todos e principalmente, fãs de Ayrton Senna que é o seu ídolo, se emocionarem.

Esse gesto proporcionou o título de cidadão honorário do Brasil para o britânico. O piloto que defende os direitos humanos, é contra o racismo e preza pelo cuidado ao meio ambiente, fez questão de ir no último dia 7 à Brasília, para receber em mãos o título.

A Mercedes não ficou atrás e agradeceu ao povo brasileiro o carinho que tem ao seu piloto, aproveitou até para poder se comunicar com seus fãs em português.

Mercedes salva a temporada com vitória em Interlagos

Fora das pistas a equipe se mantinha firme e unida, entretanto, o W13, carro para esta temporada, se comportava mal. Era difícil prever como seria o desempenho dele. Por exemplo, nos treinos classificatórios em sua grande maioria, ele ia mal mas nas corridas de domingo, conseguia muita das vezes o pódio.

Por causa disso as esperanças iam se diminuindo, mas nas corridas de Austin nos Estados Unidos e no México com um novo pacote de atualizações, parecia que conseguiram entender o conceito do carro. A temporada já tinha seu campeão, a Red Bull, mas a Mercedes é uma das equipes que mais conseguem melhorar seus carros ao longo da temporada.

Já em Interlagos, a equipe austríaca parece ter errado na configuração de seus carros. Na sexta Magnussen conseguiu a pole. No sábado, Max Verstappen foi ultrapassado por Russell, Hamilton e Sainz ficando fora do pódio. No domingo, é responsável pelo acidente com Lewis, porém, é o mais prejudicado, precisou trocar sua asa. Além disso, sofreu com punição da FIA. Mesmo assim chegou na quinta posição.

A Mercedes teve sua primeira vitória em 2022 e Russell a primeira de sua carreira, fazendo com que todos os funcionários que vieram ao Brasil, comemoraram como se fosse um título.

Brasileiro adotou a Mercedes

É natural os fãs dos pilotos passarem a torcer pela equipe dos quais eles fazem parte. Isso acontece em relação a Hamilton aqui no Brasil onde ele possui milhões de pessoas que o admiram, muito pelo seu talento dentro das pistas mas também pela luta fora delas. Com a Mercedes não é diferente, o brasileiro passou a gostar dos oito vezes campeões mundiais de construtores.

Todavia, parece que George Russell é o mais novo queridinho dos mercedistas. Ao ultrapassar Verstappen no sábado, o público foi ao delírio. Ao vencer no domingo, a mesma coisa, ainda mais com a dobradinha feita no pódio com o segundo lugar de Lewis. Pela primeira vez em 2022, uma prova terminava com o “Deus salve o rei” sendo tocado. Após a entrega dos troféus, os dois pilotos foram para o público que tinha invadido a pista,lá perceberam o amor de seus fãs e a felicidade por mais uma vitória.

Mas não parou por aí, Léo, engenheiro brasileiro da Mercedes e um dos responsáveis pela estratégia em 2021, também foi comemorar e foi ovacionado. Russell teve também seu nome cantado quando estava saindo de Interlagos. O Brasil passou a amar a Mercedes.

Resta saber como será a última corrida para a escuderia nesta temporada, porque já sabemos que nos dias 03 a 05 de novembro de 2023, a Mercedes voltará para a sua segunda casa, e quem sabe, a magia volte a acontecer.

Imagem: divulgação

https://horadogolesportes.com/russell-vence-em-interlagos/

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “Uma Mercedes brasileira

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: