Verstappen vence GP de Baku, Ferraris abandonam

Max Verstappen foi o vencedor do GP de Baku, no Azerbaijão. Sergio Pérez foi segundo e George Russell o terceiro completando o pódio. Carlos Sainz com problemas hidráulicos e Charles Leclerc no motor tiveram que abandonar a corrida e a Ferrari saiu de mais uma corrida sem pontuar.
Os destaques de Baku ficaram para Pierre Gasly, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Gasly após resultados ruins conseguiu uma quinta colocação e voltou a marcar pontos, Hamilton que largou em sétimo lugar e em momentos na pista chegou a estar em 11º terminou em quarto lugar com uma Mercedes lentas na curva e que o efeito de golfinho beirando o impossível.
Já Vettel quando atacava Ocon perdeu posições mas se recuperou e finalizou em sexto lugar com sua Aston Martin. Com os erros da Ferrari nas últimas provas, vê Russell estar apenas 17 pontos atrás de Leclerc e no campeonato de construtores se distanciar mais da Red Bull.
Na Fórmula 2 tivemos Felipe Drugovich na terceira colocação, com isso, o brasileiro dispara na liderança do campeonato com 132 pontos. Enzo Fittipaldi que largou em 16º fez um belo resultado terminando em sexto lugar.
Pérez larga bem e Leclerc vê liderança em Baku escapar
No classificatório de sábado (11), Charles Leclerc fez sua quinta pole position da temporada e sua décima quinta desde que chegou à Fórmula 1, o resultado fez o piloto empatar com Felipe Massa. Pérez estava em segundo enquanto Verstappen foi para terceiro e Sainz em quarto.
Mas na largada, Pérez surpreendeu, antes da primeira curva, conseguiu uma ultrapassagem em cima do monegasco e alcançou a liderança em Baku. Verstappen até aquele momento, não conseguia alcançar o carro de Leclerc. O mexicano abria vantagem mas seria por puco tempo.
Verstappen tem a Red Bull mais rápida
Tirando a diferença a cada volta, o holandês chegou no piloto da Ferrari e era questão de tempo dele ultrapassar Charles e ver com Pérez qual carro da equipe austríaco seria o mais rápido para a vitória. Quem achava que a escuderia italiana conseguiria brigar no Azerbaijão, se enganou, Sainz já havia feito sua primeira parada, mas um pouco depois, teve que abandonar a corrida.
O problema do espanhol foi hidraúlico, naquele momento, Charles Leclerc era a esperança de pontuação na corrida. Entretanto, um pit stop lento fez o piloto cair para o terceiro lugar.
Mas a disputa estava mais interessante entre as dez primeiras colocações, Vettel corria com o objetivo de passar Ocon, no entanto, erra a freada e sai da pista. Com isso, Tsunoda e Hamilton o ultrapassam.
Na frente, Verstappen estava mais rápido que Pérez e o mexicano recebe uma recomendação de deixar seu companheiro o ultrapassar. E assim aconteceu, devido ao jogo de equipe e para evitar que saíssem sem pontuar.
Ferrari com confiabilidade zero
Os dois carros da Red Bull fizeram suas paradas para a troca de pneus e Charles estava liderando a prova naquele momento, mas o inesperado aconteceu, aparece fumaça atrás e a Ferrari abandona Baku sem pontuar. É a segunda corrida de Leclerc que ele lidera e precisa sair da pista devido à problemas no carro
Todavia o carro de Guanyu Zhou da Alfa Romeo e Kevin Magnussen da Haas também abandonaram em Baku. Todos os quatro carros usam motor Ferrari.
Mercedes conseguem bons resultados e Verstappen sai vencedor
Com as desistências de Sainz e Leclerc, Russell estava na terceira colocação sem nenhum perigo de perdê-la, no entanto, sem nenhuma chance de disputar com Pérez o segundo lugar. Enquanto isso, Hamilton conseguiu passar Tsunoda e Gasly alcançando um quarto lugar. Porém o piloto britânico e agora também brasileiro, não teria tempo suficiente para tentar ultrapassar seu companheiro de equipe.
O heptacampeão foi um dos mais prejudicados fisicamente devido a inconstância de seu carro e o efeito golfinho. Ontem ele já havia reclamado de dores na coluna, antes da prova, Toto Wolff colocava como dúvida se Hamilton conseguiria terminar a corrida.
Mas mesmo assim, ele conseguiu e melhorou seu desempenho em relação à qualificação de sábado, mesmo que isso tenha lhe causado intensas dores nas costas. Tsunoda, que estava fazendo boa prova, teve problemas no DRS e precisou consertá-lo, no entanto, com a demora da equipe para fazer isso, o japonês terminou em 13º lugar.
Verstappen terminou o GP de Baku em primeiro lugar, seguido de Sergio Pérez e George Russell no pódio. A Red Bull terminou o final de semana tendo a pontuação máxima de 44 pontos e a sua rival, a Ferrari, zerada. Hamilton em quarto, Gasly quinto, Vettel sexto, Alonso sétimo, Ricciardo oitavo, Norris nono e Ocon em décimo, fecham a pontuação de domingo.
Classificação entre pilotos
- 1º Max Verstappen: 150
- 2º Sergio Pérez: 129
- 3º Charles Leclerc: 116
- 4º George Russell: 99
- 5º Carlos Sainz: 83
- 6º Lewis Hamilton: 62
- 7º Lando Norris: 50
- 8º Valtteri Bottas: 40
- 9º Esteban Ocon: 31
- 10º Fernando Alonso e Pierre Gasly: 16
Classificação de construtores
- 1º Red Bull: 279
- 2º Ferrari: 199
- 3º Mercedes: 161
- 4º McLaren: 65
- 5º Alpine: 41
- 6º Alfa Romeo: 40
- 7º AlphaTauri: 27
- 8º Haas: 15
- 9º Aston Martin: 15
- 10º Williams: 3
A próxima corrida será no próximo domingo (19), no GP de Montreal, no Canadá, às 15h no horário de Brasília.
Imagem: Divulgação
https://horadogolesportes.com/em-noite-de-curry-warriors-vencem-celtics/
Um comentário em “Verstappen vence GP de Baku, Ferraris abandonam”