Verstappen vence na Holanda

Com direito a chuva e bastante emoção, Max Verstappen venceu a corrida na Holanda, em sua casa. O pódio foi formado por Alonso e Gasly.
Leclerc, Sargent e Zhou tiveram que abandonar a corrida. Pontos positivos para Fernando Alonso que aos 42 anos segue mostrando ter muita gasolina no tanque.
Apesar dos erros de estratégia da Mercedes, a dupla Russel e Hamilton colocaram a equipe na zona de pontuação. No entanto, o britânico do carro 63 caiu para último lugar. Albon correu bem e tem feito uma ótima temporada com a sua Williams.
Largada e chuva para confundir as equipes
Verstappen havia largado bem na Holanda, Norris e Russell não ofereceram ameaças. Mas por outro lado, Alonso tentava dar o mergulho e ultrapassar o britânico, mas na sequência perdeu a terceira posição.
Em segundos, a chuva apareceu mais uma vez nesse final de semana marcado pelo retorno da Fórmula 1 após as férias de verão europeu. No meio do grid os carros que estavam de pneus para pista seca começaram a patinar. Nesse momento Leclerc recebeu um toque e o seu bico ficou danificado.
Mercedes erra em estratégia
Algumas equipes passaram a chamar seus pilotos para a troca de pneus de chuva. Em contrapartida, a Mercedes preferiu não fazer isso. No rádio Hamilton fala com sua equipe que deveriam ter realizado a troca dos pneus.
Como resposta, a equipe fala para ele continuar na pista, mas ele mesmo assim vai ao box e troca seus pneus. George Russell também foi prejudicado, largou em terceiro e na confusão desceu para décimo sétimo.
A Red Bull foi outra equipe que manteve seu piloto na pista. Enquanto Pérez vai ao Box, Verstappen permaneceu e quando saiu para a troca de pneus, perdeu a liderança para o mexicano. Em poucas voltas, a chuva para e obriga novamente os pilotos a trocar os seus pneus.
Verstappen retoma a liderança
Na segunda troca de pneus, foi a vez de Max Verstappen ir primeiro aos boxs da Red Bull e quando Pérez fez o mesmo perdeu a liderança.
Nas antes disso, o mexicano já estava sendo ameaçado pelo bicampeão mundial porque a vantagem ia diminuindo por conta da velocidade de Max.
Sargent bate no muro e entra o safety car
A maioria dos top 10 que largaram já estavam em posições diferentes e Logan Sargent bate no muro quando estava chegando no box. O safety car físico foi acionado, o norte-americano abandonou a prova.
E após cinco voltas, teve a relargada. Ela não teve alterações e Verstappen seguia tranquilamente liderando o pelotão.
Leclerc abandona
Desde o toque no início da corrida, o carro de Charles Leclerc perdeu o ritmo. Com pit stop ruins, a Ferrari ajudou que o monegasco ficasse no final da prova.
Na metade da corrida Leclerc ia sendo ultrapassado pelos demais carros e preferiu abandonar a corrida. O seu assoalho também estava danificado e isso só iria gerar gastos de motor e outros componentes.
Aston Martin de Alonso forte na Holanda
O início da temporada da Aston Martin parecia ser uma forte concorrente ao segundo lugar da temporada. No entanto, aos poucos foi perdendo força enquanto a McLaren ressurgia com Norris e Piastri.
Ao voltar das férias, Alonso mostrou que ele e a equipe poderiam retomar esse objetivo. O espanhol corria na Holanda e fazia frente para buscar o pódio. O bicampeão mundial era uma constante ameaça ao segundo lugar de Pérez.
Hamilton tenta consertar erro da equipe
Para o heptacampeão mundial era uma corrida de superação. Largou em décimo terceiro, e com erros da Mercedes, precisou escalar o pelotão.
Mesmo assim encontrou várias dificuldades para ultrapassar Lando Norris mas antes de mais uma chuva, era o sexto colocado. Russell também conseguiu uma boa recuperação e já estava na zona de classificação em oitavo.
Chuva torrencial e mais batidas
As equipes já haviam avisado aos seus pilotos a possibilidade de uma forte chuva nas últimas 10 voltas. E isso aconteceu. De forma rápida e muito forte, ela chegou e deixou a corrida ainda mais confusa.
Todos foram para os boxes e trocaram para pneus intermediários. Contudo, apenas Esteban Ocon que passou a usar pneus de chuva pesada.
O francês chegou a falar que era uma má decisão. Mas logo em seguida, Bottas escapa da pista e consegue voltar sem problemas. O seu companheiro de equipe Zhou não teve a mesma sorte.
O chinês bate forte e abandona a corrida. Pérez foi outro que beijou o muro mas não teve muitos danos e entrou no pit lane para uma troca. E em algo raro, a Red Bull erra e demora 10 segundos para trocar os pneus do mexicano.
Em sua saída, a bandeira vermelha foi acionada. Isso ajudou Alonso a pegar a segunda colocação que ele tanto estava buscando. Gasly que também fazia uma excelente prova, era o terceiro colocado.
Hamilton também escapa mas conseguiu controlar o carro e voltar para a prova sem danos. A FIA suspendeu a prova para poder retirar o carro de Zhou e consertar o muro que foi danificado.
Relargada e vitória de Max Verstappen
Com a chuva diminuindo, a direção de provas liberou para que a corrida voltasse. Além disso, ela recomendou que todos os pilotos saíssem já com pneus intermediários.
O safety car entrou para duas voltas e mais uma previsão de chuva enquanto teria a corrida. Norris e Russell brigavam pela sétima colocação, os dois tiveram um toque de corrida e Russell caiu para o último lugar.
Pérez foi penalizado e o seu pódio não era mais garantido. O mexicano estava acima da velocidade permitida no pit lane. Com isso, Pierre Gasly herdou o terceiro lugar. Hamilton brigou até o fim com Carlos Sainz, porém não conseguiu nas últimas voltas. O britânico terminou em sexto.
Verstappen iguala Vettel
Com nove vitórias consecutivas, Verstappen igualou ao número de Sebastian Vettel quando ainda pilotava na Red Bull quando alcançou essa marca. A Fórmula 1 volta no próximo domingo, mas em Monza, na casa da Ferrari. A corrida será às 10h no horário de Brasília.
https://horadogolesportes.com/verstappen-vence-a-prova-na-belgica/?amp=1
Um comentário em “Verstappen vence na Holanda”