Verstappen vence em Monza

Na casa da Ferrari, Max Verstappen venceu o GP de Monza na temporada de 2022 da Fórmula 1. A prova terminou com um safety car na pista, ao contrário do que aconteceu em Abu Dhabi em 2021. A corrida terminou gerando um anticlímax. Largando em sétimo, o holandês mostrou mais uma vez o motivo de seu ano incrível, onde aumenta cada vez mais sua vantagem rumo ao título.
Leclerc e Russell foram o segundo e o terceiro lugar completando o pódio. Outros destaques em Monza foram Sainz e Hamilton que largaram no fim do pelotão e terminaram em quinto e sexto lugar respectivamente. Nick de Vries que fez sua estreia, foi outro piloto que conseguiu ganhar um destaque em Monza e pode ter mudado a situação de sua carreira para a próxima temporada.
A Ferrari mais uma vez, não conseguiu bater seus objetivos mas estava pressionada. A alta cúpula da equipe italiana esteve presente, mas mesmo com ela e com sua torcida, foram superados pela Red Bull.
Largada boa de Leclerc, Russell e Verstappen
Os pilotos da Ferrari e da Mercedes estavam largando de pneus macios e saíram bem, o britânico quase conseguiu pegar a liderança na primeira curva, entretanto, o carro da equipe italiana era melhor em reta e conseguiu segurar sua posição.
Enquanto isso, Verstappen que pelas punições largou em sétimo, já estava em quarto. Norris que era o quarto largou mal e viu os demais pilotos o ultrapassando e caiu para sexto. De Vries, que fazia sua estreia na categoria, conseguiu manter a oitava colocação conquistada no qualificatório de sábado.
A Red Bull é o melhor carro do grid e Verstappen já chegava em George Russell, e foi fácil de ultrapassá-lo, segundo lugar para o atual campeão mundial. Quem parecia não estar com um dia bom era Sergio Pérez, ele havia sido penalizado por troca de equipamentos mas mesmo assim, largou mal e ainda viu um dos lados do seu pneu saindo fumaça.
O mexicano precisou ir cedo ao box, e quando saiu, ainda estava com fumaça. Com isso foi para as últimas colocações, mas conseguiu se recuperar e voltar à zona de pontuação da corrida. Pérez terminou em sexto.
Sainz faz corrida de recuperação
Outro punido em Monza foi Carlos Sainz, o piloto da Ferrari trocou a unidade de motor e largou em décimo oitavo, no entanto, foi ultrapassando os demais adversários e na metade da corrida, era o quarto colocado.
Porém, com 33 voltas o espanhol foi chamado para o box e voltou em oitavo mesmo tendo uma parada boa. O espanhol teve novamente de ultrapassar seus adversários, mas conseguiu marcar pontos e chegar na quarta colocação, posição que estava anteriormente.
Hamilton também é punido mas consegue se recuperar
O britânico da Mercedes saiu em décimo nono, mesmo com um carro abaixo das expectativas para essa temporada foi subindo no grid. Aos poucos, ele foi passando os carros e já figurava em sexto.
Na volta 35 a equipe o chama para a troca de pneus e ele retorna para a pista em décimo segundo lugar. Porém, ele aproveitou a briga de Norris e Gasly e foi passando os dois. Em seguida, também ultrapassou Daniel Ricciardo indo para o sexto lugar novamente.
No fim, o heptacampeão mundial também fez uma boa corrida e finaliza a participação em Monza neste ano, em quinto.
Verstappen mantém a liderança
Com as trocas de pneus, Max Verstappen aproveitou a situação e pulou para a liderança. Com isso, ele foi colocando vantagem em relação a Leclerc volta atrás de volta. Além disso, os dois fizeram uma briga particular para saber quem iria levar a pontuação da volta mais rápida da prova na Itália. Entretanto, foi Pérez que conseguiu.
Mesmo com pneus usados, Verstappen conseguia ser mais rápido do que o monegasco que estava com pneus macios e novos.
Safety car na pista e vitória de Verstappen
Na volta 47, safety car na pista. Ricciardo perde a potência do motor e para, entretanto, em uma posição ruim o que obrigou a entrada do carro de segurança. Red Bull, Ferrari e Mercedes viram a oportunidade e trocaram os pneus de Verstappen, Russell, Leclerc e Sainz para macios.
Com a demora para tirar o carro, o que poderia gerar emoção acabou sendo mais do mesmo com a prova de apenas 53 voltas. O safety car saiu da pista apenas para acontecer a bandeirada do término da prova. Trigésima primeira vitória na carreira de Verstappen, mas a primeira em Monza, na Itália. Ele continua ampliando sua vantagem e com grandes chances de ser campeão com antecedência.
Estreia excelente de Nick de Vries
De Vries fazia sua estreia, o piloto holandês é reserva da Mercedes e fez a TL1 com a Aston Martin na sexta e por causa da apendicite de Albon, pode fazer sua primeira corrida na Fórmula 1. No classificatório ele já estava melhor que Latifi, outro piloto da Williams.
No domingo, ele terminou em oitavo lugar, somando dois pontos e sendo o piloto do dia. Esse resultado, pode garantir um assento para ele em 2023. Agora, a próxima corrida da categoria, acontecerá apenas no dia 02 de outubro em Singapura, no Circuito Urbano de Marina Bay. A largada será as 09h no horário de Brasília.
Verstappen mais líder do que nunca
1º Verstappen: 335 pontos
2º Leclerc: 219 pontos
3º Pérez: 210 pontos
4º Russell: 203 pontos
5º Sainz: 187 pontos
6º Hamilton: 168 pontos
7º Norris: 88 pontos
8º Ocon: 66 pontos
9º Alonso: 59 pontos
10º Bottas: 46 pontos
Red Bull na liderança de construtores
1º Red Bull: 545 pontos
2º Ferrari: 406 pontos
3º Mercedes: 371 pontos
4º Alpine: 125 pontos
5º McLaren: 107 pontos
6º Alfa Romeo: 52 pontos
7º Haas: 34 pontos
8º AlphaTauri: 33 pontos
9º Aston Martin: 25 pontos
10º Williams: 6 pontos
Imagem: Divulgação h
ttps://horadogolesportes.com/felipe-drugovich-e-campeao-da-formula-2/