Verstappen vence o GP da Hungria

Max Verstappen venceu mais uma. Desta vez foi o Grande Prêmio da Hungria. A penúltima corrida antes das férias do verão europeu teve o pódio formado por Norris e Pérez.
Mas neste final de semana Verstappen não havia liderado nenhum treino e no qualificatório, Lewis Hamilton conseguiu um feito que quase ninguém tem conseguido, fazer a pole contra o atual campeão da Fórmula 1. A diferença entre eles foi apenas de três milésimos, gerando um entretenimento que muitos fãs estavam esperando.
A FIA havia colocado uma regra no qualificatório com o objetivo de fazer as equipes pensarem na estratégia e não errar. No Q3 os pilotos deveriam estar de pneus duros, no Q2 de médios e no Q3 de macios. Um exemplo foi a Mercedes que colocou seus dois pilotos no tráfego e isso causou a queda de George Russell no Q3.
Verstappen faz boa largada e passa Hamilton
Se Max Verstappen não estava contente com o segundo lugar na largada, ele demonstrou assim que iniciou a prova que faria de tudo para vencer. E ele fez, ultrapassou Hamilton e segurou a liderança. Oscar Piastri que largou em quarto aproveitou a situação e atacou seu companheiro de McLaren, Lando Norris e também a Hamilton.
Alpines fora na primeira volta
Se aparentemente o clima entre Gasly e Ocon não parece ser o dos melhores na Alpine, ele pode piorar. Zhou na largada causou um acidente entre as Alpines, o assento de Esteban Ocon chegou a quebrar em dois. Devido a toda situação, os dois pilotos abandonaram a prova cedo demais. O piloto da Alfa Romeo levou uma punição de cinco segundos.
Ferraris e Aston Martins com problema
Mesmo com algumas atualizações, a Ferrari não estava tendo um bom final de semana. Na primeira parada com Charles Leclerc durou cerca de 10 segundos, uma das piores paradas na corrida da Hungria prejudicando a corrida do monegasco. Na segunda ida ao box, Leclerc ultrapassou o limite permitido de pit lane e levou uma punição de cinco segundos.
Em outro momento, Carlos Sainz precisou explicar a estratégia da prova para a equipe. Isso não é a primeira vez que o espanhol precisa fazer isso.
A Aston Martin também decepcionava, se no início da temporada era a segunda força do grid, desde Silverstone parecia que tinha perdido esse posto. Para piorar, fez um pit stop em Fernando Alonso de 3.3 segundos.
Pérez em busca do pódio
O mês de Julho para Checo Pérez estava péssimo. O mexicano da Red Bull que tinha pretensões de disputar o título, era decepção para a equipe. Na Hungria ele largou em nono mas era o piloto que mais fazia ultrapassagens. Pérez tinha o segundo carro mais rápido do grid e mostrou isso na pista.
A ultrapassagem entre Piastri foi uma das mais disputadas da prova. Na briga, o novato australiano acabou indo para a grama enquanto o mexicano pegava a sua terceira colocação. Pérez queria mais, agora ele diminuía a diferença entre Norris. A McLaren vendo isso, passava a avisar ao seu piloto para ele acelerar o máximo que pudesse.
Mas o ritmo de Piastri só piorava e viu Hamilton o ultrapassá-lo sem dificuldade. O segundo piloto da McLaren agora era o quinto. Enquanto isso na frente, Verstappen permanecia tranquilo e calmo na liderança.
Mercedes com carro lento para brigar pelo pódio
A largada de Hamilton não foi boa e o carro ainda apresentava lentidão na tentativa de brigar por posições mais altas na prova. No entanto, ele não conseguia e por este motivo ultrapassar uma McLaren no início era uma missão impossível.
Russell que começou na Hungria em décimo oitavo, entrou na zona de classificação e terminou a prova em sexto devida a punição de Leclerc. Mas Hamilton ainda tentou, foi tirando a diferença de Pérez já que ele não ultrapassou Norris. Porém, o britânico precisaria ter mais algumas voltas para chegar ao pódio.
Verstappen vence e Red Bull faz história
Com a vitória de Verstappen na Hungria, o piloto segue a passos largos rumo ao tricampeonato, pois não há atualmente nenhuma outra equipe que consiga fazer frente a ele e a Red Bull. A equipe austríaca fez história na Hungria, agora com 12 vitória na temporada, bateu o recorde de 11 da McLaren que era de 11 em 1988 com Senna e Prost.
A próxima etapa será a da Bélgica, dia 30 de Julho, às 10h pelo horário de Brasília.
Imagem: Divulgação
Um comentário em “Verstappen vence o GP da Hungria”