Com tri, Verstappen vence o Grande Prêmio do Catar

Com tri, Verstappen vence o Grande Prêmio do Catar

Sem sustos, Max Verstappen venceu mais uma corrida. Desta vez o Grande Prêmio do Catar em 2023. Oscar Piastri terminou em segundo, seguido de Lando Norris em terceiro. A prova ficou marcada pela alta tensão entre os pilotos da Mercedes, várias punições e a troca de pneus.

Ferrari faz prova só com Leclerc

Carlos Sainz não pode correr neste domingo por problemas de vazamento em seu tanque de combustível. A Ferrari tentou consertar mas sem sucesso, optou em não colocá-lo na pista por questões de segurança.

O monegasco finalizou a prova na quinta colocação.

Pirelli muda as regras no Catar

Na sexta-feira, a Pirelli havia visto alguns problemas nos pneus após o uso. O medo da empresa fornecedora era que isso causasse acidentes. Depois do sprint no sábado que coroou o tricampeonato de Max Verstappen e a primeira vitória de Oscar Piastri na Fórmula 1 fizeram mais testes.

Os pneus foram cortados e se percebeu que o defeito deles realmente poderia afetar a segurança dos pilotos.  A FIA entrou e disse que obrigatoriamente, cada conjunto de pneus novos deveriam ser usados no máximo, 18 voltas.

Se o piloto e a equipe desobedecesse, haveria bandeira preta e estaria desclassificado da prova. Com isso, as estratégias foram modificadas. No mínimo, deveria haver três paradas com trocas de pneus.

Mercedes batem, Hamilton abandona e Verstappen sai ileso

Na largada, mais um revival de 2016 na Mercedes. Russell estava de pneus médios enquanto Hamilton de macios. O heptacampeão mundial tinha falado que iria atacar e ele fez. Assim que iniciou a corrida, o britânico atacou seu companheiro de equipe.

Russell ficou entre Hamilton e Verstappen e não deixou Lewis ultrapassar. Por outro lado, Hamilton mergulhou mesmo com pouco espaço. As duas Mercedes bateram mas quem mais se prejudicou foi o piloto do carro 44 que foi direto para a areia.

Os rádios dos dois pilotos colocaram a culpa no outro companheiro. O britânico do carro 63 teve poucos problemas, porém manteve na pista mas caiu de posições. Ele havia largado em segundo.

Toto Wolff que está de licença médica e não foi para o Catar, precisou conversar com George. O chefe da Mercedes pediu para seu piloto focar na corrida e fazer o seu melhor.

Enquanto isso Verstappen seguia a sua corrida particular sem nenhuma ameaça e colocando mais diferença entre os adversários. 

Na zona de entrevistas, Hamilton reconheceu o erro e disse que Russell não tinha o que fazer naquela situação. Pediu desculpas a todos e ainda falou que a sua relação com seu companheiro de equipe não é afetada.

Mudanças constantes nas posições

Com os pit lanes, as mudanças nas posições aconteciam a todo momento. Contudo, a que dificilmente mudava, era a liderança de Max Verstappen que abria diferença aos rivais. 

Mas quando ele foi aos boxes, o primeiro lugar foi inédito, Albon liderou no Catar. Foi por pouco porque o agora tricampeão mundial retomou a sua posição.

Pérez com um ano para se esquecer

Uma temporada bem abaixo de Sérgio Pérez. O mexicano em algumas provas não conseguia se classificar bem nos dias de sábado e na pista, estava deixando a desejar. Em Suzuka, por exemplo, foi punido por batidas em outros pilotos até que a Red Bull decidiu retirá-lo da prova.

O domínio de Verstappen ainda colocou mais pressão nesta temporada. As declarações de Helmut Marko também não o ajudaram.

Por conta disso, viu Lewis Hamilton se aproximar no campeonato de pilotos e brigar pelo vice. Mas com o abandono do britânico, ele poderia abrir vantagem. No entanto, o limite na pista era algo que estava fazendo os pilotos errarem.

E isso aconteceu com o piloto da Red Bull, após quatro vezes exceder o limite, ele recebeu uma punição de cinco segundos. Se não bastasse, mais uma punição. Excedeu novamente e teve mais uma penalidade de cinco segundos.

Mesmo com contrato renovado, Pérez tem sua vaga em risco para a temporada de 2024. Seu engenheiro o avisou sobre o caso pelo rádio e disse que isso prejudica a equipe como um todo. E pela terceira vez, mais uma punição por excesso de limites. Ao todo, foram 15 segundos de penalidade em Doha. Ele terminou em décimo lugar.

Chuva de penalidades

Mas não foi apenas Sérgio Pérez que recebeu punições. Albon, Gasly e Stroll foram outros pilotos que receberam punições por excederem os limites da pista.

Alonso erra e vai para a areia

Fernando Alonso era outro que poderia entrar na briga pelo vice-campeonato. O bicampeão mundial estava com pneus de apenas seis voltas quando cometeu um erro. O espanhol foi para a areia e ficou fora da pista.

Para voltar, ele entrou numa pista secundária e quase bateu em Charles Leclerc. Mesmo assim, o piloto da Aston Martin terminou na sexta colocação.

Sargent abandona

Logan Sargent é outro piloto com o emprego em risco. O rookie da Williams coleciona batidas e não classificações. Pelo rádio ele avisou que não estava se sentindo bem. Como resposta, a equipe disse para ele voltar a garagem para ser cuidado.

As altas temperaturas e o fato dele não se hidratar durante as provas, podem ter sido as causadoras do mal estar.

McLarens excelentes nesta segunda parte da temporada

A temporada da McLaren no início não era a das melhores. Zack Brown, chefe da equipe, já tinha avisado que as atualizações iriam melhorar o desempenho. E isso aconteceu, Norris e Piastri passaram a chegar perto do pelotão inicial e garantir pódios.

Na sprint do Catar teve vitória do novato da categoria Oscar Piastri. Norris conquistava boas segundas colocações. Entretanto, o clima na equipe também pode não ser dos melhores. O engenheiro de Lando Norris disse para manter as posições que era Piastri em terceiro e Norris em quarto.

Ele não concordou mas também não atacou seu companheiro de equipe. A pressão aumenta já que o britânico é uma das promessas a ser o futuro campeão de Fórmula 1 mas ainda não tem vitórias. Mesmo não contando muito, Piastri é um dos mais novos talentos e já subiu em primeiro lugar na sprint.

A McLaren colocou os dois pilotos no pódio em segundo e em terceiro. 

Vitória de Verstappen tranquila após o tricampeonato

Enquanto os pilotos lutavam pelas posições e recebendo penalidades, Verstappen seguia na liderança sem problemas. Dominante por toda temporada, ele mostrou o porquê está na melhor equipe atualmente, o melhor carro e o talento para se manter nesta posição.

A Red Bull novamente conquistou o campeonato de construtores devido ao excelente desempenho que eles tiveram em 2023. 

Agora a Fórmula 1 vai para Austin. A prova será no próximo domingo 22 às 16hrs pelo horário de Brasília.

Imagem: Divulgação

https://horadogolesportes.com/

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Um comentário em “Com tri, Verstappen vence o Grande Prêmio do Catar

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Hora do Gol Esportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading