Verstappen vence o GP do Canadá

Max Verstappen vence o GP do Canadá e amplia sua vantagem na temporada de 2022 da Fórmula 1. O holandês mostrou maturidade com sua Red Bull na briga com Carlos Sainz e Ferrari, que ficou em segundo. A empresa austríaca mostra nas pistas porque tem um carro superior. Lewis Hamilton completou o pódio na terceira colocação. Leclerc termina em quinto.
Os treinos antes do qualificatório foram intensos e até divertidos, no TL3 Fernando Alonso, Pierre Gasly e Sebastian Vettel terminaram na primeira, segunda e terceira colocação respectivamente. O qualificatório foi marcado por uma chuva que deixou a pista molhada e com muitas diferenças na liderança.
Vettel e Gasly não conseguiram passar para o Q3, mas Alonso sim. O bicampeão da Fórmula 1 junto com Sainz brigavam com Verstappen para ver quem ganharia a pole position. Charles Leclerc precisou trocar alguns componentes de seu motor e já sofreria uma penalização, todavia, a Ferrari aproveitou para trocar tudo. Por isso, o monegasco largou na décima nona posição, à frente apenas de Yuki Tsunoda.
Sergio Pérez bateu no qualificatório e não conseguiu terminar o Q2, com isso largou em 13º. Verstappen mostrou o domínio da Red Bull e largou em primeiro, a surpresa foi Alonso conseguindo um P2 e se tornando o piloto mais velho a largar na primeira fila. Sainz foi terceiro seguido de Lewis Hamilton em quarto. George Russell tentou uma estratégia diferente com pneus macios mas ainda havia partes da pista molhada, o que fez o britânico largar em oitavo.
Verstappen mantém a liderança no grid de largada
Alonso havia prometido que tentaria atacar Verstappen já na primeira volta, entretanto, isso não aconteceu. O atual campeão mundial largou bem e conseguiu manter sua colocação, assim como Alonso, Sainz e Hamilton.
Não demorou muito para aparecer o primeiro safety car. Pérez bateu seu carro e teve que abandonar a prova, com isso, o safety car virtual foi acionado. Isso possibilitou as equipes colocarem suas estratégias em jogo, a Mercedes chamou Hamilton para a troca de pneus, junto com Max Verstappen.
Enquanto isso no pelotão de trás, Charles Leclerc seguia escalando o grid, no entanto, não conseguia ultrapassar Sebastian Ocon o que dificultou ainda mais sua corrida em Montreal.
Briga de campeões relembra 2021
Verstappen precisou ir para os boxes e Sainz naquele momento era o líder da corrida. Na volta do piloto da Red Bull para a pista uma lembrança do que foi 2021. Ele se encontra com Hamilton e por segundos, os dois disputam posições, o britânico consegue manter mas logo em seguida, entra para sua troca de pneus.
Mais safety car
Mick Schumacher e Yuki Tsunoda bateram seus carros e provocaram mais um safety car, para Sainz foi na hora certa porque o espanhol precisava disso para troca de seus pneus e seguir na caça de Max Verstappen. Assim a Ferrari fez, todavia, para Fernando Alonso a Alpine errou, em duas oportunidades não o chamou para o box o que fez o bicampeão mundial terminar a corrida em nono lugar, após uma penalização de 5 segundos por fazer zig-zag para defender a posição de Bottas.
Max controla seu carro contra Sainz na sua cola
Carlos Sainz não tinha mais o que fazer além de ir na busca de Max, Leclerc devido às suas punições não conseguia chegar nos líderes. E Verstappen precisou controlar sua Red Bull para poder terminar a prova.
Enquanto Sainz mantinha um ritmo para tirar a diferença, o atual campeão corria tentando cuidar dos pneus, sem mostrar nervosismo e sem errar ele conseguiu. Mais um vitória de Max Verstappen, a sua primeira em Montreal que o coloca mais líder do que nunca na temporada.
Sainz terminou em segundo, enquanto Hamilton que largou em quarto subiu ao pódio com a terceira colocação. Russell estava em oitavo e terminou a prova em quarto lugar. A próxima corrida será no dia 3 de julho, no GP de Silverstone, na Inglaterra.
Ranking do campeonato de pilotos
1º Verstappen: 175
2º Pérez: 129
3º Leclerc: 126
4º Russell: 111
5º Sainz: 102
6º Hamilton: 77
7º Norris: 50
8º Bottas: 44
9º Ocon: 39
10º Alonso: 22
Ranking do campeonato de construtores
1º Red Bull: 304
2º Ferrari: 228
3º Mercedes: 188
4º McLaren: 65
5º Alpine: 61
6º Alfa Romeo: 47
7º AlphaTauri: 27
8º Aston Martin: 16
9º Haas: 15
10º Williams: 3
Imagem: Clive Rose/Getty Images
https://horadogolesportes.com/tele-santana-ganha-estatua-no-morumbi/
Um comentário em “Verstappen vence o GP do Canadá”