Verstappen vence o GP da Hungria

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Hungria da Fórmula 1 de 2022. O atual campeão mundial largou em décimo mas, fez uma bela corrida de superação dando passos largos para o bicampeonato da categoria.
No sábado tivemos um qualificatório decidido nos últimos segundos com George Russell fazendo a pole position pela primeira vez da sua carreira, em segundo ficou Carlos Sainz seguido de Charles Leclerc. Max estava bem até o Q2, mas por problemas no carro largou em décimo. A Red Bull ainda teve Sergio Pérez saindo em décimo primeiro, o que obrigaria os pilotos a fazer uma corrida de recuperação.
Largada boa das Mercedes e Red Bulls
Russell deveria largar bem já que tinha as duas Ferraris em sua cola, Hamilton também precisava porque teve problemas no DRS que quebrou e largou na sétima colocação. E conseguiram, Russell defendeu sua posição lutando forte com Sainz. Enquanto Hamilton passou pelas Alpines de Alonso e Ocon pulando para o quinto lugar.
Norris brigou pela posição com Leclerc mas recuou o que fez com que Hamilton fosse espremido e saísse da pista. Verstappen na largada foi para oitavo e brigou com Alonso pelo sétimo lugar, na sequência, Pérez também ultrapassou o bicampeão mundial.
Russell abria dois segundos de vantagem em relação a Sainz. Com isso, Leclerc pediu à equipe para que o espanhol corresse mais rápido. Verstappen já estava em sexto e tinha Hamilton na sua frente, todavia, relata problemas em seu sensor e a Red Bull o aconselha a ligar e desligar.
Briga entre Leclerc e Russell
A Ferrari tinha o melhor carro e após trocas de pneus Leclerc estava na segunda colocação e foi atrás do britânico. Na primeira disputa, Russell conseguiu se defender bem, porém o monegasco seguia a busca do piloto da Mercedes.
Na segunda briga, melhor para Charles Leclerc que fez uma linda passagem. Sainz mesmo com essa briga não conseguiu chegar perto dos dois carros e via Max Verstappen em seu retrovisor. Na parte intermediária do pelotão, uma briga entre Alpines. Ocon sai dos boxes e briga com Alonso em busca da décima colocação. Mas Daniel Ricciardo, que não tinha nada a ver com isso, passou as duas Alpines com uma ultrapassagem dupla.
Verstappen x Leclerc
E depois de um tempo sem uma briga de Charles com Max, o GP da Hungria proporcionou novamente. Os dois pilotos tinham ido fazer uma nova troca de pneus, e por isso, estavam brigando pela terceira posição. Verstappen o ultrapassa na volta 41.
Mas na sequência, Max erra e roda na pista, o que faz Charles pegar o terceiro lugar novamente. No entanto, mesmo com o erro, Verstappen continua rápido e passa pela segunda vez Leclerc.
Com a troca de pneus de Sainz e de Russell, Hamilton estava na liderança com o atual campeão Max na vice-liderança. O heptacampeão mundial também foi para o box e o holandês que largou em décimo, já estava na liderança como é de costume para ele.
Ferrari erra em estratégia
Sainz fez um pit stop lento, e se não bastasse também errou com Leclerc que foi de pneus duros. O espanhol estava em terceiro enquanto o monegasco em sexto. Mas o maior medo era Hamilton, o britânico depois que foi para o composto macio, tirou mais de seis segundos em relação à Sainz. Além disso, fazia a volta mais rápida da corrida.
E na volta 62 o espanhol levou pressão do piloto da Mercedes. Hamilton foi experimentando as curvas até que conseguiu ultrapassar o Sainz. Na sequência, ele teria Russell à sua frente. E teve briga doméstica, Hamilton estava muito rápido e conseguiu ultrapassar seu companheiro de equipe.
Verstappen sem problemas para a vitória
Enquanto os pilotos disputavam posições, Max Verstappen estava tranquilo com mais de dez segundos de vantagem em relação a Hamilton. A Alfa Romeo de Valtteri Bottas perdeu potência em seu motor e obrigou a entrada do safety car virtual.
Em consequência disso, os pilotos não poderiam tentar mais ultrapassagens e tiveram que diminuir sua velocidade, mas isso não atrapalhou a oitava vitória de Verstappen na Fórmula 1 da temporada de 2022. A Mercedes colocou pela segunda vez consecutiva neste ano, seus dois pilotos no pódio. Hamilton terminou em segundo e Russell em terceiro.
Agora a Fórmula 1, dá uma pausa de três semanas e volta no dia 28 de agosto no GP da Bélgica no circuito de Spa-Francorchamps. A corrida será às 10h no horário de Brasília.
Classificação dos pilotos com vantagem de 80 pontos para Verstappen
1º Verstappen: 258 pontos
2º Leclerc: 178 pontos
3º Pérez: 173 pontos
4º Russell: 158 pontos
5º Sainz: 156 pontos
6º Hamilton: 146 pontos
7º Norris: 76 pontos
8º Ocon: 58 pontos
9º Bottas: 46 pontos
10º Alonso: 41 pontos
Classificação entre equipes
1º Red Bull: 431 pontos
2º Ferrari: 334 pontos
3º Mercedes: 304 pontos
4º Alpine: 99 pontos
5º McLaren: 95 pontos
6º Alfa Romeo: 51 pontos
7º Haas: 34 pontos
8º AlphaTauri: 27 pontos
9º Aston Martin: 20 pontos
10º Williams: 3 pontos
Imagem: Divulgação
https://horadogolesportes.com/vettel-anuncia-aposentadoria-da-formula-1/
Um comentário em “Verstappen vence o GP da Hungria”