Verstappen vence em Suzuka

Verstappen vence em Suzuka

A vitória de Max Verstappen no Japão fez com que a temporada da Fórmula 1 voltasse ao normal do que tivemos de nos acostumar. O piloto número um da Red Bull foi dominante nos treinos e principalmente, na corrida da qual venceu.

A equipe conquistou seu sexto título de construtores apenas com a pontuação de Verstappen já que Pérez teve mais um fim de semana difícil e abandonou a prova. O ponto alto foi os dois pilotos da McLaren no pódio.

Norris terminou e Piastri em terceiro. Esse foi o primeiro pódio do piloto australiano que faz a sua estreia em 2023.

McLarens em busca de Verstappen

Verstappen teria os dois pilotos da McLaren atrás em busca da sua liderança. Piastri que largou em segundo foi com tudo contra o bicampeão mundial que precisou se defender. Mas com isso, Norris tentou se aproveitar e colocar pressão.

O piloto número 1 da Red Bull conseguiu se livrar e manteve o primeiro lugar. A briga das Ferraris fez com que Pérez fosse jogado para cima de Hamilton. O heptacampeão mundial chegou a sair um pouco da pista. Já o mexicano precisou trocar a sua sa.

Outra briga entre pilotos de equipe foi contra Tsunoda e Lawson. O dono da casa que largou em nono lugar perdeu posições para seu companheiro de AlphaTauri que começou em décimo primeiro.

Briga de companheiros de equipes e safety car na pista

Um choque entre Ocon e Bottas causou destroços na pista, Zhou foi prejudicado também e teve seu carro avariado. O safety car precisou ir para a pista. Os dois pilotos da Alfa Romeo tiveram que ir aos boxes.

Os mecânicos que estavam cuidando do carro de Bottas erraram os pneus e fizeram com que o finlandês demorasse a sair do pit lane.

Relargada sem sustos desta vez

Com a saída do safety car, Verstappen deu a relargada, mas sem sustos desta vez. Norris e Piastri não conseguiram fazer pressão contra ele. Sargent que não tem uma boa temporada e é o único piloto sem contrato para 2024, tocou em Bottas. 

Pelo rádio, Bottas reclamou porque saiu da pista em um carro que já não está 100%. Outra briga entre equipes ficou entre Russell e Hamilton, o britânico chegou a ultrapassar o heptacampeão mas logo em seguida perdeu a posição conquistada.

FIA distribui punições

O toque de Logan Sargent ocasionou o abandono de Bottas e uma punição de 5 segundos. O norte-americano já havia levado punição de 10 segundos porque bateu no Q1 e a Williams teve que reconstruir o seu carro. 

Pérez foi outro punido por ter ultrapassado alguns carros quando o safety car estava na pista. Isso é proibido e o piloto da Red Bull levou 5 segundos de penalidade.

Pérez mais uma vez envolvido em confusão no Japão

Sérgio Pérez teria que escalar o grid para tentar pontuação e até mesmo um pódio. Mas ele parecia não querer ajudar. Ao tentar ultrapassar Magnussen, ele erra e toca, fazendo com que o piloto da Haas perdesse partes de seu carro.

O carro de Pérez também sai prejudicado, mais uma vez, teve que trocar a asa e ele novamente ultrapassou a linha de safety car que já estava na pista. A FIA avisou que estava investigados os casos e a Red Bull mandou o mexicano voltar ao box e abandonar a corrida. 

Degradação de pneus obriga a mudanças de estratégias

Já se esperava uma alta degradação de pneus pelas temperaturas previstas no Grande Prêmio de Suzuka. E essa expectativa foi além. Quem foi de macios usou pouco. Até quem saiu de médios foi para os box em menos de 20 voltas.

Isso mudava a estratégia de algumas equipes e o desempenho de alguns pilotos. 

Mercedes revivendo 2016

E mais uma disputa de posição entre os pilotos da Mercedes. Hamilton errou em uma curva e Russell chegou perto e o passou na pista. O britânico reconquistou a posição mas jogou Russell para fora e acabou indo junto com ele.

Pelo rádio, Russell questiona se a briga deles eram contra os demais pilotos ou entre eles. A equipe chama Hamilton para a troca de pneus mesmo anteriormente tendo relatado que tudo estava ok. A FIA decidiu não investigar o caso.

Stroll teve problemas em seu carro e foi mais um abandonado em Suzuka. Alonso não foi páreo para Hamilton que o ultrapassou e na sequência fez Ocon de vítima voltando ao sétimo lugar. Sargent e Albon foram outros pilotos que não terminaram a prova.

Piastri deixa Norris passar e Verstappen segue na liderança

Lando Norris tinha trocado seus pneus um pouco depois que Oscar Piastri. Pelo rádio ele já havia dado indícios de querer fazer a ultrapassagem pois tinha o carro mais rápido.

A McLaren logo comunicou ao australiano que em seguida deixou seu companheiro assumir a sua segunda colocação.

Pérez de castigo?

Mesmo abandonando a prova no Japão, Pérez voltou ao carro na garagem. Muitos acharam que o mexicano voltaria para a pista. No entanto, ele ficou cerca de 10 minutos dentro do carro parado.

Mas os mecânicos começaram a se movimentar, os pneus macios foram colocados e o piloto voltou para a prova. Porém, não demorou muito e a equipe o mandou retornar para a garagem.

A resposta foi que Pérez retornou à pista para apenas cumprir a punição que estava devendo de 5 segundos.

E o Verstappen?

Bom, o atual bicampeão mundial seguia sem qualquer ameaça rumo a mais uma vitória após um final de semana atípico para ele e para a Red Bull em Singapura. Verstappen havia prometido colocar mais de 20 segundos de diferença entre o segundo colocado.

Porém ele não cumpriu. A diferença entre Norris foi de apenas… 19 segundos!

Estratégia de Russell falha

Em uma corrida toda pensada em estratégia e até mudanças de plano do A para B parece não ter dado certo para George Russell. Leclerc o ultrapassou sem muita dificuldade, assim como Piastri. Hamilton se aproximou rápido mas aparentemente seu companheiro de equipe não iria ceder.

Lewis avisou a equipe que pediu a troca de posição a Russell. O britânico resistiu um pouco mas deu a posição. Porém, em seguida pediu DRS para tentar se proteger de Sainz. Hamilton até tentou, mas o espanhol foi mais rápido.

O saldo dessa corrida para a Mercedes talvez seja de aparar as arestas porque o nível de estresse entre os pilotos parece ter ficado grande. O chefe da equipe, Toto Wolff não estava presente pois precisou fazer uma cirurgia.

Max Verstappen garante o título da Red Bull com a vitória

Com a vitória de Verstappen, a Red Bull chegou a pontuação que nenhuma outra equipe poderia alcançar. Além disso, o holandês precisa de apenas três pontos para se sagrar tricampeão mundial no Qatar. 

Muito provavelmente ele já será campeão na corrida, já que na próxima prova terá corrida sprint.

A próxima corrida será o Grande Prêmio do Qatar no dia 08 de Outubro às 14h pelo horário de Brasília. https://horadogolesportes.com/brock-purdy-de-mr-irrelevant-a-uma-promessa-da-nfl/

Imagem: Divulgação

Hora do Gol Esportes

Criado, gerenciado e escrito pela jornalista e socióloga Melissa Barbosa, o Hora do Gol Esportes é um portal que fala sobre os esportes do Brasil e do mundo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Hora do Gol Esportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading