Verstappen vence na França

Max Verstappen venceu neste domingo o GP da França pela Fórmula 1 e dispara na liderança do campeonato. A corrida foi marcada pela batida de Charles Leclerc que estava na liderança errou e teve problemas em seu acelerador e não pode voltar para a pista, não conseguindo terminar a prova. Vale lembrar que no GP da Áustria o piloto da Ferrari venceu porém já apresentava problemas no mesmo local.
Hamilton ficou em segundo lugar na corrida de número 300 em sua carreira. Russell completou o pódio na terceira colocação e fazendo a dobradinha da Mercedes.
Largada boa de Charles Leclerc
Com a pole de sábado, que teve um belo jogo de equipe da escuderia italiana. Leclerc conquistou sua décima sexta pole position com uma ajuda de Carlos Sainz. Pela troca total da unidade de potência de seu motor, largou em décimo nono, Kevin Magnussen saiu em vigésimo pelo mesmo motivo do espanhol.
Verstappen largou em segundo com Sergio Pérez em terceiro. Na largada, Leclerc conseguiu segurar bem a primeira colocação mesmo com o ataque do atual campeão da categoria. Quem conseguiu ultrapassar logo no início, foi Lewis Hamilton que pegou o terceiro lugar de Pérez. Na sequência, mais uma batalha entre os dois pilotos.
Não é novidade que o carro da Red Bull é melhor do que a da Mercedes neste temporada, mas mesmo com os ataques do mexicano, o britânico manteve seu lugar. Alonso foi outro piloto que subiu posições na largada, de um P7 foi para P5, Magnussen começou a escalar o grid e já tinha ultrapassado oito carros.
Verstappen passou a ameaçar Leclerc, no entanto, não conseguia a ultrapassagem justamente porque a Ferrari recuperava distância nas curvas. Enquanto isso, Sainz já chegava na zona de pontuação em décimo lugar.
Leclerc bate e abandona
O que não poderia acontecer para o monegasco aconteceu, ao entrar na curva 11 Leclerc perde o controle do carro e bate no muro, naquele momento, a prova já estava na volta 18. Em sequência, seu acelerador não funcionou e não conseguiu voltar para a pista. Por um tempo, Hamilton assumiu a liderança e foi para os boxes junto com Verstappen. Porém o holandês sai na frente e toma a liderança.
As apostas da Ferrari agora na França estavam todas com Sainz, todavia, ele foi liberado de forma rápida e quase bateu o que o fez ser punido em cinco segundos. O espanhol fazia sua corrida particular, ultrapassou Alonso e foi atrás de George Russell. O britânico da Mercedes até tenta se defender, mas por pouco tempo, o piloto da Ferrari faz uma linda passada e chega em quarto em busca de Pérez.
Briga pelo terceiro lugar
Uma das melhores disputas na França teve Sainz e Pérez como protagonistas. O espanhol chega no mexicano e os dois travam uma disputa pelo terceiro lugar. O piloto da Ferrari leva a melhor e ultrapassa, porém ele tinha que cumprir sua punição e foi para o box trocar pneus e voltou em sétimo.
Mas com a perda do terceiro lugar, Russell chegou no piloto da Red Bull e acabaram se tocando, no entanto, Pérez segurou sua terceira colocação. A direção de provas investiga, mas sem punições.
Russell estava determinado em ir atrás do mexicano e contou com um erro dele. Zhou bate seu carro e obriga o safety car virtual, com a liberação de disputas, Pérez erra e vê o britânico o ultrapassar garantindo o terceiro lugar no pódio. Russell ainda somou um ponto extra pela volta mais rápida da prova com 1m38s013.
Verstappen vence sem ameaças
A briga de Verstappen seria com Leclerc, mas com o abandono, seu carro foi soberano na pista e não teve ameaças. O ponto negativo para a Red Bull foi Pérez não ter conseguido segurar sua posição, o que poderia ampliar a vantagem nos construtores.
Sainz saindo lá de trás do pelotão terminou em quinto, mas se tivesse continuado na pista e não ter feito a segunda parada, poderia ter ido mais além. A Mercedes mesmo com um carro abaixo, tem excelentes pilotos e fizeram a primeira dobradinha do pódio na temporada. A próxima corrida será o GP da Hungria, dia 31 às 10h no horário de Brasília.
Classificação entre os pilotos com Verstappen na liderança
1º Verstappen: 233 pontos
2º Leclerc: 170 pontos
3º Pérez: 163 pontos
4º Sainz: 144 pontos
5º Russell: 143 pontos
6º Hamilton: 127 pontos
7º Norris: 70 pontos
8º Ocon: 56 pontos
9º Bottas: 46 pontos
10º Alonso: 37 pontos
Classificação entre construtores
1º Red Bull:396 pontos
2º Ferrari: 314 pontos
3º Mercedes: 270 pontos
4º Alpine: 93 pontos
5º McLaren: 89 pontos
6º Alfa Romeo: 51 pontos
7º Haas: 34 pontos
8º AlphaTauri: 27 pontos
9º Aston Martin: 19 pontos
10º Williams: 3 pontos
Imagem: Divulgação
Um comentário em “Verstappen vence na França”