Vettel anuncia aposentadoria da Fórmula 1

Vettel anuncia aposentadoria da Fórmula 1

Um dos maiores nomes da Fórmula 1, Sebastian Vettel anunciou que irá se aposentar da categoria ao fim da temporada de 2022. Um dos motivos do tetracampeão mundial, é o desejo de ficar mais tempo com sua família. Mas mesmo saindo das pistas, o alemão deixa um legado no esporte e para a sociedade.

Anúncio foi feito pelas redes sociais

Desde o início da temporada, muito se era especulado em uma provável aposentadoria de Vettel, no entanto, nada era confirmado. O piloto que iniciou sua carreira na categoria, em 2007, teve passagens pela STR, RBR e Ferrari, hoje faz parte da Aston Martin. Com um carro que infelizmente, deixa a desejar em questões de desempenho.

Mas a grande verdade é que mesmo diante dessas situações, Vettel nunca reclamou da equipe, pelo contrário, a relação entre eles se mostra ser muito saudável e caminham juntos para que o esporte seja mais justo e menos preconceituoso. 

Vettel nunca foi adepto às redes sociais, tanto é que até ontem, não tinha uma conta pessoal. Em uma entrevista recente, o alemão comentou que quando se aposentasse iria fazer uma conta no instagram para que seus fãs soubesse sobre o que ele estava fazendo e também manter o contato. Com a conta criada, os boatos criaram força, porém, muitos queriam não acreditar que isso fosse possível. Mas ele cumpriu o que disse.

Vettel faz um vídeo falando sobre seus motivos para aposentar

Horas depois, a primeira publicação de Vettel foi justamente sobre sua aposentadoria. 

“Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada 2022. Eu deveria começar com uma longa lista de pessoas a agradecer, mas sinto ser mais importante explicar minhas razões. Eu amo esse esporte, ele foi o centro da minha vida desde que eu lembro, mas ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, também há fora delas. Ser um piloto nunca foi minha única identidade. Quem sou eu? Sebastian, pai de três crianças e marido de uma mulher maravilhosa. Sou curioso e facilmente impressionado por pessoas talentosas e apaixonadas. Sou obcecado por perfeição. Sou tolerante e creio que todos temos o mesmo direito de viver, não importa como nós somos, de onde viemos e quem amamos. Amo estar aí fora na natureza, sou teimoso, impaciente. Posso ser realmente irritante, mas fazer pessoas rirem. Amo chocolate e o cheiro de pão fresquinho. Minha cor favorita é azul. Acredito em mudança e progresso e que cada passo conta. Sou otimista e acredito que as pessoas são boas. Eu formei uma família, e amo estar perto deles. Também desenvolvi outros interesses fora da Fórmula 1.”

Vettel também fala sobre seus filhos e o desejo de estar mais perto deles.

“Minha paixão pela Fórmula 1 vem com muito tempo longe deles, e toma muita energia. O comprometimento com a minha paixão, como eu fiz, embora tenha sido o certo, não tem mais espaço ao lado do meu desejo de ser um grande pai e marido. A energia exigida para ser um com um carro e com a equipe, perseguir a perfeição, toma foco e compromisso. Meu objetivo mudou de ganhar corridas e brigar por títulos para ver meus filhos crescerem, passar a eles meus valores, esperar que eles se levantem quando caírem, escutá-los quando precisarem de mim, não ter que dizer “tchau” e, o mais importante, ser capaz de aprender com eles e permitir que me inspirem.” 

Além da família, o alemão colocará sua atenção em novos desafios

“Crianças são o futuro. À frente, sinto que há muito mais para aprender e explorar sobre a vida, e eu mesmo. Falando do futuro, sinto que vivemos tempos decisivos, e o que faremos nos próximos anos vai determinar nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que eu aprendi a desgostar. Eles podem ser resolvidos no futuro. Falar não é suficiente, e não podemos esperar. Não há alternativa. A corrida já está valendo. Minha melhor corrida ainda está por vir. Acredito em avançar, e prosseguir. O tempo é um caminho de uma via só e eu quero seguir com o tempo. Estou ansioso para correr por pistas desconhecidas e encontrar novos desafios. As marcas que deixei na pista vão permanecer até que o tempo as leve embora. Novas serão estabelecidas. O amanhã pertence àqueles que estão moldando o hoje. A próxima curva está em boas mãos, já que a nova geração já surgiu. Acredito que ainda há uma corrida a ser vencida. Adeus, e obrigado por me permitirem dividir essa pista com vocês. Eu amei cada parte disso”.

Carreira vitoriosa

Imagem: Divulgação

Até o Grande Prêmio da França, Vettel tem um currículo invejável. 

  • 289 GPs
  • 4 título 
  • 53 vitórias (18.34%)
  • 57 poles position (19.72%)
  • 38 voltas mais rápida (13.15%)
  • 122 pódios (42.21%)
  • 8 hat tricks
  • 4 Grand Chelem
  • 43 abandonos (14.88%)
  • Campeão, bicampeão, tricampeão, tetracampeão mais jovem (23, 24, 25 e 26)
  • Pole position mais jovem: 21 anos
  • Mais vitórias consecutivas: 9
  • Mais vitórias em um ano: 13 (mesmo número que Michael Schumacher)
  • Mais poles em um ano: 15
  • Mais voltas lideradas em um ano: 739

Pilotos homenageiam Vettel

Com o anúncio, vários pilotos mandaram mensagens de homenagem para o alemão. Nelas eles reconhecem a grande história escrita por Vettel na Fórmula 1 e o legado que ele deixou. 

Entre eles, está Lewis Hamilton, que foi um grande adversário de Vettel na pista, mas se tornaram amigos fora dela. Além disso, sempre estão juntos na luta pela igualdade entre as pessoas e o fim do preconceito.  Charles Leclerc que foi companheiro na Ferrari comentou que o alemão é uma das pessoas que o apoia principalmente nos momentos difíceis.

Mick Schumacher, pupilo de Vettel, foi mais um que agradeceu pela carreira dele e na zona de entrevistas, parou para poder abraçá-lo. Ex-pilotos como Nico Rosberg e Romain Grosjean também fizeram suas homenagens e elogios para Vettel. A verdade é que sai das pistas um dos pilotos mais talentosos das últimas décadas e que não ficou apenas acomodado com o esporte, mas também por fora dele por melhorias. Independente de fazer parte ou não de grupos minoritários, Sebastian Vettel mostrava e ainda mostra empatia, amor e se junta na luta por um mundo mais sustentável e justo para todos. 

A sua história está gravada e não pode ser apagada, seu legado será passado por várias gerações de pilotos e de fãs da Fórmula 1. Sua legião de fãs hoje está triste, porém deve seguir orgulhosa do que seu ídolo fez e provavelmente ainda irá fazer. 

Imagem: Divulgação

https://horadogolesportes.com/flamengo-e-athletico-pr-empatam-no-maracana/

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

2 comentários sobre “Vettel anuncia aposentadoria da Fórmula 1

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: